Yoko Freitas volta da China após primeira etapa de tratamento com células tronco
O tratamento com células tronco já dá sinais positivos; no entanto, Yoko sabe que a luta vai continuar
Uma guerreira está de volta a Pernambuco. Yoko Farias, a estudante tetraplégica que deu exemplo de perseverança, terminou a primeira etapa do tratamento na China. Ela está cheia de esperanças. O tratamento com células tronco já dá sinais positivos. No entanto, Yoko sabe que a luta vai continuar.
Yoko voltou da China com pequenas conquistas e muita esperança. Em 40 dias de tratamento, com sete aplicações de células-tronco, ganhou mais sensibilidade nos braços. Conseguiu controlar mais os movimentos dos punhos e reduziu os movimentos involuntários das pernas. “Eu melhorei muito os meus momentos involuntários. Minhas pernas eram muito rígidas. Melhorei muito minha postura”, disse Yoko.
A jovem de 26 anos, que ficou tetraplégica em um acidente numa cama elástica, em 2004, chamou a atenção. De médicos, enfermeiros e pacientes na China, com sua história de obstinação e solidariedade. Foi uma campanha de amigos e anônimos que conseguiu R$ 92 mil para que Yoko tivesse a chance de buscar mais qualidade de vida.
Os médicos chineses recomendaram novas aplicações de células tronco no final do ano e pra garantir o tratamento, a campanha para levar Yoko à china vai continuar.
Normando Viana acompanhou Yoko durante o tratamento e garante: animados com os resultados e movidos pela imensa capacidade de superação desta jovem, os amigos estão prontos pra repetir a façanha. “Aqui, ela vai conseguir resultado muito maior. Viu que é possível transformar a vida das pessoas”, falou.
Fonte: http://pe360graus.globo.com/
Veja também nesse blog:
Yoko, finalmente, vai à China
Bahia fará testes com células-tronco em pessoas paraplégicas
Tratamento com células-tronco traz esperança a paraplégicos