Rapaz tetraplégico que tentou passar no vestibular sete vezes se forma na Unioeste
“Foi um privilégio ter o Marciel como nosso aluno, e nos orgulha fazermos parte da sua caminhada”…
Na última sexta-feira (14), o campus de Cascavel da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) teve a honra de celebrar a colação de grau das turmas de Ciências Econômicas e Ciências Contábeis. A cerimônia foi marcada com muita emoção, como em todas as formaturas. Mas a inclusão foi um diferencial nessa ocasião.
Marciel Pereira dos Santos, de 31 anos, concluiu o curso de Ciências Econômicas. Foram diversas situações enfrentadas diariamente, mas com determinação e alegria, conseguiu vencê-las. Ele nasceu com sequelas devido a uma paralisia cerebral que resultou em tetraplegia. Após sete tentativas, em 2014, Marciel conquistou sua vaga no curso dos sonhos.
A Unioeste busca de diferentes formas ser o mais acessível possível, em todos aspectos – com programas de inclusão à todos tipos de pessoas com deficiência. O Marciel é um dos exemplos que presenciam seu dia-a-dia dentro da Instituição.
“Saio daqui muito feliz. Lembrarei todos os dias dos meus colegas que foram incríveis, sempre me ajudaram com os conteúdos. Fizemos diversas brincadeiras, trotes, gincanas, jogos da atlética. São boas recordações desses seis anos que estive aqui”.
Esse momento foi de grande emoção para Marciel e também aos outros formandos . Não somente a turma que o acompanhou durante esses anos, mas todos comemoraram com emoção. O professor do curso de Ciências Contábeis, Luis Alberto Ferreira Garcia, ao fim da cerimônia, realizou uma homenagem ao Marciel, onde foi entregue um certificado de Mensão Honrosa, e também um presente que o alegrou muito uma camisa oficial do Palmeiras, time do coração do formando. O professor representou os professores do Curso e o PEE – Programa de Educação Especial. O destaque em sua fala foi a capacidade do aluno em ressignificar a docência aos professores.
“Foi um privilégio ter o Marciel como nosso aluno, e nos orgulha fazermos parte da sua caminhada”.
Com informações CGN