Deficiência VisualTops

10 pessoas cegas famosas e inspiradoras; Confira!

Compartilhe:
Pin Share

Da política ao entretenimento e esportes, várias pessoas cegas encontraram sucessos surpreendentes. Ter uma deficiência não os impediu de mostrar suas habilidades; ao contrário, os desafiou a fazê-lo com veemência e orgulho. Reunimos uma lista de dez cegos famosos que são uma inspiração para todos nós. Eles mostram com muita clareza que o único limite para o que podemos fazer é a nossa imaginação. Veja a lista abaixo:

deficiência

1-Stevie Wonder

Stevie Wonder não é apenas um dos mais famosos cego do mundo, ele é um cantor lendário, cuja música percorre épocas, emocionando os jovens e os idosos com suas notas de piano dolorosamente belas e sua voz suave. Stevland Hardaway Morris é conhecido por seu funk pop retrô, que deu origem a inúmeras canções de sucesso e o levou ao topo das paradas musicais em todos os lugares.

Ele nasceu prematuro. Durante o tempo que passou na incubadora, ele desenvolveu um problema chamado retinopatia da prematuridade, uma condição trágica que inibia o crescimento dos olhos e destacava a retina, fazendo com que ficasse cego. Apesar disso, Stevie tinha uma paixão pela música e a seguiu implacavelmente. Aos 4 anos, ele era regular no coral da igreja. Ele aprendeu a tocar piano, bateria e gaita. Quando Stevie tinha apenas 11 anos, ele assinou contrato com o selo Tamia da Motown. Dois anos depois, seu hit single, Ponta dos dedos alcançou o primeiro lugar na Billboard Hot 100, tornando o garoto maravilha o artista mais jovem a liderar o ranking.

Ele passou a produzir muitos outros trabalhos surpreendentes, como Você é o raio de sol da minha vidaEu fui feito para amá-laSuperstiçãoAssinado, selado, entregue, sou seu. Stevie recebeu 25 prêmios Grammy e está aclamado pela crítica por produzir até 30 dos dez melhores hits dos EUA. Ele ainda é o único artista da Motown e o segundo músico afro-americano a ganhar um Oscar, este foi para Melhor Canção Original e, graças à sua Acabei de ligar para dizer que te amo acertar. Até a data, Stevie Wonder continua gravando e produzindo músicas com instrumentais melodiosos e letras pungentes. Ele é considerado um dos 60 principais artistas da música a alcançar o sucesso mais crítico e comercial da história.

2-Allan Pineda

O rapper filipino Allan Pineda, conhecido como Apl.de.ap, da banda estadunidense Black Eyed Peas, causou uma certa comoção nas redes sociais ao anunciar que era legalmente cego. A cegueira do cantor se dá por uma condição chamada nistagmo, conhecida popularmente como “olhos dançantes”.

O nistagmo consiste na movimentação constante dos olhos, que pode ser horizontal, vertical ou giratória, em um ou nos dois olhos. Essa movimentação é natural e ocorre em todo mundo, podendo, inclusive, ser induzida, como quando uma pessoa olha para um ponto fixo e abre e fecha os olhos rapidamente.

Segundo o próprio Apl, ele não conseguia enxergar detalhes faciais, se guiando pelo som da voz de uma pessoa. O músico também conseguia ver alguns vultos, o que permitia que ele soubesse que uma pessoa ou objeto estava relativamente perto dele.

3- Ray Charles

“Cantor, músico, pianista e compositor norte-americano nascido em Albany, Georgia, U.S.A., considerado um dos maiores músicos populares americanos, representante da essência da música negra de seu país e inventor do soul, um estilo musical construído a partir de elementos do gospel, blues e jazz. De família humilde, teve uma infeliz trajetória de vida na infância e na adolescência. Vítima de glaucoma aos cinco anos perdeu a visão aos sete e ficou órfão aos 16.

Nem por isso, abandonou o sonho de tornar-se um grande pianista e depois de aprender a ler e escrever músicas em braile, na St. Augustine School for the Deaf and Blind, Florida, passou a se destacar em vários estilos como blues, gospel e jazz.

