Jovem com microcefalia é destaque internacional ao virar modelo
Uma brasileira se tornou a primeira modelo do mundo com microcefalia. Ana Victória Lago, de 17 anos, foi convidada pela agência “BM Model”, de Manaus, e espera fazer história ao estrear em junho na Semana de Moda do Rio de Janeiro. A mãe, Viviane Lima, não consegue conter a emoção que é ver a evolução da filha.
Mãe de adolescentes com microcefalia ajuda nova geração a desafiar limites
‘Sou plena, feliz e existo porque minha mãe não optou pelo aborto’, diz jornalista com microcefalia
“Cada dia com nossas filhas é um presente”, diz mãe de duas meninas com microcefalia
“Nunca imaginei a Ana Victória trabalhando como modelo. Ela sempre gostou, como a gente trabalhou muito nelas (filhas) essa questão de elas se amarem, se gostarem. (…) A gente trabalhou muito essa autoestima delas, mas eu nunca imaginei que isso fosse virar algo tão sério”, disse a mãe de Ana Victória.
Viviane é mãe de três meninas: Ana Victória, Júlia – a mais nova – e Maria Luiza, que também possui microcefalia. Ela já chegou a ouvir de médicos que as duas filhas nunca andariam ou falariam, por possuírem a parte motora muito comprometida.
“Eu volto no tempo na minha cabeça. Todos os momentos que eu vivi com ela, quando a gente trabalhou quando ela tinha quase dois meses. Trabalhei tanto pra que ela viesse caminhar. Mas a minha intenção, naquele momento, era pra que ela andasse, não pra desfilar. Então, me surpreende. É algo extraordinário”, contou.
Viviane destaca que a criança com microcefalia precisa de muito estímulo e ajuda dos familiares.
“Uma grande porcentagem de tudo isso vem da gente que é pai e mãe. Eu para os médicos e eles diziam ‘olha, tem que estimular ela a mexer a mãozinha. Pega uma bolinha e coloca na mão dela’. Daquilo que o médico me ensinava, eu inventava outras coisas. Então, parte muito da família”, explicou Viviane.
Victória tem problemas de fala e de aprendizado, e possui capacidade mental de uma criança de 10 anos. Mesmo com todas as dificuldades ela se torna modelo não só nas passarelas, mas também para outras crianças que tem a síndrome.
Desde o surto de zika no Brasil, o número de crianças com microcefalia ultrapassou a marca de 2.200. E ainda há 3.144 casos em investigação.
A Viviane tem um grupo no whatsapp onde compartilha histórias e ajuda mães que não sabem como lidar com a microcefalia. Sobre a filha se tornar uma modelo profissional, Viviane afirma que o mais importante é a felicidade dela. E não é que a Ana Victória está gostando mesmo da coisa?
“Modelo, linda, eu gosto de desfilar na passarela. Gosto de tirar fotos”, disse Ana Victória.
Quem quiser saber mais sobre a nova modelo pode acessar a página da Ana Victória Lago Oficial no Facebook.
Fonte: http://jovempan.uol.com.br/noticias
emocionante!
Ela e uma linda garota.