Adaptação veicular para pessoa com deficiência pode custar até R$ 20 mil
Para dirigir, as pessoas com deficiência precisam de carros especiais, adaptados para o seu tipo de deficiência.
De um modo geral, como explica a diretora-geral da Cavenaghi, Mônica Cavenaghi, qualquer veículo pode ser adaptado para as pessoas com deficiência que vão conduzir o veículo, já para as que serão conduzidas, existem algumas restrições específicas quanto ao tipo de condução que será realizada.
Em média, para pessoas com paraplegia, tipo de deficiência em que a adaptação é feita em série, o custo da modificação varia entre R$ 800 e R$ 5 mil.
Segundo Mônica, o valor da adaptação pode chegar a R$ 20 mil. “Como um caso em que a condutora do veículo havia nascido com uma má formação e por isso, precisava dirigir o automóvel com os pés. Neste caso, é uma adaptação feita especialmente para este tipo de deficiência”, explica.
Aprenda como obter sua carteira de habilitação especial
Burocracia o grande desafio para comprar um carro com isenção de impostos
Direitos e Isenções de Impostos para pessoas com deficiência na Aquisição de Veículos
No caso dos deficientes auditivos, que também podem conduzir um automóvel normalmente, Mônica explica que não há adaptações que precisam ser feitas, apenas o uso de uma placa especial, que fica ao lado da placa oficial do veículo, sinalizando que se trata de uma pessoa que possui esse tipo de deficiência.
Manutenção e venda
De acordo com a diretora, a manutenção de carros adaptados pode ser feita normalmente. “Os cuidados devem ser os mesmo que com um veículo sem adaptação”, conta.
Segundo Mônica, as adaptações permitem que até pessoas sem deficiência possam manusear o veículo. “Se o motorista precisar de um manobrista, como nos casos de estacionamento, o veículo poderá ser conduzido normalmente pela pessoa sem deficiência”, explica.
A diretora-geral também explica que as adaptações não tiram a originalidade do veículo. “Quando a pessoa for vender o veículo, a adaptação pode ser retirada, assim como fazemos com os acessórios. Dessa forma, o veículo poderá ser vendido normalmente como qualquer outro veículo usado”, afirma.
Fonte: http://www.infomoney.com.br/
Nao compro mais nada na Cavenaghi, comprei uma vez um acelerador e freio manuais, o tal “importado” por 2 mil, e quando fui trocar de carro tive a surpresa de que para colocar em outro carro modelo diferente iria custar R$ 1600,00. Resultado, coloquei em outra empresa um outro modelo novo por 700,00 reais, e a adaptacao da cavenaghi está escostada na minha casa a 1 ano. Aliás, se alguém for adaptar um meriva, eu vendo essa adaptacao da cavenaghi por 200 reais, e serao mais 200,00 pra instalar, mas só é barato pra instalar se for no meriva, se for outro carro diferente serao 1600,00, e aí nao compensa. a cavenaghi levou 3 dias pra istalar essa adaptacao americana, e a outra empresa, que se chama Speedtech instalou em 3 horas e ficou perfeito, tenho a 1 ano e nunca deu problema.
Vera, por favor, em referência à adaptação: na isenção do IPVA, é necessário ter o pomo no volante caso esteja no laudo médico? É necessário instalar e ter a nota fiscal para anexar aos documentos do requerimento ou não? Tenho esta dúvida, já que comprar um pomo giratório por conta sai por R$ 35. Já a instalação e o serviço fica em torno de R$ 280,00 nas lojas autorizadas. Assim, por exemplo, se for exigida a Nota de serviços sobre a Adaptação do Veículo, temos que seguir a opção da compra e instalação pelos especialistas. Abraços, Paulo
Paulo,
Quando comprei meu carro pela primeira vez, comprei o pomo e meu irmão instalou. Realmente numa loja especializada sai muito caro.
No caso do IPVA o documentação que deve ser anexado é o laudo, onde o médico perito registrou as adaptações que você necessita.
Abraços,
Tks. Vou partir para o pomo próprio e solicitar a instalação para algum amigo. Infelizmente querem tirar “$$$” do PNE de todos os lados. Tenho uma nota de venda do pomo que já o suficiente para apresentar para a isenção do IPVA. Abraços.
Ela não serve para filder gostaria de adapta _la freio e acelerador
Tenho que instalar um pomo giratório. Há necessidade de inspecao do INMETRO, após a colocacao do pomo? Há necessidade de que esta “adaptacao” conste no no CRLV?
Galera, por favor me ajudem. Eu tinha uma Uno 2002 e troquei por uma Palio Weekend (99/00), na Uno instalei uma adaptação mecânica que apesar de alguns problemas atendeu bem as minhas necessidades. A minha adaptação tem uma alavanca para freio, uma para embreagem. Nessa alavanca de embreagem instalei uma manete dessas de freio de bicicleta para acionar um cabo de aço que movimenta o pedal do acelerador. Claro que perdi um pouco da aceleração, já que a manete não consegue afundar o acelerador até o máximo. Isso na Uno não me trouxe problemas pois conseguia alcançar boa velocidade e o carro desempenhava bem. Na Weekend não está funcionando a contento, a manete não aciona o suficiente e o carro não desenvolve, Pra se ter uma ideia não consigo nem atingir velocidade e rotação pra passar a quarta marcha.
Moro no Rio de Janeiro, em Nova Iguaçu, faço faculdade à noite e sem o carro não tenho nem como continuar a faculdade. Estou a procura de alguma oficina especializada que me possa orientar numa opção para minha adaptação. Não gosto da eletrônica, ela nos coloca a mercê da sorte, se enguiçar não temos o que fazer e isso é muito difícil para nós deficientes. Por favor se alguém puder me ajudar, agradeço.
Acho que não temos tantos direitos assim, como dizem !!!
Prioritariamente, não era para ser cobrado essa taxa de (Confeccionar as peças + Taxas de Inmetro + 02 vistoriais no Detran).
O deficiente, como já diz o nome, mesmo associado a um clube de Deficientes ele cobram na cara dura um valor absurdo para fazer uma simples adaptação em seu veículo.
Acho um absurdo, não temos apoio nem deles que são nossos semelhantes deficientes, só pensam no dinheiro, e ajuda que é bom não temos.
Aqui em PE, estão cobrando R$ 900 para adaptação, colocar 2 caninhos e uma corda, pronto, ta feito a adaptação.
É uma vergonha o que fazem com o deficiente no Brasil, pois não temos apoio de nada, e o deficiente não tiver seu trabalho ou uma família com um poder aquisitivo melhor, ele não resolver seus problemas, na aquisição de veículo, pior ainda.
SEM APOIO NESSE BRASIL, E AS ASSOCIAÇÕES MONTAM OFICINAS E NÃO AJUDAM OS DEFICIENTES, COBRAM E COBRAM MUITO CARO PARA FAZER SUA ADAPTAÇÃO NO SEU VEÍCULO.
É COMPLICADO.
Boa tarde. Gostaria de saber se posso vender meu veiculo que tem um pedal de acelerador do lado esquerdo, ou seja, adaptado, sem a necessidade de retirar esse pedal. Devo informar que a referida adaptação não retirou o pedal de acelerador normal. Ele apenas abaixa o pedal adaptado e quando outra pessoa que não necessita do mesmo for usar o carro, ele apenas levanta o outro pedal, que fica praticamente invisivel. Posso vender para qualquer pessoa sem retirar o pedal?
Existe alguma empresa que faça adaptação com banco giratório no carro no RJ. Se sim quais.