Japão oferece mais oportunidade de trabalho a deficientes
A matéria abaixo foi extraída do site DN Globoal, Portugal.
Enquanto no Japão aumenta o número de empregos à pessoas com deficiência, no Brasil , segundo o relatórios da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), número de trabalhadores com deficiência empregados cai 12%. (Nota do blog)
Em editorial, o jornal The Japan Times congratulava-se com o facto de, em 2010, 53 mil pessoas com deficiência terem encontrado emprego. Ou seja, mais 17% do que no ano anterior.
O diário, embora registando que se trata de pequena mudança no contexto da economia do país, não deixa de a aplaudir ao mesmo tempo que sublinha o facto de haver cada vez mais empresas que estão dispostas a dar trabalho a pessoas com deficiências.
“Trabalhar é um dos mais importantes factores para adquirir autonomia e manter a dignidade, o que é especialmente verdade numa sociedade orientada para o trabalho como é a do Japão”, sublinha o jornal.
“A visão convencional tem sido de que os trabalhadores devem adaptar-se à empresa. Agora, uma atitude diferente começa a surgir: os locais de trabalho também têm de receber indivíduos com características diferentes. O futuro do Japão depende da sua capacidade para lidar com a diversificação e continuar a funcionar bem”, reitera o diário.
Veja: