Cadeira de rodas motorizadas: um novo impulso em sua qualidade de vida… Parte 5
Dando continuidade ao texto sobre cadeiras de rodas motorizadas, veja hoje detalhes sobre a cadeira Millenium SX. A matéria abaixo foi extraída da Revista Reação e escrita por Luciano Santos*.
Temos aqui uma nova geração em cadeiras de rodas motorizadas. Nela, a Freedom, líder nesse segmento, apresenta sua cadeira motorizada.com motoredutor. Não que a mesma tenha deixado de fabricar sua já tradicional linha com transmissão por correias. Mas oferece aqui uma liberdade de escolha muito interessante, onde o usuário de acordo com seu perfil de uso, tipo de terreno ou mesmo pelo seu orçamento, vai definir o modelo para seu dia-a-dia.
Sobre a cadeira, não podemos negar que a Freedom guardou a sete chaves sua nova geração.
A motorização segue os padrões mundiais com motores com engrenagens e caixa de redução, assim como nos modelos Jaguar e Hummel Standard. Mas o que difere as 3 cadeiras, são o conjunto do quadro. Nesse caso aqui, os méritos estão no chassi em alumínio e nos detalhes, que normalmente acompanham os produtos Freedom. O chassi em si é um caso a parte. Todo montado em alumínio, com conexões. Praticamente não existindo soldas em seu quadro, o que permite inclusive troca de peças específicas em casos de avarias. Os apoios de pés seguem o padrão “swingaway”, com movimentos de abertura lateral e removíveis. Um grande facilitador está na peça para liberar o pedal, bem ampla mesmo para tetraplégicos ou usuários com lesões medulares. O mesmo age com um simples toque. Os apoios de braços possuem sistemas múltiplos de ajustes de altura e profundidade do comando direcional, como também os apoios são escamoteáveis para facilitar as transferências laterais ou mesmo removíveis em situações onde a transferência é assistida por um terceiro. O encosto acolchoado, possui uma barra traseira horizontal que o mantém sempre reto, evitando que o mesmo “laceie”, deixando o usuário de forma irregular em seu posicionamento. Para não tornar esse modelo perfeito, a única ausência é da almofada do assento. O que em partes se minimiza em casos do usuário já utilizar almofadas antiescaras ou bases de assentos especiais.
Outro detalhe (essa cadeira é cheia dos detalhes), é seu anti-tombo facilmente regulável ana altura ao solo. Seus garfos dianteiros são em alumínio e os quatro pneus infláveis, o quemostra sua disposição para vários tipos de terreno. Suas baterias são em vrla (permitidas para tráfego aéreo), com autonomia semelhante a um modelo convencional em chumbo ácido. As mesmas, vem em caixas independentes e são muito leves. Sua fixação é prática po meio de trilhos e possui ainda uma trava de segurança com pinos rosqueáveis, onde mesmo em uso em terrenos irregulares ou aclives, ficam acopladas à cadeira com segurança.
Resumindo, trata-se de uma opção moderna, inovadora. Muito confortável, com visual muito agradável. Motorização e eletrônica confiável. Pratica para isso em terrenos irregulares.
*Técnico especialista em cadeira de rodas (manuais e motorizadas) e um dos principais revendedores do produto no país.
Veja também nesse blog:
Cadeira de rodas motorizadas: um novo impulso em sua qualidade de vida… Parte 1
Cadeira de rodas motorizadas: um novo impulso em sua qualidade de vida… Parte 2
Cadeira de rodas motorizadas: um novo impulso em sua qualidade de vida… Parte 3
Cadeira de rodas motorizadas: um novo impulso em sua qualidade de vida… Parte 4
Cadeira de rodas com nova tecnologia proporciona mais liberdade a paraplégicos
Dicas importantes de como adquirir uma cadeira de rodas
Cadeira M3: Estilo e tecnologia
Conceito e vantagens das cadeiras ultralight monobloco
A importância da cadeira de rodas na vida de um tetraplégico