Jovem sofre bullying diariamente por má formação facial; Veja depoimento comovente
Bullying é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que podem causar danos físicos e psicológicos às vítimas. O termo surgiu a partir do inglês bully, palavra que significa tirano, brigão ou valentão, na tradução para o português.
Nathália, uma jovem de 19 anos, que mora Rio Grande do Norte, tem craniossinostose, e já passou por duas neurocirurgias esse ano.
Assim como o caso da garotinha July que serviu de chacota para o cantor MC Gui ( chacota essa que foi repudiada por milhares de brasileiros) Nathália é diariamente submetida ao bullying. Ela nos procurou e enviou um depoimento comovente sobre o que ela tem passado diariamente. Acompanhe:
“Uma das grandes causas da maioria dos suicídios não é a depressão, e sim o bullying. E por causa desse tipo de brincadeirinha que baixa a autoestima da vítima e pode causar o suicídio.
Quase todo dia recebo mensagens desse tipo e às vezes até comentário em fotos, e por mais que eu esteja superando em relação a isso, ainda dói e dói muito porque eu fico sem entender o motivo pelo qual minha má formação sirva e seja motivo de zoação, fora os testes que me submetem tipo perguntando coisas bem bobinhas pra testar se eu penso igual a todo mundo.
Ontem postei uns stories a respeito da Jully,a menininha americana que está em tratamento contra o câncer e que serviu de chacota pra aquele Mcgui (lamentável a postura dele, ele viu que a menina estava se sentindo desconfortável e continuou gravando, fora os amigos dele e a namorada rindo da situação, fiquei bem mexida com o caso, pois me coloquei no lugar da garotinha né, logo eu que passo por coisas assim quase todos os dias tanto na internet quanto no dia a dia) daí ontem a noite um engraçadinho achou de me zoar também. Só que eu postei o perfil do mesmo e agradeço a cada um que denunciou, pois conseguimos derrubar mais um perfil de um idiota pagando de F#@# na internet. Muita gente fala ” Faz B.O, Denúncia” se eu for fazer isso a cada pessoa que comente esse tipo de “crime” aqui na internet e na rua eu vou ficar louca, a verdade é essa, e também nem adiantaria porque nem delegacia especializada tem( aqui no meu estado não tem nada).
Só quero compartilhar com vocês o quão cansada eu tô de tudo isso.
Bullying não é engraçado, bullying marca as pessoas e como marca.
Pra chegar até aqui eu ralei e continuo ralando. Tudo partiu de mim eu que me esforcei (falo no sentido de fazer a campanha e colocar a cara a tapa e aguentar tantas coisas).
Ano passado eu estava cursando o 2°ano do ensino médio, infelizmente fiquei em uma turma a qual ninguém ia com a minha cara, ficava sem fazer trabalhos, os professores não estavam nem aí se eu estava aprendendo ou não, e eu tomei uma das decisões mais difíceis que alguém pode tomar: parei de estudar.
Gente vocês não tem noção do quão horrível é você estar numa sala a qual todo mundo fica te encarando sem dá uma palavra se quer e não se interessar em te colocar nos grupos de trabalho. E quando falavam era por dó e as únicas palavras trocadas era um “Oi” e um “Tchau”. Eu parei de estudar no sentido de não ir mais a escola, de só ir quando eu queria, ou seja, em épocas de prova.
Esse ano tô até numa turma legalzinha (dá pra suportar).
Ontem, dia 23/10/19, quando sai da escola (estudo pela manhã) estava com R$1,00 no bolso e fiz o quê? Fui comprar um salgado (porque estava com fome e não deu pra toma café da manhã mais cedo). Atravessei a rua cheguei lá na lanchonete, tinha uma fila (normal né quando a gente vai nesses cantos) já nem é surpresa o que aconteceu … Chegou minha vez de fazer o pedido, fiz e quando EU já estava pagando pra sair, também estava saindo uma mãe com uma criança, e essa mulher começou a me encarar tipo olhar de cima pra baixo com uma cara de… Foi desconfortável, ainda puxou o menino pra mais perto e falou alguma coisa pra ele. Sai de lá toda sem jeito (por mais que eu já seja acostumada com isso) é desconfortável porque as pessoas geralmente não falam nada só encaram mesmo e pronto ( quando não estão rindo e fazendo umas caras estranhas) aí eu fico me perguntando ” será que tem alguma coisa errada em mim? “Será que tem alguma coisa errada comigo?” Só pode ter pra alguém tá me encarando assim”.
Tem muita coisa que eu guardo pra mim e nem mesmo meus pais e amigos sabem (faço questão de não saberem por conhecer a estrutura de cada um). Mas a vida continua, a justiça da terra é falha, mas a de Deus não é. Não desejo o mal pra quem me deseja.
O que mais eu espero do fundo do meu coração é que às pessoas tenham empatia! Já perdi as contas de quantas vezes fui dormir chorando. Mas acordo no outro dia dando uma de “A SUPERADA”, tipo levando a vida como se nada tivesse acontecido, mesmo sabendo que no fundo aconteceu.
Ei você aí… É você mesmo que gosta de praticar bullying e fazer brincadeira de mal gosto com as pessoas. Não faça isso guarde sua opinião e suas piadinhas só pra você! O mundo está tão ruim pra ficar compartilhando ódio e ficar desmerecendo o outro… ” Não gosto de fulaninha”, é melhor guardar sua opinião só pra você. Não gosta pronto e acabou, mas não precisa espalhar para os quatro ventos.
Não cometa bullying, nem cyberbullying, seja diferente pratique o bem!”
Instagram: @Todos_Por_Nathalia
Se você tiver sofrendo bullying procure uma pessoa de confiança, procure os pais, o diretor da escola, um psicólogo qualificado e competente e conte o problema. Não silencie, não deixe que a situação se agrave!
Se você já sofreu bullying ou conhece alguém que já sofreu, deixe seu comentário.
Vera Garcia (Blog Deficiente Ciente)