Deficientes encontram dificuldades para tirar CNH para ônibus e caminhões
Apenas 25 autoescolas em todos o estado de São Paulo estão preparadas para receber essas pessoas em automóveis de passeio. Já para habilitação de ônibus e caminhões, não há nenhuma habilitada.
Fonte: Globo Vídeos (26/04/2010)
Veja também nesse blog:
Autoescolas não formam deficientes em categorias profissionais
Autoescolas devem disponibilizar veículos adaptados para alunos com deficiência
Deficientes podem adaptar veículos nas categorias C, D e E
Aprenda como obter sua carteira de habilitação especial
Em Belo Horizonte não tive dificuldades em achar uma auto-escola com carros adaptados porque fiz o ensino médio inteiro em uma rua que tem uma auto-escola assim, fora lá procurei outras e foi difícil também. Quanto a categoria D, creio que se pessoas começarem a trabalhar em empresas de ônibus(se chegarem lá), por exemplo, existirá algum tipo de preconceito.
Olá,
No Paraná, fui responsável por instalar o primeiro veículo adaptado para atender candidatos especiais em Auto Escola (mais ou menos 15 anos atrás). Os proprietários julgavam que seria perda de dinheiro e de tempo adaptar um veículo para deixar exclusivamente para tal finalidade. Firmamos convênio com a ADFP (ASSOCIAÇÃO DOS DEFICIENTES FÍSICOS DO PARANÁ) e o negócio foi tão bom que outras empresas seguiram o exemplo. Fui, portanto, o primeiro instrutor prático de direção a dar aula em Curitiba/Pr., em carro equipado com inúmeras adaptações para atender diversas necessidades, foi então que descobri que deficientes no trânsito, são os deficientes de educação! E para aqueles que estão pensando em adaptar veículos (leves ou pesados), em sua empresa, deixo minha experiência: VALE A PENA!
Beijos,
Erico.
Olá Erico … Eu moro no Paraná também .. Sou amputado (MIE) e gostaria de saber como eu faço para adicionar a categoria E na minha habilitação (para caminhão automatico) pois em maringá não há auto escolas com caminhão automático…. Desde já agradeço
Olá gostaria de saber se vc tem ônibus automático pra mim se formar na categoria d? Porque tenho uma deficiência na mão direita desde já agradeço muito obrigado
Amigo eu sou de Belo Horizonte me chamo Ronaldo, também estou com esta dificuldade, para carro consegui na auto escola Pará de Minas mas tenho que tira a habilkitação em onibus automatico e não consigo em lugar nenhum, tambem tenho defeito na mão direita acidente de transito, e o detran MG rebaixou a minha CNH para “b” COM CARRO AUTOMATICO
Bom dia,
Tenho carteira B a 20 anos sou deficiente e estou tentando tirar CNH profissional E porém não encontro auto escola no PR que realize o processo por não ter ônibus adptado, conhece alguma ?
Olá Jeremy!
Que bom que você não teve dificuldades em encontrar autoescolas com carros adaptados.
A categoria D, como você pode perceber, está muito complicada. O pessoal precisa ter um pouco mais de boa vontade.
Abraços!
Que bacana sua experiência, Érico!! Parabéns!!
Que sua experiência sirva de exemplo para tantas empresas que estão resistindo quanto adaptação desses veículos.
Beijos,
Vera
ESTOU AGUARDANDO DESDE AGOSTO AGENDAMENTO DO EXAME ESPECIAL NO DETRAN DE CURITIBA, ISTO SIM É ACESSIBILIDADE.
Isso é um grande desrespeito e preconceito, Orama! Denuncie a algum órgão de defesa do consumidor. Também tive sérios problemas para obter minha carteira de habilitação.
Com a quantidade de ônibus novos com câmbio automático não seria difícil adaptar para um motorista deficiente conduzir. Quanto ao que o Jeremy falou sobre preconceito, se houvesse algum incentivo fiscal por parte do poder público tal barreira seria rapidamente superada pelos empresários. Talvez alguns passageiros no início pudessem achar um pouco estranho ver, por exemplo, um cadeirante dirigindo um ônibus, mas logo se acostumariam e até acabariam passando a apoiar a iniciativa.
Aqui na zona sul de São Paulo tem uma empresa de transportes urbanos, no momento está contratando 5 pessoas com deficiência física para exercer a função de motorista urbano, achei interessante a atitude a empresa.
Qual empresa?
Prezados sou deficiente fisico e em 2009 consegui tirar minha CNH especial, porém a mesma só poderia tirar com a categoria B ou AB, no entanto com a inclusão de defientes em diversos ramos de atividade, estou a procura de conseguir adicionar a cateria AD ou apenas a D para que eu possa trabalhar como taxista, para tanto é necessário ter a cnh categoria D, o maior problema do deficiente nesse caso é conseguir um centro de formação ou uma Auto Escola com veiculo adaptado ou com transmissão automática para fazer as aulas práticas.
Enfim vocês podem me ajudar indicando uma auto escola que tenha os requisitos acima e assim conseguir, não essa proeza, mais sim o meu direito ao trabalho seja ele qual for, mas no meu caso seria para trabalhar como taxista e assim me manter incluido na sociedade de forma a trabalhar e a servir outrem.
Marcos Mauricio voce é de que cidade, sou do contato acima rosenanbilibio@yahoo.com.br e gostaria de saber onde voce conseguiu a habilitação, pois no rio grande do sul as coisas são dificieis para cadeirantes, o povo gaucho é ignorante atá para isso, povo de cuurtura fraca, por isso não conseguem mais terem pessoas gauchas no palacio do planalto, a fama de gaucho não é boa.
Não sei se é culpa do detran gaucho ou das pessoas que atendem no detran, talvesz seja das pessoas que somente darão valor ao cadeirante conseguir uma habilitação quando acontecer com eles ou da familia deles, aí vai doer na alma.
QUAL O DETRAN DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL QUE RENOVA A CARTEIRA DE MOTORISTA PARA CADEIRANTES, POIS O DETRAM DE SANTA MARIA NÃO TEM PODER PRA NADA, SÃO MUITO IGNORANTES, TRATAM CADEIRANTES COMO ANIMAIS, NEM PARECE QUE É A FAMOSA CIDADE CULTURA OU CUURRTURA, UMA BOSTA DE PESSOAS DE MERDA, QUE BOSTA DE DETRAM, NÃO TENHO NEM UM POUCO DE ORGULHO DE SER NASCISO AÍ, NESTA CIDADE.
Sou Fábio gerente nacional da empresa Guidosimplex no Brasil, e tenho que concordar com todos vocês que não está sendo fácil adaptar os micro ônibus e caminhões para disponibilizar ao público com alguma deficiência física, pois as auto escolas dizem que é prejuízo para elas.