Células-Tronco

Bahia fará testes com células-tronco em pessoas paraplégicas

Compartilhe:
Pin Share

Nas próximas semanas, a ciência da Bahia dá um passo importante para a consolidação das terapias com células-tronco. Pesquisadores do Centro de Biotecnologia e Terapias Celulares (CBTC) do Hospital São Rafael, em Salvador, vão realizar os primeiros testes em humanos de um tratamento para recuperação dos movimentos de pacientes paraplégicos.

As experiências iniciais realizadas em cães e gatos apresentaram bons resultados. Segundo a pesquisadora Milena Soares, que coordena o trabalho, a terapia foi usada em dez animais que haviam sofrido quedas ou atropelamentos e perdido parte dos movimentos. As células-tronco foram retiradas dos próprios animais, cultivadas durante quatro semanas em laboratório e depois injetadas nos locais lesionados.

“Esses animais tiveram melhora em termos de ganho de movimentação dos membros, função urinária e sensibilidade. Com base nesses resultados, nós tivemos aprovado na Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (Conep) um estudo clínico que será iniciado semana que vem em 20 pacientes com paraplegia. Depois eles vão passar por um período de fisioterapia e esperamos que melhorem como os animais”, explica a pesquisadora.

Se tudo correr bem e os resultados forem os esperados, os testes serão ampliados até que o procedimento possa ser adotado como um tratamento médico. A fase inicial da pesquisa vai durar no mínimo dois anos; com base no que for observado, serão feitas novas análises, até a liberação.

“Podemos calcular entre quatro e cinco anos para que o processo seja concluído. Obviamente que, como qualquer terapia, ela vai passar por ajustes e aprimoramentos para que se tenha o melhor efeito terapêutico. Vamos avaliar o número de administrações de células-tronco e a dose que precisa ser aplicada em cada tipo de lesão, para que se tenha o melhor resultado terapêutico possível”, afirma Soares.

Tecnologia
A Bahia é pioneira em pesquisas com células-tronco e o CBTC o melhor centro de estudos desse tipo de tratamento na América Latina. As pesquisas são financiadas, em parceria, pelo próprio Hospital, Governo do Estado, Ministério da Saúde, Fiocruz e CNPQ.

Bahia na fronteira das pesquisas
Um dos destaques do CBTC é a sala de cultivo de células humanas. Inaugurado recentemente, é o primeiro no Brasil a realizar o trabalho de cultivar as células-tronco que serão usadas nas pesquisas com humanos. O centro também ganhou, com apoio da Fapesb, um biotério. O espaço serve para a criação e manipulação das cobaias usadas na fase pré-clínica das pesquisas.

O pesquisador Ricardo Ribeiro, que é o coordenador nacional das pesquisas com células-tronco para tratamento de Doença de Chagas, explica que “o Conep, antes de liberar as experiências com humanos, exige a realização de testes com animais, para mostrar que o procedimento é eficaz e não tem riscos. Para isso nós conseguimos, com o apoio da Fapesb, esse biotério que pode ser usado em ambiente hospitalar”.

Segundo Ribeiro, com a estrutura que tem hoje “a Bahia está na fronteira das pesquisas em terapia celular. Quando pesquisadores do exterior e do Sul do país chegam aqui no CBTC eles tomam um susto, não acreditam que temos um laboratório tão avançado na Bahia. A gente está na frente. O centro foi implantado antes e já fornece até material para os estudos deles. Isso é a Bahia”.

Para o diretor de Inovação da Fundação de Amparo a Pesquisa da Bahia (Fapesb), Elias Ramos de Souza, o apoio a projetos considerados estruturantes na área da ciência e tecnologia é uma prioridade do Governo do Estado. “As pesquisas em terapia celular, que prometem uma aplicação imediata, é um desses projetos que nós apoiamos em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP)”.

O que são as células-tronco
As células-tronco são células que têm a capacidade de se multiplicar e de se transformar em outros tipos de células do corpo humano. Nos últimos anos, cientistas de todo o mundo têm aproveitado essa característica e usado as células-tronco no tratamento de diversas doenças.

