Menina biônica: Adolescente pode usar faca e garfo pela primeira vez com o auxílio de mão biônica
Caro leitor,
O texto abaixo foi extraído do site Daily Mail. A tradução foi realizada com o auxílio do google tradutor.
Uma adolescente que perdeu os dedos por septicemia, infecção sistêmica grave, quando criança, tem sido capaz de escovar os dentes pela primeira vez – após usar mão com dedos biônicos.
Chloe Holmes, 15, é a pessoa mais jovem na Europa que está usando um equipamento com dígitos de alta tecnologia.
Seus pais financiaram 38.000 euros para um conjunto completo de dedos biônicos na mão esquerda, que são controlados por sinais eletrônicos das terminações nervosas no coto de seu braço.
Chloe está aprendendo tarefas básicas, como usar uma faca e garfo, pela primeira vez.
(Veja no blog: Empresa cria primeiros dedos robóticos)
Segundo Chloe: “Crescer tem sido realmente difícil. Eu não posso praticar esportes ou qualquer outra coisa, pois não consigo segurar. A melhor coisa sobre ter uma mão de novo é é que agora eu posso segurar as coisas. É muito difícil, mas estou me acostumando com isso. Estou ansiosa para voltar à escola, para que todos possam ver minha mão biônica”.
Chloe contraiu septicemia estreptocócica após adquirir catapora aos três anos e meio de idade. Ela passou três meses no Hospital Infantil de Bristol, Estados Unidos, onde seu coração parou quatro vezes e os médicos temiam que ela não pudesse sobreviver.
Chloe perdeu todos os dedos da mão esquerda e ficou com um polegar e metade de um dedo na mão direita. Mas sua vida mudou após usar mão com dedos biônicos, feito por Touch Bionics, na Escócia.
Seus pais, Sue e Pete, ambos com 41 anos, disseram que nunca tiveram dúvidas de realizar o sonho de Chloe, apesar do alto custo da mão biônica.
“Sentei-me com Chloe e conversamos sobre isso, e ela disse que era muito caro. Mas era algo que tínhamos que fazer, pois a prótese iria ajudá-la”, disse Sue.
“Estamos todos perplexos, pois a prótese é muito melhor do que pensávamos que seria. Eu não achava que todos os dedos se movimentariam individualmente, mas eles fazem isso. Isso mudou completamente sua vida, ela agora pode fazer coisas mais simples, como escovar os dentes e cortar sua própria comida”, afirma Sue.
A mão biônica que foi feita especificamente para Chloe e está equipada com sensores na manga que permitem-lhe controlar os dígitos.
Chloe é a pessoa mais jovem a ter os dedos biônicos na Europa, o que a colocou, em inúmeras ocasiões, no centro das atenções.
“Estamos absolutamente encantados. Essa prótese fez uma enorme diferença na vida de Chloe”, finaliza a mãe.
Veja:
Graças a Deus vez ou outra usam a tecnologia a favor das pessoas.
Na outra mão dela é possível usar próteses de ação totalmente mecânica para os dedos, semelhantes a algumas que recentemente começaram a ser adotadas por uns chefões da Yakuza.
Oi Vera. Como é que estas?
Vera, eu gostei muito dessa notícia, que tomei a liberdade de passa-lo para o meu blogue.
Pode ser?
Beijo, Nelson