6 coisas que nunca devemos fazer com um aparelho auditivo
Por Mirella Horiuti (Blog Não Escuto)
Navegando pela internet achei vários relatos de pessoas que fizeram barbaridades com seus aparelhos auditivos, mesmo sem querer.
Selecionei as mais interessantes e comuns que valem como alerta…
1- Tomar banho com aparelhos auditivos – Pode parecer meio óbvio mas quase toda semana atendo um paciente que esqueceu de tirar seu aparelho auditivo e acabou tomando banho com eles… Minha dica é simples: para não esquecer de tirá-los, estabeleça uma rotina e retire seus aparelhos antes de entrar no banheiro. Caso você use algum aparelho auditivo que é à prova d’água, lembre-se que o shampoo é um produto químico que com o tempo pode danificar seu aparelho.
2- Deixar seus aparelhos auditivos ao alcance de bichos de estimação – Até escrevi um post sobre isso há algum tempo. Mas é muito comum também…Os cachorros adoram comer! E o prejuízo é grande! Eu garanto!
3- Tentar desmontar seus aparelhos auditivos para limpeza – A limpeza do seu aparelho auditivo deve ser feita em casa (veja o manual do seu aparelho auditivo) ou no centro auditivo de sua confiança. Não cutuque os orifícios com uma pinça nem passe um pano úmido com água ou álcool.
4- Tentar consertar seus aparelhos auditivos – Se o seu aparelho auditivo trincou ou quebrou a parte de plástico ou acrílico nem pense em dar uma coladinha com super bonder! Vc já viu o que acontece quando colamos algum pedaço do celular com essa cola???
5- Tirar a pilha que ficou presa dentro do aparelho auditivo – Geralmente isso acontece quando a pilha é inserida do lado contrário. Se o aparelho for um intra ou microcanal e você insistir em tirar a pilha com uma pinça ou um grampo, a gaveta de pilha vai quebrar. Não mexa e leve num centro auditivo de sua confiança!
6- Tirar seus aparelhos auditivos e colocar no bolso da calça – A chance deles acabarem dentro da máquina de lavar é enorme. Leve sempre com você o estojo de plástico para evitar problemas!