Turismo: Conheça os locais acessíveis da cidade de São Paulo
Parque do Ibirapuera: Área plana, as vias internas são asfaltadas e não há calçadas. Há banheiros adaptados.
Auditório Ibirapuera: Espaço planejado para cadeirantes com elevadores, rampas, plataformas, sinalização e lugares demarcados. Existem também camarins com banheiros adaptados.
Avenida Paulista: O metrô, com três estações na avenida e boas adaptações é a melhor opção de acesso à essa região. A recente reforma de calçadas e cruzamentos, melhorou a acessibilidade para cadeirantes e cegos. Guias foram rebaixadas e as calçadas niveladas com colocação de piso podotátil.
Instituto Butantã: A acessibilidade para cadeiras de rodas não possui grandes obstáculos.
Aquário São Paulo: Possui elevadores e não há dificuldade para visitação. Há banheiros adaptados.
Jardim Botânico: Há bom acesso para cadeirantes e um carrinho motorizado para pessoas com dificuldade de locomoção.
Jockey Club: Há espaços acessíveis por rampas e elevadores e banheiros adaptados.
Museu Afro-Brasil: Há boas condições de acessibilidade para cadeirantes.
Museu de Arte Moderna: Ótimo acesso para pessoas com deficiência, com piso podotátil no entorno do prédio.Poussi banheiros adaptados.
Parque Estadual do Jaraguá: Há um mirante adaptado para cadeirantes. Na trilha do silêncio, há sinalização me Braille e na biblioteca há publicações nessa língua. Possui banheiros adaptados.
Parque Villa-Lobos: ampla acessibilidade para pessoas com deficiência. Foram criadas rampas abertas, trilhas táteis, telefones para surdos, brinquedos adaptados para crianças e contempla acessibilidade em todos os eventos abertos que o parque promove.
Planetário Prof. Aristóteles Orsini: Possui rampas e lugares reservados para cadeirantes. Há banheiros adaptados.
Memorial da América Latina: Rampas de acesso e banheiros adaptados.
Museu da Língua Portuguesa: Acessibilidade em todos os andares, piso podotátil e monitores. Há banheiros adaptados.
Museu do Futebol: Bilheteria com piso podotátil; instrutores habilitados em Libras. Elevadores em todos os andares; a altura das arações interativas está acessível a cadeirantes. Também há sinalizações me Braille, áudio-guias e jogos táteis.
Rua Oscar Freire: Foram retirados os postes com fios aparentes, padronizado o mobiliário público e o piso das calçadas trocados. Elas ficaram mais largas e ganharam guias rebaixadas e trilha podotátil em boa parte de sua extensão.
Playcenter: Monitoramento especial para pessoas com deficiência. Na entrada, uma equipe assume a orientação de que brinquedos será possível utilizar, de acordo com o tipo e grau de deficiência. Há banheiros adaptados.
Teatro Municipal: Lugares reservados para pessoas com deficiência física.
Mercado Municipal: Possui rampas e elevadores.
Metrô e ônibus: Há 2.800 ônibus adaptados. A empresa do metrô oferece acessibilidade e um serviço diferenciado ao público com deficiência, como adaptações em estações, atendimento preferencial e equipe capacitada para interagir com esses usuários, incluindo funcionários que se comunicam em Libras.
Pinacoteca: Apesar de estarem em edifícios muito antigos, os dois espaços dispõem de acessibilidade para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Com o objetivo de incentivar a visitação do público com deficiência, a Pinacoteca criou o Programa Educativo para Pessoas Especiais (PEPE). Essa iniciativa, além de monitorar as visitas agendadas, é responsável pela criação da Galeria Tátil de Esculturas Brasileiras. Em caso de necessidade de acompanhamento de intérprete de Libras, basta solicitar o agendamento. Há vagas reservadas no estacionamento e banheiros adaptados.
Zoológico: A acessibilidade é prejudicada por subidas e descidas, assim como a visualização de alguns animais em contrapartida, existe uma monitoria desenvolvida exclusivamente para esse público que oferece uma experiência sensorial para conhecer o mundo animal. Há banheiros adaptados.
Restaurante a figueira Rubaiyat: Há área de circulação para cadeira de rodas e banheiros adaptados.
Baby Beef Rubaiyat: : Há área de circulação para cadeira de rodas e banheiros adaptados.
Bar Brahma: ambiente amplo e confortável para quem usa cadeira de rodas. Banheiro adaptado.
Restaurante Dinho´s Place: Boa acessibilidade nos banheiros e nos salões de serviço.
Restaurante Dom Curro: Espaço amplo e banheiro adaptado.
Restaurante Famiglia Mancini: elevador de acesso ao salão principal, bom espaço para circulação entre as mesas. Em caso de necessidade, a casa dispõe de van adaptada para transporte dos clientes.
Restaurante Fogo de Chão: Amplo e não dificulta a circulação de cadeiras de rodas. O bufê tem uma altura acessível, mas pode ser servido à mesa se for a preferência do cliente. Banheiros de fácil acesso e bem sinalizados.
Restaurante La Casserole: salão amplo, e o piso facilita a circulação de cadeira de rodas. Banheiro adaptado.
1900 Pizzeria: a acessibilidade de todas as unidades oferece conforto às pessoas com deficiência exceto na unidade Chácara Flora, onde o acesso ao banheiro é inadequado.
Pizzaria quintal do Braz: Acesso confortável a cadeirante, espaço amplo e banheiro adaptado.
Restaurante Pandoro: Acesso confortável a cadeirante.
Restaurante Ráscal Itaim: Acesso confortável a cadeirante, espaço amplo e banheiro adaptado. Cardápio em Braille.
Walter Mancini Ristorante: Rampas de acesso e banheiros adaptados. Possui van adaptada para transporte ao local.
Hotel blue tree Towers Faria Lima: O hóspede com deficiência encontra boa infraestrutura de lazer e negócios. Há dis quartos adaptados.
Comfort Hotel Downtown: Opção mais econômica. Há rampas e elevadores, dois quartos adaptados.
Hotel Formule 1: Opção mais econômica e de fácil acesso devido à proximidade d o metrô Paraíso. Há dois quartos adaptados.
Green Place Flat: Seis quartos adaptados com adaptações básicas para deficientes.
Hotel Fasano: Há dois quartos adaptados.
Novotel Jaraguá São Paulo conventions: Há 14 apartamentos adaptados. Ótima acessibilidade. Recepção com mesa especial de atendimento, manuais em Braille e telefones para surdos. Apartamento adaptado para uma pessoa surda, com sinais luminosos no quarto e banheiro, telefone com teclas especiais, TV com closed caption. Existe outra unidade só para cegos e deficientes visuais. O piso é frio para receber adequadamente cães-guias e o cardápio do minibar está em Braille. No restaurante o bufê é rebaixado e há cardápio em Braille.
Novotel Ibirapuera: adaptação básica para os deficientes físicos e bom acesso às áreas de lazer do prédio. Há 1 quarto adaptado.
Hotel Renaissance: Há 9 apartamentos adaptados. O local possui rampas e elevadores. Na recepção há um funcionário habilitado em Libras.
Hotel unique: O hotel proporciona fácil acesso e todas as áreas de lazer, incluindo o restaurante na cobertura. Há 2 apartamentos adaptados.
Ibis São Paulo congonhas: Há 4 apartamentos adaptados.
Sheraton Sâo Paulo WTC Hotel: Há 2 apartamentos adaptados. Um deles é totalmente adaptado para cegos com a sinalização onterna em Braille.
Sonesta Ibirapuera: Possui um quarto adaptado e boa acessibilidade nas áreas comuns e de lazer.
Fonte de pesquisa: Guia Brasil Para Todos. Andrea Schwarz e Jaques Haber. 2009
Muito boa as dicas do site!! Estava procurando justamente quais lugares acessíveis a cadeirante em São Paulo e achei!! Excelente! Ótimo assunto para manter sempre com atualizações freqüentes!!
Pena que o Museu do Ipiranga não possua essa acessibilidade, nao é? Genial seria mandarmos emails pra lá pra e mostrarmos a necessidade de implantação desse serviço lá (eu acabei de enviar um mail perguntando se há acessibilidade lá)! Assim como em outros lugares e áreas de interesse. Mobilização é tudo nessa vida!
Abraço e parabéns pelo trabalho.
Obrigada, Renata!
Ótima sugestão, faremos o mesmo. E convidamos os leitores para que também cobrem do poder político o cumprimento da legislação que diz respeito a acessibilidade.
Abraços!