Candidato deficiente aprovado em primeiro lugar é ignorado na convocação
Um candidato aprovado em primeiro lugar no concurso do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV/SP) teve seu nome ignorado na convocação para o cargo de médico veterinário. O Conselho pulou o nome de João Paulo Fernandes Buosi e chamou o segundo colocado no concurso.
Agora, o Conselho acatou recomendação expedida pelo Ministério Público Federal em Jales (SP) e vai convocar o primeiro colocado para se submeter ao exame médico que atestará se ele possui ou não os requisitos necessários para o cargo.
Segundo nota publicada na página do MPF, a alegação do Conselho era de que João Paulo Fernandes Buosi não havia preenchido os requisitos para o cargo. No entanto, na recomendação, o procurador da República Thiago Lacerda Nobre ressaltou que o candidato não passou por qualquer exame complementar que apontasse inaptidão para o cargo.
Os direitos dos portadores de deficiência física devem ser respeitados. O candidato foi devidamente aprovado no concurso público e, a princípio, não havia motivo para ignorar isso”, afirmou o procurador.
Fonte: Jus Brasil (14/04/2010)
Veja também nesse blog:
Deficientes brigam por vagas em concursos públicos
Os direitos das pessoas com deficiência em concursos públicos
Defensoria Pública garante participação de deficiente físico em concurso
Formas de convocação em concursos públicos para pessoas com deficiência
Tribunal garante posse de deficiente visual em concurso público
Acesse aqui veja outras matérias sobre concurso público e a pessoa com deficiência.
Isto é um caso de policia!
E discriminação pura.
Será que não existe no Brasil nenhum órgão que defenda este cidadão?
Vergonhoso.
Fica bem.
Com certeza, Eduardo!
Acredito que quando viram na ficha de inscrição desse candidato a palavra "deficiente" , o eliminaram sem mesmo ele ter passado pelo exame médico. Quanta discriminação desse conselho, hein?
Parabéns ao João Paulo! Passou em primeiro lugar, é merecedor de aplausos e não de discriminação.
Obrigada pelo comentário, Eduardo!
Vera o Mensageiros da inclusao é somente para deficientes ou pode ser tbm para quem nao é deficiente
Olá Cristiana!
Mensageiros da Inclusão é um movimento que luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Eles têm um site, onde qualquer pessoa pode participar, seja ela com ou sem deficiência.
Você pode se inscrever nesse endereço: http://mensageirosdainclusao.ning.com/
Abraços e obrigada pela visita!
Oi Vera obrigada por esclarecer algumas duvidas minhas sobre esse assunto q é tao novo pra mim,e que sou ainda muito desinformada. Mas ainda nao consegui me aproximar daquela pessoa q ti falei anteriormente,as vezes ele me parece tao inacessivel,que acabo nao sabendo como fazer para termos algum tipo d dialogo,ate porque nos vemos somente nas aulas d nataçao e tem professores e alunos td perto,ele entra logo apos a aula da mh filha e ficamos somente nos olhares mesmo,se tiveres alguma dica para m dar,agradeço. Um abraço Cris
Olá Cris!
Você tem email? Caso não queira enviar, por questão de segurança, envie um email para deficienteciente@yahoo.com.br, dessa maneira posso escrever para você.
Fico aguardando.
Abraços!
Isso mostra o quanto a Lei defendendo os portadores de deficiência é essencial: se um órgão público, ligado à saúde, discrimina, quem dirá o setor privado!