Em protesto cadeirante quebra rampa no Centro de Campinas
Campinas: modelo de inclusão e cidade acessível?? (Nota do blog)
Ato foi em protesto contra más condições das calçadas; Emdec informou que a região central já foi atendida anteriormente e deverá receber melhorias, mas não há previsão de data.
José Roberto Pedro, que tem deficiência física e trabalha nas ruas do Centro de Campinas vendendo volantes de loteria, quebrou nesta quinta-feira (21) a rampa da calçada que fica entre as ruas Barão de Jaguara e a Dr. Thomaz Alves porque, de acordo com ele, ‘as rampas são mal feitas e muito inclinadas – o que dificulta a locomoção dos cadeirantes’.
‘Elas não dão segurança pra gente. A gente tem que ficar segurando na cadeira para não sofrer uma queda’, disse.
Pedro, que já quebrou outras rampas na cidade, utilizou uma marreta e uma talhadeira nesta quinta. Amanhã, pretende continuar o trabalho no Centro, mas com uma picadeira.
(Veja: Na contramão do país cidade de Campinas tem baixa contratação de deficientes)
O cadeirante afirma que já reclamou várias vezes a respeito na Prefeitura e que, da última vez, em 4 de julho, ela teria ficado de resolver o problema dentro de um prazo de 15 dias – vencidos na terça-feira (19).
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), que é o órgão Municipal que cuida das ruas campineiras, informou, por meio de sua assessoria de imprensa, ‘que a região central já foi atendida anteriormente e deverá receber melhorias. Entretanto, não há ainda previsão de datas no cronograma de trabalhos para o Centro’.
Informou também que ‘em alguns pontos da área central não contam com as especificações necessárias para a implantação de rampas, por conta da altura de calçadas e guias, da presença de obstáculos entre outros’.
Ainda de acordo com a assessoria, ‘as demandas são constantes e essa infraestrutura tem sido levada para diversas regiões da cidade’, tais como: no Parque Vista Alegre, na Avenida João Prata Vieira X Rua Aldo Fernandes; no Instituto dos Cegos (Av. Washignton Luis); no Jardim Ipaussurama/ Parque Valença I (na Rua Manoel Machado Pereira), no Jd. Primavera, Nova América e no Corredor Viracopos.
Fonte: Correio Popular de Campinas (21/07/11)
Veja: