As inacreditáveis imagens do fotógrafo cego Evgen Bavcar
E notório o poder de superação e criatividade ímpar que algumas pessoas com deficiência conseguem alcançar. Este é o caso do fotógrafo Evgen Bavcar.
Talvez você se pergunte como pode ser possível uma pessoa com deficiência visual captar fotos tão belas. Bavcar, natural de uma cidadezinha da Eslovênia, sofreu dois acidentes simultâneos no ano de 1946, resultando na total perca da visão, antes que alcançasse os 12 anos.
Após 4 anos do acidente, ele teve a oportunidade de contato com uma máquina fotográfica, pela primeira vez. Ele comenta aos portais de notícia da Europa que sua primeira fotografia foi de sua amada, uma jovem garota que ele possuía grande paixão. “Naquele instante eu secretamente pude perceber que existia algo diferente no meu modo de captar imagens, algo que eu comecei a descobrir, mesmo não podendo ver…”.
Bavcar foi perguntando sobre como ele consegue a proeza de registrar lindas fotografias se não possui nem 1% de visão. Alegre, ele responde: “Eu fotografo o que imagino. As imagens são originais da minha cabeça, é uma questão mental, o registro físico é apenas uma representação do que está na minha imaginação. Minhas imagens são frágeis, eu nunca as vi, mas sei que existem, e várias delas me causam grande emoção, me tocando profundamente”.
Com ajuda de colaboradores, Evgen Bavcar revela suas fotos em folha de papel especial, buscando expressar aquilo que está em sua imaginação na hora do clique. Sua maneira simplista emociona vários especialistas em arte, quando defini em uma frase, a beleza de sua arte: “Eu apenas coloco beleza visual no meu contexto de total cegueira”.
Mais informações: http://feaznar.multiply.com/calendar/item/11169/
Prova que tudo é possível.