O procedimento consiste, em resumo, na retirada dessas células da medula óssea, aquela região esponjosa que existe dentro do osso e que é rica em células-tronco. O líquido coletado é separado em seus diversos constituintes, de modo a se obter uma fração concentrada de células-tronco. Elas são então injetadas nos locais lesionados e passam a se multiplicar, transformando-se em células sadias que substituem as doentes.

Fonte: Portal do beiru  (28/07/2010)
Referência: Portal Mara Gabrilli

Veja:

Compartilhe:
Pin Share

Vera Garcia

Paulista, pedagoga e blogueira. Amputada do membro superior direito devido a um acidente na infância.

42 comentários sobre “Bahia fará testes com células-tronco em pessoas paraplégicas

  • Maria Conceição da Silveira Queiroz

    Gostaria de ssber se existe algum estudo com célula tronco voltado para o tratamento de hemiplégia seqüela de AVC esquêmico.Caso exista meu esposo deseja ser voluntário.Obrigada Conceição

    Resposta
  • Oi! meu nome é flavio roberto, tenho um irmao paraplegico ja faz uns 7 anos que ele testemunhou um assacinato e levou um tirou nas costas e ficou paraplegico. nós nao temos mais nossos pais somos de familia muito pobre, e eu queria saber se ele meu irmao tem chance atraves da célula tronco voltar a andar e seu eu posso fazer alguma coisa por ele atravez da minha saúde. se é preciso fazer alguma doaçao de célula. eu nao intendo muito sobre isso, mas vejo falar muito e queria muito o melhor disendo eu quero muito ajudar meu irmao e gostaria que alguem ai me ajudace de alguma forma. este é meu msn flvioroberto@hotmail.com

    Resposta
  • Olá Flávio!

    A paraplegia e tetraplegia estão na lista de patologia que um dia poderá ser tratada. Os procedimentos estão em fase experimental em humanos. Mas com o avanço cada vez maior da ciência, ainda chegaremos lá… Não podemos perder a esperança!

    Abraços,

    Resposta
  • Bom dia meu nome é Oneide, tenho um filho, hoje com 27 anos de idade, e aos 3 meses de vida, teve uma febre muito alta que ocasionou em uma lesão no cérebro, e ficando totalmente dependente, usa fraldas descartáveis, a idade mental dele é de uns 9 meses. Mas ele cresceu normal é saudável pesa uns 60 quilos tem 1.68 m, é um jovem lindo. Gostaria de saber se existe alguma possibilidade de cura pra ele? Segundo os médicos o caso dele é irreversível, mas, eu ´não desisto e creio que DEUS dará inteligencia ao homem e quem sabe meu filho tera a cura que esperamos. Se tiverem alguma coisa a respeito deste caso, por favor entrem em contacto comigo pelo e-mail.neideariquemes@hotmail.com

    Resposta
  • Sou lesado medular há quase 5 anos, devido a um tumor benigno nasceu entre as vertebras e a medula t8 t9 mais ou menos.Fiz duas cirurgias, mas nao saiu todo o tumor e o medico lesionou a minha medula, gostaria de obter mais informaçoes a respeito celulas troncos e participar da experiencia.Obrigado

    Resposta
  • Olá Neide!

    A ciência e a tecnologia têm avançado muito. Acredito que os cientistas descobrirão a cura para muitas doenças.
    Se tiver alguma notícia a respeito, aviso você.

    Abraços,

    Resposta
  • Ola meu nome è Elias e sou paraplégico fico emielite infequição na medula a 10 noas, gostaria de saber se tem como usar a célula tronco,eu tenho 28 anos. pode me ajudar…. obrigado..
    elias_l_gomes@hotmail.com

    Resposta
  • Olá Elias!
    Entendo que você esteja ansioso, no entanto pelo que puder entender, através da matéria,20 pessoas com paraplegia foram selecionadas e a fase inicial da pesquisa vai durar no mínimo dois anos. "Com base no que for observado, serão feitas novas análises, até a liberação."
    Enquanto os testes não forem liberados, é preciso esperar um pouco mais, Elias.
    O importante é que a ciência está avançando cada vez mais.

    Abraços,

    Resposta
  • Minha mãe não conseguiu participar do projeto pq sua medula foi totalmente rompida…existe algum lugar em q eu possa inscreve-la,um site dos EUA, Portugal,China, Japão,sei lá…me ajuda…tô completamente desesperada.

