Conheça João Vicente, fotógrafo gaúcho com síndrome de down
Cada vez mais encontramos pessoas com síndrome de down desmistificando preconceitos em relação a síndrome. Podemos encontrá-los em diversos setores do mercado de trabalho. Esse é o caso do fotógrafo de Porto Alegre com síndrome de down, João Vicente Fiorentini, que registra formas geométricas que aprendeu na escola e que reconhece na natureza ou no ambiente urbano.
João Vicente prefere se expressar com o olhar do que com as palavras. Se a síndrome de down limita a sua fala, a câmera fotográfica é a ferramenta que o porto-alegrense de 22 anos encontrou para registrar e transmitir as suas impressões do mundo.
Com uma coletânea de 30 imagens de formas geométricas,que é uma das paixões de João Vicente desde os tempos de escola, fez exposições em Porto Alegre, Florianópolis e Rio de Janeiro. Nada nas paisagens urbanas escapa ao olhar apurado de João Vicente: cestos de lixo, bueiros, arranjos de flores, pichações em paredes, estátuas, pilhas de pallets, sachês de açúcar na mesa de uma lanchonete. Em toda cena o jovem detecta o ângulo mais improvável, que possa revelar a forma mais singular.
– Gosto de procurar na cidade e na natureza as formas que estudei nas aulas de matemática – explica João Vicente, através do aplicativo Let Me Talk, que oferece frases formuladas por ele com o auxílio da fonoaudióloga, gravadas e reproduzidas por uma voz digital.
Muitas das fotografias foram feitas em uma oficina de três dias durante a última edição do Porto Verão Alegre. Outras são de um trabalho escolar que convidou os alunos para tirar fotos na Praça da Alfândega, em Porto Alegre.
A mãe de João, Vera Ione Scholz, destaca a importância de pais e responsáveis estimularem seus filhos a explorar sua criatividade e potencial para a arte, que pode ser uma poderosa ferramenta de comunicação:
– Creio que todas as famílias devem oferecer tudo o que for possível para os seus filhos, mas cobrando um retorno dentro do que eles podem oferecer. Isso vale para qualquer filho, com ou sem deficiência – comenta a mãe.
Referência: http://pioneiro.clicrbs.com.br/
Leia Também:
- 22 pessoas com síndrome de Down que estão mudando o mundo
- 13 filmes imperdíveis que abordam a inclusão da pessoa com deficiência
- 18 atores com síndrome de down talentosos; Confira!