Doenças e saúdeTelevisão/Famosos

15 famosos que têm a doença Psoríase; Confira!

Compartilhe:
Pin Share

A psoríase é uma doença autoimune, inflamatória e não contagiosa da pele. O próprio sistema de defesa do corpo começa a atacar as células dermatológicas por algum motivo, causando lesões. Ela acomete todas as faixas etárias e os dois sexos, a doença atinge, em especial, os grupos entre 30 e 40 anos, e 50 e 70 anos, sem distinção quanto ao gênero.

De acordo com a Dra. Adriana Vilarinho, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD) “É um problema relativamente comum e apesar de crônica não é contagiosa e possui tratamento.” Tão comum que vemos cada vez mais famosos declararem ter a doença como forma de conscientização e alerta para os cuidados corretos.

A lista de famosos com a doença infelizmente não é pequena, e o primeiro nome a surgir em uma pesquisa relacionada à Psoríase é o de Kim Kardashian, que foi descoberta durante um dos episódios do reality “Keeping up with the Kardashians”, comprovando o fato genético da doença, afinal a matriarca do clã Kris Jenner também possui Psoríase.

A psoríase é uma doença que pode apresentar ciclos, ou seja, sintomas aparecem, desaparecem e reaparecem periodicamente. Por isso, o alerta da Dra. Adriana são para as manchas vermelhas na pele com escamas secas esbranquiçadas ou prateadas, pequenas manchas brancas ou escuras que mesmo após melhora das lesões avermelhadas podem deixar a pele ressecada e rachada que podem até sangrar, além de coceira, queimação e dor.

Vale ainda manter a atenção para as unhas grossas, descoladas, amareladas e com alterações no formato, como ondulações, por exemplo. As manifestações variam, conforme a gravidade da doença.

Existe um gatilho em comum ou cada organismo reage de uma forma diferente?

Existe associação de psoríase em pacientes portadores de doenças cardiometabólicas, doenças gastrointestinais, diversos tipos de cânceres e distúrbios do humor, o que diminui a qualidade de vida do paciente e pode também, dependendo da gravidade, diminuir a expectativa de vida, se não tratada. Mas, cada paciente vai desenvolver a doença de um modo.

Como previnir?

As chances de uma pessoa desenvolver a doença ou piorar o quadro clínico já existente estão no histórico familiar, estresse, obesidade, tempo frio, infecções diversas, uso de medicamentos, consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo.

“O mais importante é não ignorar os sintomas, já que pode estar associado à artrites, doenças cardiometabólicas, gastrointestinais e diversos tipos de cânceres e distúrbios do humor”, finaliza.

Convivendo com a Psoríase

Não existe cura para a Psoríase, mas é uma doença totalmente passível de controle graças a um enorme arsenal de tratamentos que englobam: uso tópico de cremes, pomadas e hidratantes específicos para lesões; fototerapia de emissão de luz ultravioleta em cabines e tratamento sistêmico por medicação via oral e injetável.

O preconceito ainda é existente, principalmente quando falamos de imagem e artistas que lidam com ela diretamente. Kelly Key já deu relatos de ter sofrido discriminação por conta da doença e como desinformação ocasiona desconforto.

Confira a lista completa de famosos que convivem com a doença:

psoríase

1- Kelly Key

Logo que descobriu a doença a cantora precisou lidar com a desinformação. “No começo, confesso que lidar com a doença foi muito chato. É muito desagradável termos uma cabeça descamando, que arde e dói, porque essa doença machuca. É muito dolorido e o olhar do outro para essas lesões não é legal. Então, a questão psicológica é um agravante. Temos vários gatilhos que podemos desenvolver”, confessou.

E explicou que se sentiu na obrigação de falar sobre a doença até para desmistificá-la: “É complicado abrir uma questão extremamente íntima e que afeta a autoestima de alguma forma. Mas desde que dividi minha condição com as pessoas, não recebi um comentário maldoso pelas redes sociais sequer. Pelo contrário. Muita gente se viu representada em mim”.

psoríase

2- Kim Kardashian

A empresária e socialite norte-americana Kim Kardashian, dona de uma fortuna de milhares de dólares, é uma paciente de psoríase.

As primeiras lesões que afetaram a celebridade apareceram em suas pernas.

Em diversas ocasiões Kim Kardashian já declarou sofrer de insegurança em relação à sua aparência por conta das lesões.

3- Cameron Diaz

Conhecida por filmes como ”O Máskara” e ”Quem Vai Ficar com Mary”, a atriz Cameron Diaz também tem psoríase.

Embora nunca tenha declarado publicamente, diversas fotos mostram a atriz aplicando produtos e maquiagem para tentar disfarçar as lesões.

psoríase

4-Cyndi Lauper

Uma das maiores celebridades dos anos 1980 e considerada uma das maiores cantoras de todos os tempos, Cyndi Lauper, dona de hits como ”Girls Just Wanna Have Fun” também tem psoríase.

A princípio ela descobriu as lesões no couro cabeludo e tentou escondê-las da grande mídia e de seus fãs.

Porém, hoje ela é uma das maiores porta-vozes a favor dos que sofrem dessa doença.

Ela promoveu a campanha ”I’am PSO Ready” e apoia a National Psoriasis Foundation.

psoríase

5-Cara Delevingne

A modelo britânica é mais uma portadora da doença.

