Laudo médico PcD: Instruções para preenchimento e dicas importantes!
Antes de mais nada, o laudo médico PcD é um documento que comprova, de maneira formal, a deficiência de uma pessoa. Ele é fundamental na aquisição de direitos.
O laudo serve para que a PcD entre no mercado de trabalho através da Lei de Cotas e serve também para a isenção de IPI e ICMS na aquisição de veículos novos.
O ideal é que pelo menos um dos médicos seja especializado na patologia em questão, se a deficiência for uma lesão medular, que seja um neurologista ou neurocirurgião, se for amputação, que seja um ortopedista. Por exemplo, no caso de paralisia cerebral, não é só o diagnóstico. O médico precisa descrever com detalhes quais os comprometimentos dessa paralisia (Ex.: fraqueza muscular)
No caso de pessoas que querem obter a CNH Especial para compra de um carro novo é recomendado fazer o exame com um médico do SUS credenciado pelo Detran. Enfim, o médico perito do Detran é responsável pela emissão desse laudo.
E quem quer adquirir um veículo com isenções, o laudo precisa especificar a deficiência física e as adaptações necessárias que deverão ser feitas no carro.
Para elaboração de um laudo médico procure sempre um profissional qualificado!
Assista o vídeo abaixo e veja a importância do preenchimento correto do laudo médico PcD:
Amputei a falange distal do polegar direito, porém sou canhoto, gostaria de saber se posso prestar concurso nas carreiras policiais, como deficiente físico.
Como conseguir isenção do IPVA sendo um deficiente físico mas sou motorista?
Como evitar a burocracia das exigências da lei?
Ola, presidenta da Associação das Pessoas com Deficiência e Patologia de Ouricui-PE.
Precisamos de umas informações sobre as Leis que dar proteção as Pessoas com Deficiências.
E tipos de deficiências…
Fiquei com sequelas na perna esquerda devido a um acidente sofrido em 2005 quando fraturei o platô da tíbia que segundo relatos médicos partiu-se em mais de 30 fragmentos, 11 meses depois quebrei o fêmur agravando ainda mais a minha situacao. Em 2011 consegui o laudo de PCD e desde então trabalho usando a cota destinada a esses trabalhadores. Depois de ficar 2 anos desempregado consegui nesse mês disputar uma vaga de porteiro em uma grande empresa de planos de saúde, passei por todo o processo de de admissão mas quando fui fazer o exame médico os profissionais que me avaliaram entenderam que a minha condição não se classificaria nós novos critérios do ministério do trabalho. Gostaria de saber o que devo fazer pra consegui um novo laudo que me possibilite a entrar na cota pois não tenho condições de disputar vagas de trabalho com pessoas que não tem deficiência e mobilidade reduzida. Agradeço a atenção!
Boa tarde, vcs auxiliam na aquisição de imóvel, vi que nem descontos nos temos, preciso comprar um imovel, mas a prefeitura e governo do estado do paraná bem resposta me deram.
Olá José! Não fazemos esse serviço, aqui é um blog pessoal.
Vera, bom dia, tudo bem? Existe alguma isenção, além do veiculo, para fazer a adaptação para rapmpa traseira, minha irma so mexe uma mao, e vamos comprar o carro e também fazer a adaptação para entrar a cadeira!
Oi Márcio! Por enquanto não.
Para se enquadrar como deficiente auditivo, a perda bilateral tem que estar em acima de 41 db, em todas as frequencia de 500, 1000, 2000, e 3000? ou é feito algum cálculo nas 04 frequencias?