A luta incansável do tetraplégico Eduardo Jorge chama a atenção do governo de Portugal
O objetivo de Eduardo Jorge, do blog Tetraplégicos, é que pessoas, assim como ele, que têm deficiência com grande dependência, tenham direito a cuidadores em casa, sem necessidade de abandonarem suas residências.
Eduardo havia anunciado que entre 1 e 4 de Dezembro, passaria os dias e as noites deitado numa cama, fechado numa gaiola, em frente à Assembleia da República, em Portugal. A ideia era que presidente e ministros fossem seus cuidadores durante esse período. Entretanto isso não foi preciso.
Há 18 meses foi criado um Decreto-lei onde o governo de Portugal assumiria um compromisso de que pessoas que estivessem nas mesmas condições que Eduardo teriam a vida mais independente, entretanto na prática esse decreto não foi cumprido. Indignado com a posição do governo, Eduardo anunciou o protesto, mas felizmente isso não aconteceu, porque no dia 2 de dezembro ele teve a garantia que uma reunião iria ser realizada no dia 4 de dezembro com os responsáveis do governo para tentar encontrar uma solução para esses problemas.
De acordo com Eduardo, o governo vai alterar a lei que regula o modelo de apoio à vida independente das pessoas com deficiência. Ele disse também que a tutela também se comprometeu em dar seis meses de transição para que quem está em instituições possa reorganizar a sua vida.
Esperamos que dessa vez o governo de Portugal cumpra efetivamente suas promessas e que o decreto seja cumprido. Vamos ficar de olho!
Veja também:
- Eduardo Jorge, do blog Tetraplégicos, ficará numa cama e fechado numa gaiola em frente a Assembleia da República, em Portugal
- Documentário “O que é isso de vida Independente”, conta a história do tetraplégico português Eduardo Jorge