Recife é a primeira cidade do País a receber a Casa Acessível
Uma casa de 200 m², totalmente planejada para o livre acesso de pessoas com deficiência ou baixa mobilidade, será apresentada ao público a partir desta segunda (23/5), no Shopping Recife (Praça de Eventos do piso Padre Carapuceiro). O espaço, batizado de Casa Acessível, ficará no centro comercial até o dia 6 de junho e terá acesso gratuito.
Essa boa ideia é fruto do Instituto Muito Especial e conta com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia. O objetivo deste lar é apresentar à população conceitos e aplicações práticas de acessibilidade e design inclusivo na adaptação de plantas residenciais.
Bom saber que o Recife é a primeira cidade do País a receber uma mostra de arquitetura e design totalmente adaptada para pessoas com algum tipo de dificuldade de locomoção, como cadeirantes, deficientes visuais e auditivos, além de idosos que têm algum tipo de limitação. Pisos antiderrapantes, largura de portas e corredores foram planejados para que o morador da casa tenha a liberdade de realizar as ações cotidianas de forma autônoma e sem impecilhos arquitetônicos.
(Veja: Desenho Universal: Casa para a vida inteira)
Dividida em sala de jantar, sala de estar, dois quartos sociais, banheiro, cozinha, área de serviço e garagem, a Casa Acessível também lançou mão da ambientação e tecnologia para facilitar a mobilidade dos moradores.
“Os cadeirantes poderão fazer um giro completo em qualquer cômodo da casa, além de ter acesso a gavetas e a armários no quarto e na cozinha, com um simples toque de botão. Os móveis são automatizados e se deslocam para a altura do usuário, em questão de segundos”, explica a presidente do Instituto Muito Especial, Marcus Scarpa.
Na rampa de acesso à porta principal, no corredor que leva aos quartos e também no banheiro, foram instaladas duas barras de apoio: uma que dá suporte a pessoas com baixa mobilidade (incluindo os idosos) e outra especialmente criada para usuários de cadeiras de rodas.
O sofá que estará na sala de estar não possui braços e tem uma altura de 0,46 cm do chão ao assento – ideal para a transferência da cadeira de rodas. No quarto, o morador cadeirante também terá acesso a uma espécie de guincho que fará o transporte para a cama, de forma automatizada.
Se o morador da Casa Acessível conviver com deficiência auditiva, o porteiro eletrônico aciona duas luzes de emergência, na sala e no corredor. Outro destaque é um aparelho telefônico especial, que transmite mensagens de texto. Para quem possui deficiência visual, o fogão só funciona com uma panela – as bocas não ligam em contato com qualquer outro material, evitando acidentes e queimaduras.
Ah, e na garagem da casa, um carro totalmente adaptado para cadeirantes facilita o acesso à residência e o deslocamento pela cidade.
Sei que se trata de uma casa-conceito, mas penso no valor que é preciso desembolsar para ter um lar assim… Acho que a mostra serve como inspiração para quem deseja criar, pelo menos, o ambiente mais usado do lar seguindo esses padrões, né?!?
Veja mais fotos: Casa Adaptada mostra soluções de acessibilidade para idosos e deficientes
Serviço:
Casa Acessível
– Período: 23 de maio a 6 de junho
– Local: Shopping Recife – Praça de Eventos do Piso Padre Carapuceiro
– Horário de funcionamento segue o do shopping: Segunda a sábado – 10h às 22h / Domingo – 13 às 21h (exceto feriados)
– Entrada franca
– Mais informações: www.muitoespecial.com.br
Veja:
Olha vcs estão de parabéns estava faltando isso mesmo no mundo das pessoas deficientes eu sou um pc.
Muito interessante este projeto, para a conscientização da população de que precisamos preparar tudo em nossa vida e não só porque temos alguma deficiência que temos que nos preocupar em fazer uma casa com uma inclusão para qualquer um que vá ali habitar!
Estou utilizando este tema como estudo de caso para meu trabalho de graduação do curso de arquitetura e gostaria de receber mais informações sobre este projeto desenvolvido e que foi mostrado aqui em Recife onde resido, e que é um privilegio termos sido a primeira cidade a termos esta mostra de conscientização.