Emdec multa 72 por uso irregular de vaga especial
Credencial garante acesso a estacionamento exclusivo
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) multou, em apenas 25 dias, 72 motoristas que não respeitaram as vagas de idosos e de pessoas com deficiência. A fiscalização começou no dia 5 de abril.
A autarquia multou 42 motoristas que pararam nas vagas destinadas aos maiores de 60 anos de idade e outros 30 nos locais destinados aos deficientes. Desde o mês passado, a área central da cidade foi demarcada com 105 vagas especiais. Até o final de junho, este número aumentará para 200.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o desrespeito às vagas exclusivas é considerado infração leve, com três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 53,20.
Até o momento, 11.211 pessoas já se cadastraram para o uso das vagas exclusivas, sendo 9.861 idosos e 1.350 pessoas com deficiência. Como o cadastro demora uma semana para ficar pronto, apenas 6,6 mil credenciais foram entregues.
Ontem, agentes de trânsito realizaram abordagem educativa próximo à Prefeitura. Os motoristas foram convidados a colar o adesivo “Eu respeito” nos carros. Junto com a sensibilização para o respeito às vagas exclusivas, a Emdec uniu-se à seguradora Porto Seguro para levar às ruas a campanha “Seja gentil no trânsito, que o trânsito retribui”. A proposta defendida é que todos devem se colocar no lugar do outro, para estabelecer relações mais humanas no trânsito.
O cadastramento para as vagas exclusivas pode ser feito pelo site da Emdec, no endereço http://www.emdec.com.br/. Para usar as vagas é obrigatória a apresentação da credencial (modelo abaixo) no painel do carro. Os idosos ou deficientes que forem flagrados utilizando a vaga sem a credencial, estão sujeitos à multa.
Fonte: Correio Popular de Campinas (08/05/2010)
Veja também nesse blog:
Bradesco: desrespeito às vagas de estacionamento de pessoas com deficiência
Emdec vai multar em locais privados
Câmera grava briga por vaga em estacionamento no RS
Mais um flagrante
Parar em vaga preferencial dá multa
Motoristas desrespeitam vagas especiais em todo o país
Saiba se o brasileiro é um bom cidadão
Parabéns aos agentes de trânsito da empresa EMDEC!
Se o valor da multa fosse maior, seria melhor ainda…
Vera,
Infelizmente, os órgãos competentes devem atuar autuando, pois, uma parcela da população só funciona assim!
Beijos,
Você tem toda razão, Erico! Só funciona assim mesmo.
Beijos,
SINTO INFORMA-LA Q O INTERESSE DA EMDEC É SÓ NO NUMERO APRESENTADO, NAO NA QUALIDADE DE SERVIÇO, SOU DEFICIENTE, MEU CARRO ESTAVA SINALIZADO, E FUI MULTADA….QUAL SERIA A FINALIDADE ADMINISTRATIVA DA MULTA? SE SOU DEFICIENTE SE MEU CARRO ESTA SINALIZADO!!! NAO SE DEIXEM ENGANAR!!! POR NUMEROS FALSOS.
Mesmo você possuindo a credencial? Porque agora é obrigatório a apresentação da credencial no painel do carro. Aquele selo antigo não tem mais validade.
Se você foi multada mesmo possuindo a credencial, deve procurar seus direitos. É um absurdo!
só uma pergunta se não tem a credencial ?
não é deficiente ?
muita gente anda de muletas e não tem credencial .
se vc não tem credencial e nescessita de muletas para se mover de um lugar a outro.
não pode parar em vaga preferencial?
isso pode gerar danos morais?
ou até mesmo constrangimento em algum shoping
afina a maior prova de ser deficiente é visual alem do laudo médico
A meu ver, não há problema nenhum em relação a fazer o cadastramento para obter a credencial, mas o problema está na falta de fiscalização e multas que a prefeitura de cada cidade deveria aplicar.