Brotas: esportes radicais, cachoeiras e acessibilidade
A palavra que mais simboliza Brotas é natureza. A cidade, famosa pelo turismo de aventura, oferece também opções para outros perfis de turista. É claro que esportes radicais são um grande atrativo do destino: o famoso rafting, tirolesa, cachoeirismo, trilha em quadriciclo, cavalgada, caiaque e a incrível queda livre são opções para os aventureiros.
Mas Brotas também oferece hospedagens confortáveis, com cara de lua de mel (a pousada das Nascentes, por exemplo, oferece suítes com hidromassagem ou ofurô) ou preparadas para toda a família (resorts como o Areia que Canta são tão completos que você nem quer sair de dentro deles), e parques com infraestrutura capaz de satisfazer crianças pequenas ou idosos, com redes sob árvores, piscinas, bons restaurantes, trilhas curtas e de nível fácil que levam a poços e cachoeiras, e atividades como a flutuação – em que você só precisa relaxar e se deixar levar pela correnteza.
10 praias acessíveis no Brasil
Dicas para viajantes com deficiência
O rio
A estrela de Brotas é o rio Jacaré Pepira, um dos únicos que permanecem limpos no Estado de São Paulo.
No Parque dos Saltos, localizado no centro da cidade, você pode aproveitar gratuitamente a beleza desse rio. Ele também atravessa diversas propriedades que o exploram para banho ou esportes radicais. O mais famoso deles, o rafting, é praticado por cerca de 10 km, e você encontra corredeiras de nível 3 e 4, numa escala que vai de 1 a 6. Em suas margens o visitante pode observar uma fauna riquíssima, que inclui macacos, quatis, tucanos, mergulhões, além de mais de 90 espécies de aves.
A noite
A vida noturna da cidade não vai até altas horas, mas há programas que valem a pena. No Centro de Estudos do Universo (fundacaoceu.org.br), o visitante pode observar o céu com um dos maiores telescópios didáticos do país. Já no Brotas Beer Pub (brotasbeer.com.br), pode ser feita a visitação à fabrica de cerveja e degustação de rótulos como a Schwarzbier, uma das mais premiadas do país.
Gastronomia
A gastronomia tem crescido como atrativo em Brotas. Não deixe de ir ao Restaurante Bistrô Casa De La Sierra, no bairro do Patrimônio, sob o comando do chef André Ávila, e ao Brotas Zen Bistrô, onde um menu degustação com 5 pratos faz bem até para a alma. Em agosto a cidade recebe o Brotas Gourmet, com shows e apresentação de receitas exclusivas para o evento.
Tranquilidade
Um passeio de rara beleza é a nascente do rio Tamanduá, localizada no interior do hotel fazenda Areia que Canta (areiaquecanta.com.br), mas que permite visitação de não hóspedes. A água é cristalina, e a areia faz um som parecido com o de uma cuíca se você a esfregar entre as mãos. O local itambém ficou famoso pela grande variedade de aves, que atrai os praticantes de birdwatching.
Acessibilidade
A cidade, conhecida como capital do turismo de aventura, tem a preocupação de tornar seus passeios e hospedagens acessíveis a pessoas portadoras de deficiência. A cachoeira de Santo Antônio, localizada dentro do Recanto das Cachoeiras (recantodascachoeirasbrotas.com.br), é uma opção para cadeirantes, que conseguem acessar a queda d’água e tomar um energizante banho. Com investimento em acessibilidade, veículos podem estacionar a 50 metros da cachoeira, e, por um curto caminho de chão batido, é possível chegar até a queda de 20 metros, onde um monitor estará disponível para ajudar no que for necessário. “Está nos nossos planos adquirir cadeiras de rodas especiais para banho, para quem não quer entrar na água com sua própria cadeira”, afirma Rodrigo Braga Saldanha, proprietário do sítio turístico.
O rafting é outra atividade que está ao alcance de todos. Operadoras como a Eco Ação (ecoacao.com.br) e a Alaya (alaya.com.br) estão preparadas para atender ao público cadeirante.
As hospedagens acessíveis são muitas, tanto na região central – como o Camping & Lazer Jacaré Pousada (campingjacare.com.br) ou Hotel Pousada Natural (hotelnatural.com.br) – quanto na região do Patrimônio – como a Pousada das Nascentes (pousadadasnascentes.com.br) ou Rota das Cachoeiras (pusadarotadascachoeiras.com.br).
Assista o vídeo: