Esporte AdaptadoInclusãoVera - Artigos

Mídia Televisiva e o preconceito em relação aos Jogos Paralímpicos

Compartilhe:
Pin Share

Imagem dos atletas paralímpicos brasileirosPor Vera Garcia

Caro leitor,

Considerando que o esporte é um evento que proporciona a inclusão social e onde há um grande número de participantes e simpatizantes em todo mundo; considerando que a mídia televisiva é um veículo maciço e influente de comunicação de massa; considerando que a  TV Aberta cobriu em tempo real os jogos Olímpicos com acompanhamento e torcida de todos os brasileiros, e considerando que no artigo 5º da Constituição Federal diz que: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”, venho manifestar minha indignação pela discriminação das TVs Abertas em relação aos atletas paralímpicos brasileiros.

Enquanto nos Jogos Olímpicos houve cobertura em tempo real pela mídia televisiva, nos Jogos  Paralímpicos há somente boletins de menos de 10 minutos de uma única emissora de TV aberta. A Rede Record que se orgulhou  de ter realizado 165 horas de transmissões dos Jogos Olímpicos deixou bem claro que não tinha nenhum interesse nas transmissões dos Jogos Paralímpicos. A Rede Globo por sua vez, demagogicamente disse que faria uma “ampla cobertura”. Ampla cobertura significa mostrar vídeo tapes diários de menos de 10 minutos sobre os jogos paralímpicos? Vergonhoso! Nos jogos Olímpicos de 2016 foi confirmado que a Rede Record e a Rede Globo dividirão a transmissão com a Band. Enquanto os Jogos Paralímpicos, ninguém comenta sobre o assunto. Na abertura dos Jogos Olímpicos a presidente Dilma Rousseff esteve presente para prestigiar os atletas sem deficiência.

Nossos atletas paralímpicos são brasileiros e cidadãos tanto quanto os atletas olímpicos. E merecem nosso respeito e admiração.  A Paralímpiada é um grande momento para mostrar a sociedade que a performance de um atleta com deficiência é igual ou até melhor que um atleta sem deficiência, haja vista o número de medalhas e os recordes que esses corajosos atletas  conquistam a cada Paralímpiada (ver abaixo quadro de medalhas).  Portanto não há motivo para o mercado empresarial e a mídia não investirem nesse tipo de jogos. Além do que, essa  poderia ser uma grande oportunidade para uma emissora de TV mostrar sua preocupação e compromisso com a inclusão de pessoas com deficiência. Isso é responsabilidade social!  Contudo, contraditoriamente, preferem continuar com seus discursos demagógicos e assistencialistas a incluir esses cidadãos na sociedade.

Estou perplexa com tamanha discriminação. A inclusão não é algo que se fala, mas algo que se vive. É considerar a existência do outro. É acreditar que todos têm direito de participar ativamente da sociedade.

Mais uma vez a mídia televisiva expressa descaradamente seu preconceito e discriminação em relação aos atletas com deficiência.

Chega de tanta demagogia e preconceito!

Veja alguns links sobre a cobertura dos jogos olímpicos pelos canais abertos e a disputa por esses jogos em 2020. Apenas alguns exemplos:

http://rederecord.r7.com/londres-2012/noticias/confira-a-programacao-completa-desta-segunda-6-de-olimpiadas-na-record/

http://rederecord.r7.com/londres-2012/noticias/globo-escala-estrelas-para-tentar-rivalizar-com-olimpiadas-de-londres/

http://www.odiario.com/blogs/tvtudo/2012/07/28/record-fica-em-2o-lugar-com-abertura-das-olimpiadas-ana-paula-padrao-comete-gafe/

http://mauriciostycer.blogosfera.uol.com.br/2012/08/13/record-faz-bom-trabalho-nos-jogos-mas-perde-o-foco-por-causa-do-ibope/

http://www.portaluhtv.com/2012/08/olimpiada-2020-record-deve-oferecer-us.html

Quadro de Medalhas dos Jogos Olímpicos – 2008

Quadro de Medalhas - Jogos Olímpicos 2008

Quadro de Medalhas dos Jogos Paralímpicos- 2008

Quadro de Medalhas dos Jogos Paralímpicos
Quadro de Medalhas dos Jogos Paralímpicos
Compartilhe:
Pin Share

Vera Garcia

Paulista, pedagoga e blogueira. Amputada do membro superior direito devido a um acidente na infância.

21 comentários sobre “Mídia Televisiva e o preconceito em relação aos Jogos Paralímpicos

  • Isso mesmo Vera logo que iniciou os jogos postei que havia acesso a R7.com e a Globo.com e não encontrei nada, mas nada sobre o jogos.. Para ficar sabendo sobre o jogos e nos super atletas acesso o seu site que está de parabéns pela cobertura..

    Resposta
      • Boa noite! Estou triste por ver que os aleijados não somos iguais aos outros é coversa fiada a tal palavra inclusão. Só Deus p/nos fortalecer e não deixar que desanimamos esperei cm tanto entusiasmo p/ ver a abertura da paraolímpiadas e nada nenhuma emissora teve a bondade de mostrar pra gente poder assistir estou indignada . Mas creio somente na vida eterna Fe em Deus

        Resposta
        • Vera Garcia Obrigada por seu trabalho maravilhoso tenho certeza que os paratletas os verdadeiros heróis farão mais bonito que os olímpicos que ganharam muiiiiito dinheiro e pouquíssimas conquistas sou nadadora e dou o melhor dia mim vou além do limite e é assim que os para límpidos também fazem eles merecem e vamos torcerto por eles . Obrigada p/ espaço p/ um desabafo Vera

          Resposta
  • Olá, Vera. Lavou-me a alma seu texto, principalmente porque encaminhei algo parecido (lógico, sem a qualidade de seu artigo), endereçado à Rede Globo via canal SPORTV no Facebook, e não obtive, como era de se esperar, nenhuma resposta.
    Informei no campo próprio o endereço lógico de meu blog. Ao tempo em que a convido para uma visita, solicito sua autorização para reproduzir seu belo artigo. Desnecessário, mas importante, ressaltar que será dado o devido crédito. Fico no aguardo de um retorno seu, seja por resposta neste espaço ou, caso prefira, por e-mail. Grande abraço.

    Resposta
      • Em tdas as olimpiadas, sempre fiquei mt incomodada com este fato. A falta de interesse das emissoras causa-me perplexibilidade. Parabéns Vera! Você teve a iniciativa de gritar contra essa demagogia.Não tenho o dom das palavras e nem habilidades com a internet, de criar algum movimento para que nas próximas olimpiadas, seja dado, o devido e merecido, reconhecimento a esses ATLETAS que tanto exemplo e orgulho dão a tds nós brasileiros.Espero que desta sua atitude, lançando as sementes para a verdadeira inclusão desses CIDADÃOS BRASILEIROS, possa brotar e florescer em cada coração o mais rápido possivel. Quem sabe em 2016, possamos torcer para cada um deles em tempo real. Um abraço e um bj em seu coração.

        Resposta
  • Olha vamos se informar melhor pra não falar bobagem. A Globo transmitiu via Sportv 2 e Sportv 3 a paralímpiada na íntegra

    Resposta
    • Se você ler atentamente o texto notará que estou me referindo a TV Aberta e não a TV paga. Isto está bem claro no texto.

      Resposta
  • Olá, Vera! Você simplesmente disse tudo o que penso.

    Sou jornalista e irmã de deficiente. Tenho lutado contra issso aqui, na mídia local.

    Obrigada por ser a voz de todos nós. Isso não pode ficar assim.

    Abraço.

    Resposta
    • Obrigada, Ednelma! Nossa batalha é diária!
      Abraços,

      Resposta
  • Bom dia Vera!

    Estou realizando um trabalho referente aos jogos paralímpicos e, ao ler seu artigo, observei a veracidade dos fatos, dos quais para mim serão relevantes, postar em minha pesquisa. Obrigada por tornar ainda mais interessante e rico este tema.

    Resposta
  • Vera você sabe informar em que data escreveu esta matéria? Pois gostaria de usa-la como referencia em meu projeto de pesquisa sobre o paradesporto… Um abraço.

    Resposta
    • Olá Bruna!
      Escrevi essa matéria no dia 03/09/2012.

      Abraços,

      Resposta
  • Copiando tudo isso!!!! Vc falou mais que a verdade!

    Resposta
  • O presidente Michel Temer estava na abertura dos jogos Paralímpicos.

    Resposta
  • Embora isso não tenha importância para seu post, que aliás está corretíssimo, muita hipocrisia da mídia nacional.

    Resposta
  • O engraçado e que quando foram os jogos olímpicos eles transmitiram quase todas as modalidades enquanto que nos jogos paralímpicos não se viu quase nada dos jogos só boletins e os atletas saíndo em programas de TV sendo que nem vimos a hora que ganharam essa medalhas.
    Isso que foi com os jogos paralímpicos que não foram transmitidos em nenhuma das emissoras de TV foi uma falta de ética pois tem tantos jogos interessantes como Natação,Futebol de 5,Vôlei sentado,mas não e só por que eles tem limitações que eles não podem práticar esportes,ao contrário de quem restringiu os jogos paralímpicos,os atletas tem caráter e superação,e não transmitiram por achar que não iria trazer audiência ou por não acharem interessante.
    As pessoas que estão disputando as paralímpiadas são verdadeiros exemplos de vida e de que você pode tudo desta ter força de vontade que você consegue ,quantas pessoas são discriminadas,e que precisam de um apoio para se superar na vida.

    Resposta
  • Oi Vera, Boa Tarde
    Meu nome è Eder Hoffmann, sou aluno da Universidade La Salle Canoas e adorei o teu blog e estou utilizando-o para estudo de meu artigo final da faculdade, gostaria de saber se você autoriza e aceita participar de uma conferência para que eu possa estreitar melhor esse assunto que acho pertinente ao meio acadêmico.

    Desde ja agradeço contato e aguardo o teu retorno.

    Cordiamente

    Eder Hoffmann

    Resposta
    • Olá Eder! Muito obrigada!
      Fique à vontade para compartilhar os artigos do blog. Em relação a conferência, onde vai acontecer?

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento.