Só 5 pessoas com Síndrome de Down têm CNH PcD no Brasil
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento obrigatório para todo motorista no Brasil — e esse direito também é garantido às pessoas com deficiência (PcD), incluindo deficiências intelectuais.
Segundo o site Auto Esporte, um exemplo inspirador é o da influenciadora digital e palestrante Laura Simões, de 24 anos. Ela foi a primeira pessoa com Síndrome de Down a tirar a CNH no Brasil, em 2020, com apenas 19 anos. Hoje, Laura usa suas redes sociais para falar sobre inclusão e já alcançou mais de 1 milhão de pessoas com essa conquista.
Na época, os pais da Laura pesquisaram a legislação para saber se ela poderia tirar a carteira. A resposta foi sim! A Resolução 267 do Contran garante esse direito, desde que a pessoa comprove aptidão física, mental e passe pela avaliação psicológica.
Hoje, apenas cinco pessoas com Síndrome de Down possuem CNH no Brasil. Esses dados foram levantados pelo Instituto Mano Down, em parceria com a empresa Localiza, ao entrar em contato com os Detrans de todo o país entre 2023 e 2024.
Entre esses motoristas está o João Vitor de Paiva Bittencourt, estudante de educação física e primeiro conselheiro jovem da Unicef com T21. Em janeiro, ele compartilhou em seu Instagram o momento em que estava quase finalizando todas as etapas para obter sua CNH PcD. “Parece um simples passo, mas para mim, é muito mais do que isso. É uma prova de que com oportunidade posso chegar onde eu quiser”, disse João. O vídeo já passou de 200 mil visualizações.
Recentemente, ele publicou uma foto com o seu primeiro carro, um BYD Yuan Pro, um SUV elétrico moderno e potente — mostrando que pessoas com deficiência também podem ser protagonistas no trânsito.
Um projeto que transforma vidas
Para mudar essa realidade e garantir que mais pessoas com deficiência intelectual consigam dirigir, o Instituto Mano Down criou o projeto Autoescola Xtraordinária, em parceria com a Localiza.
Lançado em 2023, o projeto:
-
Treina tutores para acompanhar os candidatos durante o processo de habilitação;
-
Cria materiais didáticos acessíveis;
-
Paga taxas e aulas de autoescola para quem não pode arcar com os custos.
No primeiro ano, 30 candidatos foram apoiados. Até agora, três já foram aprovados: dois com Síndrome de Down e um com outra deficiência intelectual.
Quer saber mais sobre o projeto? Acesse o site oficial do Instituto Mano Down.
E você, conhece alguém que sonha em tirar a CNH PcD? Ou está passando por esse processo? Conta aqui nos comentários! Vamos juntos espalhar essa informação e apoiar mais pessoas a conquistarem sua liberdade no volante.
Compartilhe esse post com quem precisa saber que é possível sim dirigir sendo PcD!