Tetraplégicos realizam as primeiras caminhadas usando o exoesqueleto
Participantes do “Andar de Novo” darão pontapé inicial na Copa do Mundo
Pacientes do projeto “Andar de Novo” dão os primeiros passos e até chutes usando o exoesqueleto – um equipamento que pretende fazer com que um jovem paraplégico dê o pontapé inicial na Copa do Mundo.
“Em 28/4/2014 os primeiros três pacientes do projeto Andar de Novo realizaram suas caminhadas inaugurais usando o BRA-Santos Dumont 1”,disse o cientista brasileiro Miguel Nicolelis, um dos criadores do exoesqueleto. No Facebook, ele postou: “Três pioneiros brasileiros emocionaram a todos nós com sua coragem e determinação”, e relatou, ainda, que um deles deu 18 passos e três chutes.
O inventor e aviador brasileiro dá nome a uma veste, um exoesqueleto de 1,8 m e 70 Kg. Quando os pacientes estão com a roupa, sensores instalados no Santos Dumont “leem a mente” do paciente e obedecem a ordens como levantar e abaixar as pernas ou chutar uma bola.
Cerca de cem cientistas americanos, europeus e brasileiros trabalham no “Andar de Novo”, liderado por Nicolelis. O projeto é resultado de uma parceria entre a Universidade Duke e instituições de Lausanne (na Suíça), Berlim e Munique (ambas na Alemanha), Natal e São Paulo.
Fonte: Jornal O Tempo