    Meu email:janaina_barcelos@msn.com

    Resposta
  • Janaina,
    Se souber de algo, aviso você.

    Resposta
  • Há 3 anos sofri um acidente fui baleado na medula óssea altura t2 tenho 30 anos muita vontade de viver sou pai de três filhos não tenho escaras sou bem independente e gostaria muito que me selecionasse para as experiências para realizar meu grande sonho correr atrás das minhas filhas e jogar bola com meu filho. me ajudem por favor.

    Resposta
  • OLÁ SOU PARAPLÉGICO T4, GOSTARIA DE FICAR RECEBENDO NOTÍCIAS DAS PESQUISA “BLOG”.

    NUNCA ACHO O MESMO SITE.

    Resposta
  • Meu nome Esdras Bastos Vinhal, 41 anos, casado tenho dois filhos. Moro em Belo Horizonte MG.
    Sofri um acidente automotivo em 31/07/2009, tive lesão raque medular C7 T1, tetraplegia.
    Gostaria de candidatar-me para ser voluntario no tratamento com células tronco.
    Se for possível estou à disposição, para qualquer esclarecimento: Email: esdrasvinhal@ig.com.br

    Agradeço e fico aguardando um parecer

    Resposta
    • Bom dia, Esdras!
      Como este espaço é somente para informações sobre os diversos assuntos relacionados ao tema deficiência, sugiro que entre em contato com o Centro de Biotecnologia e Terapia Celular da Bahia, através desse link: http://www.cbtc-hsr.org/index.php

      Resposta
  • OLÁ SOU POLICIAL MILITAR ,TENHO 32 ANOS E SOFRI ACIDENTE EM SERVIÇO.
    NO ANO DE 2007 FRATURANDO A COLUNA NA ALTURA DA T4 LESIONANDO A MEDULA GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA SER VOLUNTARIO NESSA PESQUISA OU FAZER ALGUM CADASTRAMENTO AGUARDO RETORNO. DESDE JÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO DE VCS…

    Resposta
  • Tenho um irmão de 47 anos esofreu acidente há 26 anos e está tetraplegico, porém, com sensibilidade. na época houve esmagamento de médula e submetido a cirurgia a situação ficou pior. QUEREMOS SABER DA POSSIBILIDADE DE SER ELE UM VOLUNTÁRIO PARA PESQUISA.

    Resposta
  • Oi sou eduardo.
    Gostaria de saber se esta seleção está sendo feita apenas em Salvador ou será expandida em território nacional, faz um ano e meio q sofri um acidente de carro e tive uma esmagamento e não um rompimento dela .
    gostaria de saber se eu poderia fazer parte da seleção dos pacientees (cobaias) . desde ja agradeço .;

    Resposta
  • OI, MEU NOME E EDINALVA
    SOU PARAPLEGICA , LESÃO T5 E T6
    COMO FAÇO PARA FAZER TESTES DE PESQUISAS , ONDE CADASTRAR , QUAIS HOSPITAIS ?
    FAVOR ME AJUDE OBTER INFORMAÇÕES.
    EDINALVA

    Resposta
  • QUERIA SABER COMO ME INSCREVER PARA SER COBAIA NO HOSPITAL SÃO RAFAEL EM SALVADOR TENHO 38 ANOS SOU TETRAPLÉGICO A 3 ANOS (01/09/2008) ACIDENTE POR IMPRUDÊNCIA DE UM MOTOQUEIRO ME COLIDIU COM UM CAMINHÃO E EMCAPOTEI ,FICAREI MUITO FELIZ SE CONSEGUIR PARTICIPAR DESTA PESQUISA POR QUE NÃO DEVEMOS DESISTIR DA VIDA.DESDE JÁ MUITO OBRIGADO.

    Resposta
  • Sou paraplégico a+ ou- 2 anos e meio lesão t 8 et 9 lesão arma de fogo. passou a três cenntimetros da coluna e não rompeu a medula segundo o médico só esquentou o nervo que manda movimentos pras pernas. pois eu sinto dores nas pernas e sinto elas formigando o tempo todo . QUERIA SABER DA POSSIBILIDADE DE SER UM VOLUNTÁRIO PARA PESQUISA. dezde já OBRIGADO PELA ATENÇÃO.

