Após cirurgia, menina irlandesa que tem paralisia cerebral dá seus primeiros passos
Caro leitor,
A matéria abaixo foi extraída da Revista Crescer.
Família de irlandesa de 5 anos arrecadou R$ 188 mil para ver sua filha andar
A menina irlandesa, 5 anos, passou a maior parte de sua vida sentada em uma cadeira de rodas ou usando muletas devido a uma diplegia espástica – paralisia cerebral que afeta os membros inferiores.
Mas em março deste ano, a menina de Dublin mudou a sua história após passar por uma cirurgia pioneira em Bristol, na Inglaterra.
Depois de uma campanha incansável para arrecadar as 60 mil libras (cerca de R$ 188 mil) necessárias para a difícil operação, os pais de Niamh, Tom e Dierdre, disseram estar muito satisfeitos com o progresso da filha.
Menina com paralisia cerebral sonha em poder dançar como a sua irmã gêmea
Depois de cirurgia na perna, menina de 5 anos vai caminhando à escola pela primeira vez
Depois de cirurgia pioneira, menina que tinha paralisia cerebral realiza sonho de dançar
“Tudo correu muito bem durante a cirurgia. Já faz três meses que Niahm passou pela operação e, apesar dela detestar as sessões de fisioterapia, sabemos que há um longo caminho pela frente”, disse Tom.
O pai da menina contou que, para facilitar o trabalho dos médicos, a família enfeitou toda a casa e os equipamentos de exercício da filha que passa por duas sessões de fisioterapia por dia – uma hora pela manhã e outra à noite.
Na esteira, Niahm exercita os quadris e a área pélvica, além de treinar o equilíbrio. Assim, ela conseguiu, para a alegria de sua família, dar os primeiros passos com a ajuda de um andador em volta de casa há quatro semanas.
Nos últimos dias, a menina que antes não conseguia sequer ficar em pé sozinha, se apoiou com os dois pés no chão sem cair. “Eu quase chorei quando a vi”, contou Tom.
QUANDO VI ESTA GAROTINHA, MEUS OLHOS BRILHARAM DE LÁGRIMAS TENHO UM FILHO DE 5 ANOS COM PARALISIA CELEBRAL DEVIDO A PREMATURIDADE EXTREMA COM 985 GRS AO NASCER, MAS GRACAS A DEUS É MUITO INTELIGENTE, FALA DE TUDO, ADOREI FAZER PARTE DA FAMILIA DEFICIENTE CIENTE, ABRAÇO.
Parabéns pela sua garotinha, Isabel!
Desejamos muitas felicidades!
Boa tarde, gostaria de ter mais informaçòes sobre este tipo de cirurgia que a menina fez. Minha filha também tem paralisia cerebral e gostaria de saber se é possível para a minha filha.
Obrigada, aguardo retorno da resposta
Graziella,
A cirurgia foi realizada em Bristol, Inglaterra. Infelizmente não temos mais informações.
Meu nome é Camila. Minha filha que tem PC diplégica passou por essa cirurgia nos Estados Unidos. Está ótima!! Foi em julho de 2009. Procurar no google Rizotomia Dorsal Seletiva St Louis Children’s Hospital, Dr. Park. Eu tenho um grupo no facebook : paralisia cerebral Rizotomia seletiva Brasil. Se alguém tiver interesse pode entrar contato.
OI GENTEE! TAMBÉM SOU DEFICIENTE, TENHO DIPLEGIA ESPÁSTICA FIZ A CIRURGIA COM 7 ANOS, HOJE TENHO 16 E ESTOU ÓTIMA!!
Que bacana, Vanessa!!
Oi, meu nome é anne e eu gostaria de saber se posso viajar sozinha de um estado para outro sem a autorização dos meus pais. Tenho 17 anos e apenas preciso de muletas pra me locomover. Existe alguma lei que me impeça?
Obrigada.
Olá Anne,
Entre em contato com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficência do seu Estado. Em São Paulo o link é:
http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/
Abraços.