Exemplo de superação: Nelson Firmino
Caro leitor, o exemplo de superação dessa semana, é o artista Nelson Firmino Almeida Mendes de 37 anos, nascido em Guiné Bissau, África.
Incapacitado de utilizar o braço direito desde que nasceu, ele foi diagnosticado com um tumor na medula cervical quando tinha dezoito anos, em Portugal.
Hoje, Nelson, é uma pessoa com tetraplegia e sua história de vida é um grande exemplo de superação. Com muita força de vontade, valentia e determinação, Nelson pinta quadros. Seus quadros foram expostos na Biblioteca Municipal de Sintra (Portugal). Veja, abaixo, o texto escrito pela Câmara Municipal de Sintra a respeito desse artista:
“Sobressaem nos seus quadros instantes quotidianos da realidade africana. O dia-a-dia de África é retratado com cores vivas, quentes, cheias de movimento e texturas.
Apesar da sua diferença e dificuldades, tal não o impede de comunicar plenamente e de transmitir toda a força das suas sensações, de concretizar na tela a liberdade de criar.
Ultrapassa os seus condicionalismos e liberta-se, viajando por imagens onde perpassam os cheiros de África, a luz, as gentes, as terras simples onde o homem se constrói, com as suas tonalidades vibrantes, carregadas de vida.
Sente-se a vida a pulsar nos seus quadros, reconhece-se uma autenticidade no seu trabalho, a sinceridade de quem escuta a sua voz interior e a aplica com paixão, verdade e liberdade.”
Veja também, o que diz o jornal Diário de Notícias de Portugal.
Acesse o Blog Tetraplégicos e veja o relato da história de vida de Nelson.
Abaixo, alguns de seus quadros. Visitem seu blog! Caso tenha interesse em um dos quadros, favor entrar em contato com Nelson, através do email firminoamendes@gmail.com
Parabéns por sua fantástica história de superação, Nelson!
Muitas felicidades e sucesso!
Beijos,
Vera
O Nelson é realmente das pessoas mais fantásticas que conheci. Tenho muito orgulho em te-lo como amigo.
Sua vida é e tem sido praticamente feita numa cama e com problemas de saúde graves.
Mas o positivismo nunca o abandona.
Ele respeita-te imenso, Vera! Obrigado por o dares a conhecer.
Fica bem.
Olá Vera, obrigada pelas palavras lindas que escreves-te ao meu respeito, mas por vezes penso que não mereço tanto. Muita vezes acordo a noite a perguntar, porque eu? E não consigo entender. Mas a vida é assim, por vezes é dura de mais.
Mais uma vez, obrigada.
Beijo, Nelson
Oi Eduardo, eu ja não vou te dizer nada, já me conheces bem, és um suspeito a dizer alguma coisa sobre mim.
Um abraço, Nelson
Às vezes eu me pergunto a mesma coisa, Nelson…
Só você sabe das suas lutas e dificuldades, não é? Mas não perca a esperança e não desista nunca. Admiro muito você!
Conte sempre comigo!
Beijos,
Não fica a dever em nada comparado com Van Gogh…