Jovem com síndrome de down é a primeira modelo vencedora de um concurso de beleza internacional
Garota de 19 anos contrariou o diagnóstico de um médico que sempre lhe disse que nunca iria saber sequer falar.
Uma adolescente desafiou médicos que “pintaram um futuro sombrio” e disseram que a garota nunca aprenderia a ler ou falar. No entanto Kate Grant tornou-se a primeira modelo com Síndrome de Down vencedora de um concurso internacional de beleza.
Kate Grant, 19 anos, levou o prêmio máximo na competição Teen Ultimate Beauty Of The World, realizada em Portadown, na Irlanda do Norte, que celebra a diversidade.
O evento tem três categorias: para crianças, adolescentes e maiores de 20 anos e está aberto a qualquer pessoa, independente do peso, altura, características ou estado civil.
Quarenta candidatos de todo o mundo participaram do concurso, com Kate representando sua terra natal, a Irlanda do Norte.
Depois de uma entrevista com um painel de jurados, Kate foi para a passarela em uma série de roupas temáticas, incluindo jeans e camiseta branca para o look casual, um vestido preto e branco para a rodada formal e uma lantejoula turquesa brilhante.
Kate queria ser modelo desde os 13 anos e adora se maquiar e vestir roupas de moda. Ela já trabalhou em várias butiques em sua cidade natal, mas apesar da mãe,Deirdre, ter enviado suas fotos para várias agências, seu trabalho nunca foi reconhecido.
Até que um dia Deirdre, publicou no Facebook uma foto da filha vestida para o Baile de Finalistas e na qual perguntava se seria um sonho utópico a filha se tornar modelo um dia. Ela ficou chocada quando o post foi compartilhado 26.000 vezes e visto pelo diretor de concurso Taylor-Rae Hamilton, que então convidou Kate para participar da Teen Ultimate Beauty of the World.
Deirdre lembrou da perspectiva sombria que um médico descreveu para ela e o marido, após Kate ter nascido e confirmada a Síndrome de Down. Naquela época, eles disseram que sua filha nunca aprenderia a ler e seria uma pessoa limitada.”Lembrei-me desse médico quando ela fez o seu discurso de agradecimento em cima do palco, no qual falou nas suas esperanças numa sociedade inclusiva, na qual as pessoas como ela são tratadas de igual forma”, afirmou Deirdre.
Agora que venceu o concurso, Kate estará envolvida em sessões fotográficas durante todo o ano e participará como júri e mentora na final do do ano de 2019. “Quero que as próximas gerações que tenham alguma necessidade especial saibam que o verdadeiro significado da beleza é quem você é, não o que você parece. Bondade, compaixão e brilho interior, essa é a beleza suprema. Se os jurados viram isso em mim, então estou feliz, afirmou Kate.
Fonte: Daily Mail
Tradução: Blog Deficiente Ciente