Tetraplégico comanda braço robótico com chip no cérebro
Duas universidades americana conseguiram com que um homem tetraplégico movesse um braço robótico através de um chip implantado no cérebro do paciente. Segundo os cientistas, Tim Hemmes consegue mover o membro prostético simplesmente ao pensar nisso. As informações são da agência AP.
Hemmes ficou tetraplégico há sete anos, quando sofreu um acidente de motocicleta. “Não era o meu braço, mas era o meu cérebro, meus pensamentos. Eu estava movendo alguma coisa”, diz o paciente. “Eu não tenho uma única palavra para dizer sobre o que eu sinto neste momento. Esta palavra não existe.”
Segundo a agência, o equipamento é considerado o braço biônico mais “humano” criado até agora – até mesmo os dedos lembram em detalhes os humanos. O chip no cérebro envia dados diretamente ao braço, evitando passar pela espinha quebrada.
A pesquisa ainda levará muitos anos para chegar ao uso comercial, mas muitos cientistas ao redor do mundo pesquisam essa interação homem-máquina para melhora a vida de pessoas como Hemmes.
O braço mecânico foi desenvolvido pela Universidade Johns Hopkins com um custo de US$ 100 milhões. Inicialmente, o projeto havia sido encomendado pelo Pentágono. A Universidade de Pittsburgh agora adapta o equipamento para que seja usada para o desenvolvimento da medicina.
Assista o vídeo.
Fonte: Deficiente Fórum
Imagens: Daily Mail