21 de Setembro – Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência
Mais um ano para lembrar o 21 de setembro, o Dia Nacional de Luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Seu significado foi escolhido devido à primavera e ao Dia da Árvore, para representar o nascimento de reivindicações quanto à cidadania e participação plena na sociedade. Há 31 anos desde a primeira data de celebrações das conquistas em 1982, lutas, protestos e discussões dos novos cenários sociais estão inserida as discussões das pessoas com deficiência em nosso país. De 1982 até 2005 muitos 21 de setembro foram comemorados – informalmente, embora com força e garra. Mas foi da Lei no. 11.133 de 14 de julho de 2005 que o Governo Federal instituiu formalmente instituída a data desta celebração. Nesta data, todo país está centrado nas iniciativas de provocar reflexões, fazer avaliações sobre os avanços em políticas públicas, conquistas e novas ações para a promoção e a autonomia destas pessoas, que diferem nas instâncias políticas, sociais e econômico, num desafio ininterrupto para trabalhar pela equiparação de oportunidades, onde fator preponderante destes cidadãos é sair da invisibilidade da sociedade brasileira.
Lançado em 2011, o filme “A história política do movimento de pessoas com deficiência” hoje é uma referência importante para que gestores, legisladores enfim toda sociedade entenda que os anseios destas pessoas não é tão diferente de qualquer cidadão, entretanto sua construção foi feita pelo trabalho árduo de colaboradores lúcidos, que provocaram a construção de políticas públicas que defendem a promoção da dignidade e respeito às pessoas com deficiência.
Conheça um pouco da história deste segmento assistindo o filme “A HISTÓRIA DO MOVIMENTO POLÍTICO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA”.
Fonte: Centro de Vida Independente
Veja:
O PSICOTEC – Núcleo de Pesquisas em Tecnologias da Educação da Universidade Federal do Amazonas – através de seus Líderes, Pesquisadores, Colaboradores, Agentes Técnicos e Alunos de Tecnologias Assistivas, parabenizam as Famílias que buscam o Direito de seus membros e não abrem mão de defender as pessoas que amam. Afinal, acreditamos que antes de ser um membro da Sociedade, cada pessoa, independente de sua condição física ou neurológica, é membro participante de um Lar e como ser amado por alguém, deve ser respeitado pelos demais membros dos grupos sociais em que eles estão inseridos.
Parabeniza também os diversos sítios da Internet, Organizações não Governamentais de Inclusão, Escolas de Ensino Especial, Pesquisadores e Educadores que doam seu bem insubstituível, o Tempo, em prol de vidas que precisam de apoio, amor e de serem inseridos na Sociedade, lugar de onde jamais deveriam ser excluídos.
Parabéns por esta data.
PSICOTEC – UFAM
Elisabeth Alves do Nascimento
Pesquisadora de PSICOTEC -TA