Nova York acessível: Transportes são adaptados
Em NY é possível ao cadeirante usar qualquer tipo de condução pública, com rampas e lugar reservado
Vai de táxi? Nova York tem vários carros acessíveis com o símbolo universal estampado na lateral. De ônibus? Espere num dos muitos pontos devidamente identificados. Os veículos têm rampas e espaço de sobra. Precisa de transporte especial? Ligue para o serviço de atendimento, que manda uma van adaptada o buscar onde for preciso. Quer se sentir livre? Vá de metrô.
Diferentemente da realidade encontrada nas grandes cidades brasileiras, em que o deficiente tem pouca ou nenhuma opção de transporte, em Nova York é possível usar qualquer tipo de condução pública ou prestadora de serviço.
Até os tradicionais ônibus de turismo – aqueles com segundo andar aberto e um guia contando piadas sem graça – têm rampas e espaço reservado.
A opção, porém, só vale para quem quiser fazer um tour rápido pela cidade. O local do cadeirante fica na parte de baixo do ônibus e a visualização é bem comprometida pelos anúncios publicitários estampados na lateral do veículo.
Pegar táxi na Quinta Avenida é um desafio para qualquer um -e não é diferente para o cadeirante. A frota não é exclusiva para deficientes, mas existe.
Para enfrentar uma corrida é preciso ignorar o mau humor de alguns condutores e se esgoelar um tanto para que eles parem. Os carros são equipados com elevador, mas o taxista não costuma ajudar muito na logística do embarque.
Outra opção são as vans adaptadas que atendem com hora marcada (os agendamentos são feitos pelo tel.: 00/xx/1/ 212/877-3372017). O serviço é ideal para quem tem restrições severas de movimento.
Veja: Observatório do Empire States é acessível a todos