Ela já afirmou publicamente que o estresse gerado pela pressão constante é um agravante da aparência das suas lesões.

6- LeAnn Rimes

Famosa cantora do country norte-americano, Le Ann luta contra a doença há 25 anos. A cantora já chegou a ter 80% do seu corpo tomado por lesões causadas pela psoríase, e durante anos escondeu a doença. Hoje, com a doença controlada, ela conta sua experiência para as pessoas e auxilia outros pacientes sempre dizendo que há esperança para quem segue os tratamentos. Quando a cantora está em crise, ela não se deixa fotografar.

Imagem: J. Countess/Getty Images

7- Stacy London

A famosa  consultora de moda e apresentadora do “What Not To Wear” (a versão americana do “Esquadrão da Moda”). Diagnosticada com psoríase aos quatro anos, Stacy já foi porta-voz da National Psoriasis Foundation. Quando tinha 11 anos, ela chegou a ter os longos cabelos cortados por conta da intensa descamação que seu couro cabeludo sofria. Já em 2013, a apresentadora lançou uma campanha chamada “Uncover Your Confidence”, um movimento com o objetivo de apoiar as pessoas que convivem com a doença por meio de pesquisas educacionais e conselhos de estilo para esconder as lesões sem estragar o “look”.

psoríase

8- Juju Salimeni

Juju Salimeni, modelo e empresária brasileira, fez um desabafo sobre a época em que teve que lidar com a psoríase (doença de pele crônica, que forma manchas secas e causa coceira) enquanto atravessava um período de depressão. Ela disse que recebeu várias perguntas de seus seguidores sobre o assunto, então resolveu falar abertamente sobre o problema. “Durante vários anos sofri com a psoríase. Pelo que sei, é causada por estresse. Então, toda vez que eu entrava em uma fase tensa de estresse, tinha muitas coceiras em determinados lugares do corpo”, começou ela no Stories de sua conta no Instagram.

9- Ciena Rae Nelson

A atriz norte-americana, comoveu a internet ao compartilhar em seu Instagram sua luta contra a psoríase, doença dermatológica crônica. A jovem estrela resolveu dividir uma foto sua sem maquiagem alguma, mostrando sua pele real com a vermelhidão e irritação típicos de sua condição. Ela escreveu na legenda: “A esquerda com maquiagem e como realmente é na direita. Tudo nas duas fotos é o que está aí, a única diferença é que, na foto da direita, aumentei a saturação e estrutura. A maioria olha para a pessoa da esquerda e não percebe as manchas aqui e ali, e não perceber o que realmente há por baixo…. Nem tudo é tão ruim quanto parece e, às vezes, é muito pior.”

Evan Agostini/Invision/AP/Shutterstock; Inset Courtesy of SKKN

8- Kris Jenner

A atriz norte-americana, comoveu a internet ao compartilhar em seu Instagram sua luta contra a psoríase, doença dermatológica crônica. A jovem estrela resolveu dividir uma foto sua sem maquiagem alguma, mostrando sua pele real com a vermelhidão e irritação típicos de sua condição. Ela escreveu na legenda: “A esquerda com maquiagem e como realmente é na direita. Tudo nas duas fotos é o que está aí, a única diferença é que, na foto da direita, aumentei a saturação e estrutura. A maioria olha para a pessoa da esquerda e não percebe as manchas aqui e ali, e não perceber o que realmente há por baixo…. Nem tudo é tão ruim quanto parece e, às vezes, é muito pior.”

psoríase

9- CariDee English

A modelo e vencedora do sétimo ciclo do America’s Next Top Model, CariDee English, foi diagnosticada com psoríase aos cinco anos de idade.

10-Jonathan Van Ness

A estrela de ‘Queer Eye’ postou uma foto sem retoques no Instagram, dizendo: “Seu corpo é feroz, é bonito, está bem, e quanto mais pessoas souberem sobre psoríase, mais você vai parar de ter que contar aos caras bonitos sobre isso quando você tirar a blusa.”

11-Art Garfunkel

Famoso cantor e compositor da dupla Simon & Garfunkel, percorreu longas distâncias para tentar tratar sua psoríase. Anos atrás ele visitou o Mar Morto em Israel, numa tentativa de aliviar o mal-estar causado pela coceira. Ele comunicou aos fãs: “Eu tenho psoríase e flutuar na água do mar morto foi muito bom para minha pele. Eu não só achei o lugar bonito, mas é também terapêutico e eu recomendo àquelas pessoas que tem essa doença.”

12-Liam Gallagher

O vocalista do Oasis tem psoríase por todo o corpo. Uma vez ele conheceu um fã nos bastidores que confundiu as manchas brancas com drogas!

13- Dara Torres

A ex-nadadora norte-americana, que é 12 vezes medalhista olímpica, desabafou sobre sua experiência com a doença, dizendo: “Quero que as pessoas saibam que lidei com isso e fui vista com isso e não tenho medo de mostrar mais de mim mesma”.

14- Eli Roth

Veja Também:

Compartilhe:
Pin Share

Vera Garcia

Paulista, pedagoga e blogueira. Amputada do membro superior direito devido a um acidente na infância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento.