Acessibilidade na igreja Presbiteriana de Paulínia
A igreja Presbiteriana de Paulínia nasceu de um projeto evangelístico realizado pela Igreja Presbiteriana do Jardim Guanabara, situada em Campinas, durante a década de setenta.
Em novembro de 1970, o Pr. Joás Dias de Araújo encontrou uma família presbiteriana que veio da cidade de Itapira. A partir daí começou a acontecer um estudo bíblico semanal na casa dessa família e de outras que foram se ajuntando ao grupo.
Em 28 de dezembro de 1975 foi feita a organização deste grupo e ele passou a ser uma Congregação da Igreja do Guanabara na cidade de Paulínia.
Como esse grupo foi crescendo e se desenvolvendo em 30 de dezembro de 1979 organizou-se, então, a Igreja Presbiteriana de Paulínia. E assim a igreja não parou de crescer…
Carlos Eduardo Borges é o o pastor titular da igreja.
Como sou membro da igreja resolvi fazer um post sobre a acessibilidade, ou seja, queria saber se a igreja está apta ou não a receber pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida.
Como podemos ver, logo na entrada da igreja existe a demarcação das vagas com o símbolo internacional de acesso.
Passando pelo portão de entrada, encontramos a frente uma porta de acesso para cadeirantes. A porta tem a largura exigida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), ou seja no mínimo 80 cm. Essa porta dá acesso ao hall de entrada que dá acesso ao salão da igreja.
No hall de entrada há um elevador para facilitar o acesso e o deslocamento de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida ao mezanino da igreja. O elevador está alinhado aos requisitos de acessibilidade.
O Mezanino tem boa largura para livre circulação de cadeira de rodas.
Respeitando o mesmo princípio de acessibilidade, na igreja presbiteriana de Paulínia há um banheiro adaptado. Ele atende a quem é usuário de cadeira de rodas, aparelhos ortopédicos, próteses e também a quem precisa de apoio, como idosos. O banheiro está localizado próximo a circulação principal e está devidamente sinalizado. Ele tem barras de apoio, porta com largura adequada, espaço para manobrar uma cadeira de rodas, válvula de descarga com acionamento automático e altura máxima de 1 metro. A altura da pia também, está de acordo com a normas da ABNT.
Concluindo, a igreja Presbiteriana de Paulínia é passível de ser contemplada por todas as pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, inclusive para assistirem aos cultos.
Por Vera Garcia
Informações sobre a história da igreja extraída do site: http://www.ippaulinia.com.br/ipp/index.php/a-igreja/historia
Arquitetura: Jean Tosetto
Localização: Avenida Antônio Batista Piva, 2516 – Parque dos Servidores, Paulínia
Que bacana, isso é ótimo!
Que igreja exemplo parabéns que DEUS abençoe todos vcs em nome de JESUS todas igrejas teriam no mínimo possível ter pelo menos a metade do que vcs tem ai!!Glória a DEUS por vcs
Sou deficiente e membro da Igreja da Cidade em São José dos Campos que tem em seu campus total acessibilidade. Nunca tive problemas em me locomover por todo o campus.
Que legal, que deus seja louvado por isso!