Lavabo para cadeirante
A matéria abaixo foi extraída do Blog “Assim eu gosto“.
Na revista Arquitetura e Construção de julho saiu o projeto de um lavabo adaptado, com as medidas mínimas e confortáveis, para cadeirantes.
A acessibilidade é ítem obrigatório em locais públicos, se você é comerciante, fique atento para que sua loja ou restaurante esteja dentro das normas!
O espaço para manobrar é fundamental, a cadeira de rodas deve ter espaço para um giro de 180 graus. Para isso a área mínima é de 1,50 x 1,90 m. Na soleira, uma pequena rampa facilita a entrada. Para o piso, foi usado porcelanato fosco antiderrapante.
A porta tem que ter no mínimo 80cm, nesse caso ela abre para fora e tem um puxador horizontal na altura da maçaneta. Além disso, tem uma proteção contra os impactos da cadeira de rodas por uma chapa de fórmica colada na sua parte inferior.
Projeto Ana Helena Matta.
Veja também nesse blog:
Adaptações pensadas e planejadas – Parte 1
Hola Vera,
me encanta el trabajo que haces en defensa de los demás… iba a decir más débiles…, pero a veces son más fuertes que los dichos "no discapacitados"…
Enhorabuena por tu labor…
Te dejo saludos,
Sergio.
Muito legal.
Estou fazendo um site de construção civil e me interesso sobre oiutras notícias sobre acessibilidade para colocar no site
Ricardo
http://www.suaobra.com.br
interessante
Ricardo
http://www.suaobra.com.br
Quem quiser aprender e por em prática…
Tomara que comecem a ter o cuidado de fazerem lavabos acessíveis. Que se torne um hábito e não uma miragem.
Fica bem.
Obrigada pelo carinho de sempre, Sergio!
Saludos,
Bacana, Ricardo! Espero que outros sigam seu exemplo.
Abraços,
É verdade, Eduardo. Também espero que isto se torne uma prática.
Abraços!