Deficiente se arrasta para sair de ônibus após trocador e motorista se recusarem a ajudar; vídeo
A matéria abaixo foi extraída do site Blastingnews.
Um vídeo lamentável mostra que o respeito e a compaixão ainda estão longe de serem unanimidade na humanidade.
Uma mulher com deficiência física precisou passar por uma humilhação desnecessária quando se utilizava do transporte público na cidade de São Luís, Maranhão.
Ela fez questão de pedir para que alguém gravasse o que ela teve de fazer para, sozinha, desembarcar do coletivo, que aparentemente estava com o sistema de embarque e desembarque para cadeira de rodas quebrado.
As cenas do vídeo começam com ela ligando o aparelho celular e pedindo para que uma outra passageira filmasse sua descida do ônibus. Na sequência ela desce da cadeira e de joelhos se arrasta até próximo à porta. Empurra a cadeira degraus abaixo para fora do ônibus. Depois pega a mochila e joga também na pista. Desce a pequena escada se arrastando até o último degrau.
A mulher com deficiência então se esforça para colocar a cadeira na posição certa, ajeita com sacrifício o próprio corpo e senta em seu equipamento. Indignada, pede para a passageira que faz o registro: “Agora filma a cara dele”.
Ela obedece e é possível ver o cobrador de ônibus imóvel em seu lugar. Ele não se dignou a ajudar a mulher, que agora aparece catando suas coisas na pista e pegando de volta o celular.
As imagens ficam tremidas, mas é possível entender que o cobrador fala algo em protesto pelo vídeo que acabara de ser feito.
Ele teria perguntado se a mulher fez tudo isso para ameaça-lo. Ela responde firma: “Você vai me pagar, você vai me pagar. Eu estou sim te ameaçando”.
O vídeo termina neste momento, após um minuto e quarenta e três segundos. As imagens provocaram indignação em muita gente nas redes sociais, pela omissão dos funcionários do transporte coletivo.
Uma internauta relata que sabe bem o que é a falta de respeito “imenso” com as pessoas com deficiência física, pois é cadeirante e constantemente precisa passar por humilhações sempre que precisa usar o transporte público.
“Não pedimos para nascer assim, então, lembrem-se que um dia vocês ficarão velhos e podem precisar de ajuda também”.
Outro internauta diz que a cadeirante tinha razão em filmar, mas critica especialmente os donos das empresas de ônibus, que colocam verdadeiras sucatas para servir a população sem que os órgãos competentes para a fiscalização atuem para coibir esse tipo de situação lamentável.
Embora concorde que o fato é totalmente reprovável, penso que a história deve ter o outro lado … Talvez o motorista tenha avisado da falta de elevador e mesmo assim a cadeirante quis usar o transporte para mostrar sua realidade …Mas sinceramente, creio que nesse meio tempo alguma coisa justificou a inércia das pessoas envolvidas.. Não é possível que as ações tenham sido gratuitas.