Começou a fazer sucesso (1955), tornando-se o artista que conseguiu ficar mais tempo nas paradas de sucesso. Faleceu em junho de 2004, em sua casa em Beverly Hills, no Estado da Califórnia, EUA, onde estava com seus familiares, vítima de uma doença fatal que começou com um problema no quadril e depois teve outras infecções, principalmente no fígado. Dentre os seus grandes sucessos estão I Got a Woman, Hallelujah, I Love Her So e Mary Ann.”

“Com sua bagagem musical, conquistou o reconhecimento de público e crítica, ganhando 12 prêmios Grammy, incluindo o de melhor gravação de R&B por três anos consecutivos, com Hit the Road Jack, I Can’t Stop Loving You e Busted. Foi um dos grandes inovadores da música norte-americana, misturando o gospel da igreja negra com a sensualidade do blues para criar ou seu famoso gênero musical: o soul. Esteve sete vezes no Brasil e numa delas (1995) atraiu um público recorde de 150 mil pessoas para um espetáculo gratuito no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.”

deficiência

4- Andre Bocelli

O mundo está familiarizado com renomados clássicos compositores de música como Bach, Beethoven e Pavarotti, mas há outro músico de classe mundial e rei da ópera que redefiniu o mundo da música clássica com sua voz angelical, e essa pessoa não é outra que Andrea Bocelli. O grande caminho para a fama desse cantor, compositor e produtor de discos italiano é tão raro e inspirador quanto eles vêm. Sua mãe foi aconselhada a interromper a gravidez para evitar o nascimento de uma criança com inúmeras deficiências. Ela rejeitou a recomendação e o resultado dessa decisão é Andrea Bocelli.

Após seu nascimento, ele foi diagnosticado com congênitaglaucoma. Quando criança, Andrea encontrou muito conforto na música, aprendendo a tocar trompete, violão, saxofone, bateria, flauta, trombone e cantar para o conteúdo de seu coração. Ele perdeu a visão aos 12 anos após um acidente enquanto jogava futebol. Ele não deixou esse contratempo mantê-lo longe de seus sonhos, ele passou a gravar vários álbuns de estúdio premiados. Ele já ganhou nove óperas e ganhou o prestigiado Grammy várias vezes. Andrea conquistou seu lugar como uma das pessoas cegas mais famosas que já andaram nesta terra. Ele foi reconhecido como o grande oficial da ordem de mérito da República Italiana em 2006 e continua a inspirar ouvintes em todo o mundo com a amplitude de emoção em sua música.

5-John Bramblit

Aqui está outra pessoa incrível que conseguiu esta lista de cegos famosos que inspiram a todos. Bramblitt perdeu a visão aos 20 anos, devido a convulsões prolongadas e intensas causadas por epilepsia e doença de Lyme. Depois de perder a visão, ficou profundamente deprimido e perdeu a vontade de viver até encontrar alívio na pintura. Ele descobriu que podia identificar cores diferentes por suas texturas. Para ele, a pintura não apenas lhe permite produzir imagens, mas também retrata a beleza da pureza de sua visão, extraída das profundezas de uma paixão interminável por existir e ser apreciada.

As obras de John foram exibidas em mais de trinta países. Sua história foi tema de várias mostras da mídia, incluindo um documentário premiado. Bramblitt recebe não apenas um, mas três prêmios presidenciais dos EUA. Sua habilidade excepcional foi eleita o vídeo mais inspirador de 2008 após o upload de um Clio de suas pinturas no YouTube. Ele é o autor do livro premiado, Gritando no escuro.

6- Helen Keller

Numa época em que a maioria das pessoas não podia contemplara ideia de um professor que era surdo e cego, Hellen Keller provou que tudo era possível. Ela é considerada a primeira pessoa surda e cega a se formar em artes. Hellen sofria de uma doença diagnosticada como congestão aguda do estômago e do cérebro, o que a deixou surda e cega de nascença. Mais tarde, tornou-se oradora, ativista política, conferencista e autora mundialmente famosa. Assim, era natural que ela fosse introduzida no Hall da fama das mulheres do Alabama em 1821.

deficiência

7-Dorina de Gouvêa Nowill

Dorina nasceu em São Paulo, no dia 28 de maio de 1919 e acabou ficando cega aos 17 anos de idade, vítima de uma doença não diagnosticada.

Ela foi a primeira aluna cega a frequentar um curso regular na Escola Normal Caetano de Campos, e conseguiu a integração de outra menina cega num curso regular da mesma escola. Posteriormente, Dorina colaboraria para a elaboração da lei de integração escolar, regulamentada em 1956.

Percebendo a carência, no Brasil, de livros em braille – sistema de escrita e leitura para cegos –, criou a então Fundação para o Livro do Cego no Brasil, que iniciou suas atividades em 11 de março de 1946.

Dorina  faleceu em 29 de agosto de 2010, aos 91 anos de idade. Deixou ao Brasil e ao mundo uma instituição reconhecida pela qualidade de seus livros acessíveis e serviços de reabilitação. Deixou à pessoa com deficiência visual a oportunidade de viver com dignidade e às pessoas que enxergam uma lição de vida.

 

8- Derek Rabelo

Derek é realmente alguém a ser considerado nessa  lista dos principais cegos famosos que nos inspiram a tirar o melhor de nós mesmos. Ele sofria de glaucoma e ficou cego ao nascer. Derek sempre desejou ser surfista, como o pai sonhava. Com o apoio de seu pai, Derek aprendeu a surfar e hoje ele surfa nos oceanos sentindo o som das ondas. Ele viaja pelo mundo contando sua história de vida, que prova que a cegueira não inibe seus sonhos, mas o desafia a maximizar mais seus sentidos e talentos dados por Deus.

9-David Alexander Paterson

Paterson é a segunda pessoa cega a ocupar oposição de governador nos Estados Unidos. Quando ele tinha 3 meses, ele sofria de uma infecção no ouvido que se espalhava pelo nervo óptico e o deixava cego no olho esquerdo e mal via com o olho direito. Ele então se tornou legalmente cego. Como governador, ele leu os documentos de seu escritório por correio de voz. Mesmo com sua deficiência, ele era um líder ousado e competente que lidava com questões relacionadas ao racismo, pesquisa com células-tronco, direitos de voto e muito mais. Ele é o primeiro governador negro americano em Nova York e um dos cegos mais famosos a se aventurar na política.

As deficiências são apenas circunstanciais, não inclinadas a servir como limitações permanentes. Esta lista das pessoas cegas mais famosas provou exatamente isso.

10-Casey Harris

Esta excepcional estrela pop com um único rim é uma das pessoas cegas mais famosas de todos os tempos. Durante a infância, Harris sofria de uma condição genética grave, a síndrome de Senior-Loten, que afeta a retina e os rins. Essa condição o deixou cego desde o nascimento. Após os problemas renais, sua mãe doou um dos rins para ele. Atualmente, ele é o pianista dos X-Ambassadors, o grupo de bandas de seu irmão e uma das populares bandas de rock americanas de Nova York.

Referências: Offradranch; Olhar Digital

Veja Também:

Compartilhe:
Pin Share

Vera Garcia

Paulista, pedagoga e blogueira. Amputada do membro superior direito devido a um acidente na infância.

Um comentário sobre “10 pessoas cegas famosas e inspiradoras; Confira!

  • Me chamo Emerson, tenho 49 anos de idade, nunca me casei e nem tenho filhos, sou produtor de coletâneas de músicas em geral, especialmente das românticas internacionais FLASHBACK e sou tradutor e legendador de filmes e séries nas plataformas. Gostaria de conhecer uma pessoa deficiente ou não, para um futuro relacionamento sério.
    Deixo aqui meus contatos:
    064992022067
    064992064020
    064999104484

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento.