No dia das mulheres atleta paralímpica é homenageada pela Barbie
Nadadora paralímpica turca e medalhista de ouro, Sümeyye Boyacı, é mais uma das criações inclusivas da linha de ‘Modelos Barbie’.
“Posso não ter braços, mas tenho asas que ninguém mais vê” Estas são as palavras da campeã mundial de natação paralímpica de 17 anos, Sümeyye Boyacı, uma inspiração para muitas mulheres.
A Mattel pensando na inclusão, escolheu Boyacı como um dos ícones de bonecas Barbie deste ano, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, em 8 de março.
Modelado a partir de Sümeyye, a boneca é um dos muitos modelos criados como parte do compromisso da Barbie de destacar modelos femininos no esporte.
Campeã em provas de velocidade, Sümeyye compete em muitos estilos de natação, como estilo livre, costas e borboleta na categoria de deficientes S5. Sümeyye nasceu sem braços e com luxação do quadril, ela aprendeu a pintar com os pés aos 4 anos de idade e começou a escrever logo na primeira série. Depois de observar cuidadosamente os peixes em seu aquário, ela viu que eles também estavam nadando sem braços e, assim, embarcou em sua carreira como atleta.
Trazendo para casa sucessivas medalhas de ouro na categoria costas de 50 metros no Campeonato Europeu de Natação do Pará de 2018, em Dublin, e no World Para Swimming World Series 2019 na cidade de Indianápolis nos EUA, Sümeyye conquistou recentemente uma medalha de prata no Campeonato Mundial de Natação de 2019 em Londres.
Entre as bonecas deste ano comemorando o empoderamento feminino, temos a alemã Malaika Mihambo, atual campeã mundial em salto em distância, Amandine Henry, a capitã do futebol francês nacional, a britânica Dina Asher-Smith, a campeã mundial dos 200m, a ucraniana Olga Kharlan , cinco vezes campeã mundial de esgrima, a portuguesa Teresa Bonvalot, campeã européia de surfe, lituana Airine Palsyte, campeã européia de indoor.
A campeã turca de windsurf Çağla Kubat e a atriz turca Gülse Birsel também tiveram uma Barbie feita à sua semelhança, como parte do projeto “Role Model” da Barbie dedicado em homenagear modelos do passado e do futuro.
Lançada em 2018, a campanha tem como objetivo inspirar as futuras gerações de mulheres a ultrapassar seus limites, romper com os papéis tradicionais que lhes são atribuídos pela sociedade e alcançar seu verdadeiro potencial.
Desde 2015, a Mattel tenta adotar uma abordagem mais inclusiva, divulgando mensagens de diversidade, refletindo diferentes tipos de corpos, tons de pele e penteados, além de deficiências e condições médicas como vitiligo, em vez de seu antigo padrão.
Com informações Daily Sabah