    Resposta
    • Oi meu nome é Juscilene,
      Sou Paraplegica, lesão T5 E T6.
      Gostaria muito de me cadastrar para ser voluntaria no tratamento com celulas tronco.
      Como faço para participar de testes, pesquisas, onde cadastrar??
      Agradeço e aguardo um parecer.

      Resposta
  • GOSTARIA TANTO DE SABER SE NO HOSPITAL SÃO RAFAEL EM SALVADOR,SE O MÉDICO QUE ESTA TESTANDO CÉLULAS TRONCO EM PARAPLÉGICOS SE TAMBÉM VAI USAR EM PESSOAS PORTADORAS DE DISTROFIA MUSCULAR DE CINTURA,POIS TENHO UM GRANDE SONHO DE SER USADA PARA TESTE COM AS TÃO SONHADAS CÉLULAS TRONCO.QUALQUER INFORMAÇÃO MANDAR PARA MEU EMAIL QUE FICAREI MUITO GRATA.

    Resposta
  • Por favor como faço para cadastrar um sobrinho que há 4 anos ficou paraplégico ao bater com a cabeça no fundo de uma piscina quando deu um salto, e teve uma lesão na sétima vértebra,pois somos de uma familia sem recursos necessários para fazer tal operação, como cobaia,desde ja agradeço e fico na espera de que consiga a tal inscrição seria uma dádiva de DEUS para com meu sobrinho MARCOS…
    QUE DEUS ABENÇOE A VCS TODOS………
    OBRIGADO.
    FRANCISCO ZAROTTI DE SIQUEIRA….

    Resposta
  • Jorge Roberto Rodrigues da Silva

    EU GOSTARIA DE SER CANDIDATO PARA A PESQUISA DE CÉLULAS TRONCO. SOU PARAPLÉGICO A UM ANO E SETE MESES GOSTARIA DE SABER COMO POSSO ME CANDIDATAR PARA A PESQUISA MUITO OBRIGADO. PELA ATENÇÃO

    Resposta
  • Gostaria de saber se aceitam voluntários porque conheço uma pessoa com deficiência que queria muito ser voluntária com células-tronco.

    Resposta
  • Oi meu nome é Jhonnatan Michael e trabalho com um paraplégico e ele não tem muitos movimentos em várias partes do corpo como braço e não sente abaixo do pescoço uns 4 dedos. Vitima de arma de fogo, que cortou a medula vertical óssea e que o deixou assim com esta lesão! O nome dele é Francisco das Chagas Martis e o sonho dele é voltar a andar, mas isso não será possivel sem o tratamento de células-troncos, se possivel fosse esta pesquisa ele se candidataria a fazer o teste, sendo ou nada. Obrigado pela a atenção. 😀

    Resposta
  • Tenho um filho de 3 anos que nasceu com mielomeningocele e devido a isso paraplegia dos membros inferiores, gostaria de saber se aqui no Brasil já possui alguma pesquisa em desenvolvimento com seres humanos para células-troco para que ele possa entrar…obrigada.

    Resposta
    • Ainda não temos informações a respeito desse assunto, Cintia.

      Resposta
  • Boa Tarde!!!!Meu marido há uns 7 anos atrás teve descolamento de retina, e perdeu totalmente á visão do olho esquerdo, gostaria de saber se este tratamento com células tronco pode vim ajudá-lo, e se este problema de descolamento de retina pode afetar uma gravidez ou seja o nosso filho poderá sofrer do mesmo problema?
    Desde de já!!!!!!
    Obrigado!

    Resposta
  • pow quero muito participar dA experiencia cientifica, muito obrigado.

    Resposta
  • Boa noite quero muito tirar uma dúvida, a 3 anos fiquei paraplégico depois de um acidente, como faço para fazer injeção de células tronco? É uma dúvida constante em minha cabeça! Deus abençoe!

    Resposta
  • Olá!!! meu nome é Adilson
    Eu tive um acidente com trauma, a 03 anos, com lesão nos ligamentos importante do braço esquerdo. Perdendo assim os movimentos da mão, onde não consigo fecha-la.
    Gostaria de saber se já existe tratamento com células troncos. Se a resposta for positiva, gostaria se possível participar.
    Abraços.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento.