Iveco desenvolve uma van que realmente é para todos!
A matéria abaixo foi extraída do site Diário do Transporte.
Acessibilidade, segurança, automação e ônibus menos poluentes foram os principais temas de evento que reuniu a montadora, encarroçadoras, gestores públicos e a UFMG
No evento da IvecoBus Experience, em Sete Lagoas, sede da empresa, a Iveco Bus também apresentou um conceito de transportes que considera totalmente inclusivo: é a van Iveco Daily Life. Além de oferecer acessibilidade para o passageiro que usa cadeira de rodas, por meio de uma plataforma elevatória com poltrona fixa (o que já existe no mercado por meio do modelo Iveco Daily Elevittá, no caso da marca), o modelo também permite que pessoas sem os movimentos nos membros inferiores também trabalhem no transporte coletivo.
Sendo um protótipo, ainda sem previsão de comercialização, a van possui um sistema de elevação também para o banco do motorista. A aceleração do veículo se dá por meio de um aro disposto no raio do volante. A frenagem é manual também e a troca de marchas é eletrônica-manual.
“Inclusão é isso, é deixar o transporte coletivo acessível a todos. Queremos com este conceito quebrar paradigmas, transpor barreiras culturais e tecnológicas e por que não criar um novo mercado de trabalho. Com a Daily Life nosso principal objetivo foi mostrar que falta de solução tecnológica não é pretexto para incluir trabalhadores com deficiência na operação de vans e ônibus” – contou ao Diário do Transporte gerente de marketing da Iveco Bus, Gustavo Serizawa.
Todo o sistema operacional para o motorista guiar o veículo foi desenvolvido pela multinacional italiana Kivi, que está instalada no Brasil há quase dois anos.
O diretor da unidade brasileira, Fábio Quintão, disse ao Diário do Transporte que a van não é necessariamente exclusiva para motoristas com deficiência. Todos os sistemas acessíveis podem ser desativados caso o condutor não possua restrições severas de movimento.
“A van tem acionamento de freio de mão elétrico, a embreagem é elétrica e o freio de mão e o acelerador de aro são wireless. Todos estes equipamentos podem ser desativados e a van pode ser dirigida por qualquer pessoa com ou sem deficiência. Os veículos podem ser personalizados também” – contou.
Também conversando com o Diário do Transporte, a diretora comercial da Kivi Italia, Maya Albani, contou que na Europa, é comum vans e ônibus serem dirigidos por pessoas com deficiência.
“A mentalidade geral na Europa, não apenas do dono de ônibus ou de um setor específico, é permitir quem tenha deficiência seja uma pessoa autônoma, integrada à sociedade. Não há subdivisão de setores, de ônibus, de vans. Não há preconceito em relação ao fato de pessoas com deficiência dirigirem um veículo maior.”
A plataforma do banco do motorista é feita pela empresa Elevittá Elevadores, a mesma que fornece o dispositivo para a van Daily, o micro-ônibus em parceria com a Caio – Soul Class e para os ônibus de 17 toneladas ou mais.
O diretor industrial da Elevittá, Erivelto Soares Weinert, contou ao Diário do Transporte que foram vários meses de estudo para desenvolver o elevador do motorista, mas que a operação é simples.
“O equipamento é sim revolucionário no Brasil, mas ao mesmo tempo o elevador é muito simples. Tem apenas dois comandos, é puramente elétrico, não tem sistema hidráulico ou pneumático, é muito fácil de operar. Os botões são apenas sobe e desce.” – disse ao enfatizar que a tecnologia pode ainda ser aperfeiçoada.
Se fosse comercializado, hoje o veículo ficaria em média, de 20% a 30% mais caro que um Daily Elevitá com sistema apenas para passageiros.
VEJA VÍDEO DE EXEMPLO DE OPERAÇÃO:
A reportagem do Diário do Transporte constatou em mais esta cobertura que, cada vez mais, as fabricantes de chassis e carrocerias estão interessadas em participar das discussões de mobilidade e que não sobreviverão as marcas que se limitarem a apenas venderem ônibus. O veículo é importante, mas a sociedade tem evoluído ao ponto de cobrar uma solução para os seus problemas e não apenas ônibus ou metrô.