Passageira ganha indenização de R$ 20 mil após cair em ônibus no RJ
Segundo a empresa de ônibus, o acidente foi causado por mero descuido da própria passageira.
A passageira usa muletas, sofre várias escoriações e lesões e agora é culpada pela irresponsabilidade do motorista.Vergonhoso! (Nota do blog)
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) condenou uma empresa de ônibus a pagar uma indenização de R$ 20 mil por danos morais a uma passageira portadora de necessidade especial*, que caiu do banco do veículo da empresa Paranapuam, após uma manobra do motorista. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (19) pela assessoria do TJ-RJ. Cabe recurso.
Mulher é portadora de necessidades especiais* e caiu depois de uma manobra. Procurada pelo G1, empresa não retornou o contato.
Procurada pelo G1, a empresa não retornou o contato até o momento da publicação da reportagem.
De acordo com a sentença, por causa do acidente, a passageira, que usa muletas, teve várias escoriações e lesões. Ainda segundo a sentença, a passageira relata que, por ser deficiente, teve dificuldade para se segurar durante a manobra, o que tornou o acidente ainda mais grave.
Falta de zelo
Ainda segundo o TJ, a empresa de transporte alegou que o acidente foi causado por mero descuido da própria passageira e que ela não teria sofrido nenhum tipo de abalo moral, alegação não aceita pela magistrada.
Na sentença, a desembargadora e relatora do processo, Daniella Alvarez Prado, da 15ª Vara Cível, também afirma que a empresa não zelou pela integridade da passageira.
“Certo é a existência de dano moral pleiteado que, no caso em tela, emerge do próprio fato, sendo indubitável que o acidente causou abalo psicológico, insegurança emocional e lesão física à autora”, disse a magistrada.
A magistrada informou ainda que para ela, não se pode negar a responsabilidade da transportadora no acidente, pois é dever da mesma zelar pela integridade de seus usuários, principalmente pelo fato da autora da ação ser deficiente física.
Fonte: G1 (19/01/2011)
Veja também nesse blog:
Universidade Estácio de Sá indenizará aluna com deficiência visual
Parabéns a essa passageira que fez valer seu direito! Que isso sirva de exemplo para outras empresas de ônibus! Todos passageiros, seja ele com ou sem deficiência, merecem respeito!