Ministério Público inspeciona estacionamentos em shoppings
O desrespeito dos motoristas à reserva de vagas destinadas par as pessoas com deficiência é o principal problema enfrentado pelos usuários que têm direito ao benefício. A constatação foi feita após uma inspeção realizada, na manhã de quarta-feira, 9, pelo Ministério Público do Maranhão nos shoppings São Luís, Monumental, Tropical e Jaracati.
A fiscalização foi coordenada pelo promotor de Justiça Ronald Pereira dos Santos, titular da Promotoria de Justiça Especializada na Defesa das Pessoas com Deficiência, e acompanhada por três representantes do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência. “A adaptação dos estacionamentos, com a construção de rampas, permitindo o acesso de cadeirantes, foi feita. A sinalização também foi providenciada, mas muitos motoristas insistem em desrespeitar a reserva”, avaliou o promotor de Justiça.
No São Luís Shopping, o chefe de segurança Gilson Costa aproveitou a inspeção e tirou dúvidas sobre os procedimentos a serem adotados contra os motoristas infratores. “Diariamente temos que explicar aos motoristas que estacionar nestas vagas é proibido”. Para o superintendente do centro de compras, Ricardo Debiase, a falta de educação de muitos motoristas dificulta o acesso das pessoas com deficiência. “É um constrangimento para quem tem direito de usar a vaga e para o shopping”.
No Monumental Shopping, os representantes do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência Leosvan Oliveira e Araney Rabelo, que são cadeirantes, tiveram dificuldade para ter acesso ao estabelecimento. Um motorista sem direito a vaga destinada a pessoas com deficiência ocupou o espaço irregularmente e ainda obstruiu o acesso à rampa. “A grande dificuldade é falta de educação. As pessoas ignoram os nossos direitos”, questionou Leosvan.
Os guardas municipais de trânsito Raunir e Roberth assistiram à cena e ouviram as reclamações dos cadeirantes mas não puderam fazer nada. Eles não recebem as guias para registrar as infrações há três meses. “Se a SMTT [Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes] nos fornecesse o material, seria um grande avanço. Dessa forma, não podemos fazer nada”, informou um deles.
O flagrante foi registrado pelo promotor de Justiça Ronald Pereira dos Santos que irá encaminhar notificação oficial à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, informando sobre o fato e pedindo explicações. “Nesse caso, o desrespeito à reserva de vagas tem o agravante da omissão do poder público. Cabe à SMTT registrar a infração”, destacou o promotor.
Fonte: Jornal Pequeno Online
Referência: Inclusive – Inclusão e Cidadania
Acesse aqui e veja outras notícias sobre vagas de estacionamento para deficientes.
VERINHA,infelizmente o universo de pessoas c/ necessidade especiais encabeçam o desrespeito das autoridades. Esquecem estas 'bestas políticas', q/ este contingente vota e elege candidatos. Abrçs. Roy Lacerda.
Verdade, Roy!!
Quando as eleições estiverem bem próximas, a memória de alguns candidatos volta a funcionar!
Abraços!
Vera