BH é a primeira do país a exigir carro para deficiente
Projeto aprovado na Câmara estabelece que locadoras disponibilizem 2% dos veículos com adaptação
Belo Horizonte vai se tornar a primeira cidade do país a oferecer locação de veículos adaptados para deficientes físicos. No último dia 19, a Câmara Municipal aprovou, em primeiro turno, um projeto de lei que obriga as empresas a adaptarem 2% de sua frota. (Imagem ao lado:Andréa de Campos só vai vender o carro adaptado quando o novo chegar, pois não têm opção de aluguel)
De acordo com a Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (Abla), atualmente não existe no Brasil nenhuma empresa de aluguel com veículos adaptados para paraplégicos, o que é comum de se encontrar em países do Primeiro Mundo. O vereador Leonardo Mattos (PV) diz que se inspirou em iniciativas adotadas em Miami (EUA) e Portugal (Europa) para formular o projeto.
“Quando viajei para o exterior não tive dificuldade em encontrar um veículo adaptado. Fiz a reserva do Brasil e no próprio aeroporto peguei o carro, mas por aqui essa prestação de serviço parece ser vista como um monstro de sete cabeças. É um absurdo que em um país com mais de 24 milhões de pessoas com deficiência não haja um projeto que os acolha ou, sequer, uma locadora que disponibilize uma frota para atender esse público”, disse o vereador, que é cadeirante.
Dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), de 2000, estimam que Minas Gerais conte com aproximadamente 2 milhões de deficientes. Só na capital são 280 mil. “As empresas não perceberam o mercado que estão perdendo”, acrescenta o vereador.
Se o projeto de lei nº 540/2009 for aprovado também em segundo turno e sancionado pelo prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), as empresas locadoras de veículos da capital mineira que possuem frota igual ou superior a 50 automóveis, serão obrigadas a adaptarem 2% de suas frotas para atender às pessoas com deficiência. A segunda votação não tem data marcada para acontecer, mas a expectativa do vereador é de que até novembro, a matéria passe novamente pelo plenário do Legislativo Municipal.
O diretor-adjunto da Abla, Weber Mesquita, afirma que o projeto pode prejudicar as locadoras porque a porcentagem exigida é alta, frente ao número de deficientes que utilizariam o serviço. Para ele, cinco carros adaptados disponibilizados pela locadora são suficientes para atender a demanda. “A medida também não se limita a fazer alterações no carro. Será necessário treinar pessoal para fazer essa adaptação”. O diretor da Associação afirma que, se aprovado, será necessário cautela antes de cobrar as mudanças das empresas. “A divulgação do poder público precisa ser intensa a fim de conscientizar todas as locadoras. O prazo para mudança também deverá ser justo para que todos tenham tempo de adequar sua frota”, ressalva.
A Localiza Rent a Car, que encerrou o 1º semestre de 2010 com 71 mil carros, confirmou, por meio da assessoria de imprensa, que a empresa não dispõe de carros adaptados para deficientes e que somente se a lei for aprovada adequará sua frota. Já o sócio da Locarcity, Felipe Braz Brandão, afirma que em 24 anos de existência, a empresa nunca recebeu uma solicitação por veículo adaptado para deficientes. “Temos carros automáticos que cooperam para a direção de portadores de algumas deficiências”. O diretor da locadora garante que o atendimento a esse público será feito logo que a demanda for identificada, independentemente da aprovação ou não do projeto.
A funcionária pública Andréa de Campos, quer vender o carro adaptado, mas garante que não o fará enquanto o veículo novo não lhe for entregue. “Se existisse uma locadora que me atendesse, faria negócio hoje mesmo”.
Fontes: http://www.hojeemdia.com.br/
Veja também nesse blog:
Aprenda como obter sua carteira de habilitação especial
Teste Drive: C4 Pallas e C4 Hatch
Autoescolas não formam deficientes em categorias profissionais
enviei a seguinte mensagem à localiza:
"Bom dia,
li o seguinte trecho no jornal Hoje em dia: "A Localiza Rent a Car, que encerrou o 1º semestre de 2010 com 71 mil carros, confirmou, por meio da assessoria de imprensa, que a empresa não dispõe de carros adaptados para deficientes e que somente se a lei for aprovada adequará sua frota. Já o sócio da Locarcity, Felipe Braz Brandão, afirma que em 24 anos de existência, a empresa nunca recebeu uma solicitação por veículo adaptado para deficientes."
O que é uma inverdade, pois eu mesmo várias vezes ja liguei procurando saber se a empresa disponibilizava destes veículos, porem o descaso é tanto que nenhuma sugestão foi "anotada". Espero que a lei seja aprovada e cumprida, afinal, eu e outras pessoas que necessitam sabemos o quanto é difícil não sermos limitados por pessoas/empresas que simplesmente nos ignoram."
Vejamos se serei respondido.
Espero que essas empresas não se esqueçam que adaptado, não significa só alterações para serem conduzidos por quem tem uma boa mobilidade nos membros superiores.
Em Portugal aconteceu isso. Praticamente não existem adaptados para tetraplégicos. Ou seja: com rampas. Nós não conduzimos, mas precisamos de carros que nos transportem, mas conduzidos por outros.
Fica bem
Eu como mecânico digo que não é tão difícil adaptar até mais de 10% da frota de locadoras para atender a motoristas com deficiência física, principalmente com a recente popularização do câmbio automatizado (por não ter anéis sincronizadores é mais simples de fazer manutenções e o controle eletrônico acaba fazendo com que o desgaste da embreagem seja mais lento, e agiliza o processo de adaptação por já vir com a embreagem automática direto de fábrica). No senso comum quando se fala em deficiência física logo se vem à cabeça a imagem dos paraplégicos (tanto que o símbolo internacional de acessibilidade faz referência clara à cadeira de rodas), mas é possível adaptar um único veículo para atender facilmente a hemiplégicos, paraplégicos, amputados de um ou mais membros inferiores ou um único membro superior com alguns equipamentos regularmente disponíveis no mercado brasileiro.
Infelizmente no Brasil as coisas só funcionam através da punição ou multa. Basta ver a resposta da Localiza Rent dizendo que somente adequará sua frota quando a lei for aprovada. No mínimo é muito abuso, descaso e desrespeito com as pessoas com deficiência. Você tem razão,Jeremy.
Muito bem lembrado, Eduardo.
Abraços!
Para cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze
Ótimo comentário, ainda mais que você tem experiência nesse assunto. Mas se houvesse um pouco mais de boa vontade, não teríamos situações como essa.
Alguém sabe dizer se foram aplicadas essas alterações na frota de bh? Gostaria de fazer um test drive para trocar de carro, mas nenhuma concessionaria em florianopolis/sc disponibiliza um veiculo com comando manual, ai fica complicado a pessoa trocar de carro só andando de carona…