Empresas não oferecem o suporte necessário
O problema está não no cumprimento da lei, mas na exclusão de pessoas com deficiências mais graves, que ficam fora do mercado de trabalho. O tesoureiro da Associação dos Deficientes Físicos de Ponta Grossa (ADFPG), Fausto José Ricardo, explica que há três tipos de deficiência: leve, moderada e grave.
Em Ponta Grossa, diversas empresas solicitam à ADFPG a indicação de profissionais. Entretanto há a preferência por pessoas com deficiências leves.
“Eles exigem 2º grau completo, informática básica e o mínimo de deficiência”, conta Fausto, que ressalta: “a maioria das empresas quer pessoas que não tenham um dedo, ou seja, pessoas que praticamente não são debilitadas”.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece a forma como devem ser as adaptações para atender de maneira adequada os deficientes físicos. Mas, muitas vezes, as empresas preferem preencher as vagas especiais com pessoas com deficiências leves a adaptar o local de trabalho.
Segundo o tesoureiro da ADFPG, é para os cadeirantes a grande dificuldade de contratação. Quando ela ocorre, é feita uma análise para constatar se é possível a pessoa trabalhar em locais com degraus, banheiros e salas apertadas e portas estreitas.
Pessoas com deficiências leves conseguem empregos, entretanto não basta somente o ingresso dessa faixa no mercado de trabalho. A alternativa seria a conscientização dos empresários para a criação de espaços adequados, já que todo o cidadão tem o direito de trabalhar.
Fonte: http://www.portalcomunitario.jor.br/
Veja também nesse blog:
Fantasma do preconceito ainda assusta
Resultado da enquete sobre dificuldades das empresas em contratar pessoas com deficiência
Cumprimento da Lei de Cotas: Argumentos reais e objetivos para que se cumpra a lei e se faça a inclusão
Aumenta a exclusão de trabalhadores com deficiência nas empresas brasileiras
Empresas ainda discriminam deficientes
Lei de Cotas para portadores de necessidades especiais não atinge resultado esperado
Preconceito e desinformação prejudicam contratação de portadores de deficiência
Lei de Cotas para contratar Deficientes