Aprovada a instalação de brinquedos adaptados para crianças deficientes
Os vereadores aprovaram em 2º turno na reunião desta sexta-feira, 4 de fevereiro, o Projeto de Lei 482/2009, de Leonardo Mattos (PV), que prevê a instalação de brinquedos adaptados para crianças portadoras de deficiência em parques, praças e áreas de lazer abertas ao público da Capital. Além dos brinquedos para deficientes físicos, a norma também prevê a instalação de equipamentos para crianças com deficiência visual, como tabuleiros e baralhos táteis. Todos os equipamentos deverão atender aos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Para Leonardo Mattos, “esses brinquedos permitirão que crianças com deficiência, que são geralmente retraídas devido às suas limitações, possam desfrutar do prazer de brincar com liberdade, em perfeita harmonia com as outras crianças, trazendo assim um efeito fisiológico e psíquico positivo para o crescimento pessoal”. A norma determina que ficará a cargo da Prefeitura firmar parcerias com empresas para executar as adaptações nas praças.
Fonte: Superintendência de Comunicação da CMBH
Referência: http://leonardomattos.com.br/
Veja também nesse blog:
Carta denúncia sobre inacessibilidade nos parques e shopping em Salvador
“Mutirão da Inclusão através de Emendas”
“Movimento Inclusão Já” e a acessibilidade no Parque Ibirapuera
Movimento Inclusão Já: Acessibilidade nos Parques da Capital Paulista
Prezados amigos e amigas fico muito impressionado com certos tipos de noticias assim como esta.
Porque um município deve aprovar uma lei municipal sendo que já temos a Lei Federal que já estabelece a obrigatoriedade das instalações desses brinquedos?
Ao invés de ficarem inventando leis que reafirmam as Leis existentes, Porque não partem para a parte pratica a de cumprir com as Leis já existentes e instalarem logo esses Brinquedos?
Esse projeto não acrescenta absolutamente nada que não tenha na lei Federal ( LEI Nº 11.982, DE 16 DE JULHO DE 2009 DOU de 17/07/2009 (nº 135, Seção 1, pág. 1)
Esse é um grande problema do nosso país, as famosas belas publicações e ações na pratica que é Bom NADA.
Esse tipo de Lei é conversa mole para Boi dormir e para pessoas tenterem suas promoções pessoal em cima do que já existe.
Um grande Beijo a você Vera
Valdir Timóteo
Concordo plenamente com você, meu amigo Valdir.
Teoricamente leis são criadas para serem cumpridas. Entretanto não é isso o que ocorre na prática, como você disse muito bem.
Não conheço pessoalmente o vereador Leonardo Mattos, que também é uma pessoa com deficiência, mas observo que ele tem se esforçado para que a legislação, principalmente a que se refere às PcD, sejam efetivamente cumpridas em BH.
Agradeço mais uma vez seus comentários sempre muito pertinentes.
Beijos!
Em nossa opinião a proposta do vereador Leonardo Mattos é de grande importância para a que realmente a inclusão ocorra de maneira ideal, pois as pessoas com deficiência necessitam de lazer e socialização. Apesar do Sr. Valdir Timóteo comentar sobre as leis existentes, julgamos que toda ação e divulgação pensando na inclusão em todas as esferas são relevantes para favorecimento dos deficientes e seus familiares.
Agradeço o comentário!
Em minha opinião a instalação de brinquedos adaptados para crianças deficientes em lugares públicos será de grande importância para a comunidade entender a inclusão de maneira significativa. O ambiente contribuirá para o desenvolvimento das habilidades das crianças e sua socialização.
Realmente Kátia… É o que necessitamos, uma sociedade inclusiva.