Falta de acessibilidade arquitetônica no terminal urbano em Blumenau
Um ano antes do término do prazo legal para adaptar 30% da frota de ônibus com veículos que ofereçam condições de acessibilidade a pessoas com deficiência física, Blumenau já ultrapassou a meta determinada. Apesar de a cidade largar na frente, os terminais urbanos ainda estão muito longe de atender às necessidades de quem tem limitações física, visual ou auditiva. Ausência de rampas de acesso, degraus que impedem a circulação e falta de banheiros adaptados são alguns dos obstáculos. Em nenhum dos seis terminais há piso tátil ou horários das linhas de ônibus impressas em braile, para os deficientes visuais.
A arquiteta e urbanista Yone Yara Pereira, coordenadora do curso de Arquitetura da Furb, aponta os problemas e vai além: “A gente precisa pensar em como a pessoa com necessidade especial faz para chegar até os terminais. As vias públicas também precisam ser adaptadas para permitir que as pessoas possam pegar o ônibus”.
Quem sente o problema na pele é Simone Weber, cadeirante desde que sofreu um acidente de carro, há sete anos. Tendo que se locomover de Pomerode, onde mora, até Blumenau, onde estuda, Simone quase desistiu da faculdade devido às dificuldades enfrentadas nas calçadas e nos ônibus da região.
“Eu não ando de ônibus há sete anos. Como não existem ônibus intermunicipais adaptados, quase desisti de estudar, porque não tinha como chegar à faculdade. Minha sorte é que consegui um carro que me leva em casa todos os dias e assim posso continuar”, explicou.
O diretor de Transportes do Seterb, Isaias Izidoro, explica que os terminais urbanos estão em reforma e as adaptações serão feitas até o ano que vem, para se adequar à lei e garantir acessibilidade. No Terminal do Garcia, por exemplo, novos banheiros estão sendo construídos e dois deles já contam com assentos para deficientes físicos. Há previsão de incluir os horários de ônibus em braile no início do ano que vem, garante o Seterb.
Fonte: Agência Inclusive (28/10/09)
Acesse aqui e veja outras matérias sobre Transporte Adaptado.