O poder das Redes Sociais
Caro leitor,
A matéria abaixo foi extraída da Revista Reação, da qual sou colunista. Essa foi a edição nº 82, setembro/outubro.
A internet passou a ser a maior aliada das pessoas com deficiência. E cada vez mais essa temática ganha visibilidade e espaço no mundo virtual, fazendo com que a sociedade, gradualmente, abra os olhos para essa questão.
Redes Sociais, como Twitter e Facebook disseminam, diariamente, informações com muita rapidez jamais proporcionada por nenhum meio de comunicação e numa escala global surpreendente.
As Redes Sociais nasceram para integrar membros com interesses e ideologias conectados pela relevância de um determinado assunto, e também para proporcionar integração e interatividade através de comunicação e compartilhamento de conteúdo.
O presidente dos EUA, Barack Obama, é um grande exemplo de pessoa que soube aproveitar inteligentemente a capacidade informativa das Redes Sociais em sua campanha política. Obama conseguiu mudar a forma como as mídias sociais são vistas em todo o mundo. Entretanto ele e sua equipe não construíram a campanha sozinhos, as pessoas que faziam parte de sua Rede Social o ajudaram na propagação de informações. A campanha foi bem sucedida, pelo fato de Obama e sua equipe, sabiamente, terem utilizado as Redes como uma das formas mais viáveis de atingir as massas, através de um marketing viral.
Quando criei meu blog queria de alguma forma ajudar na facilitação da democratização de informações sobre deficiência. E as Redes Sociais são minhas aliadas na divulgação das postagens. São grandes ferramentas que servem não só para fazer amizades, mas também difundir o conteúdo de um blog, trocar informações,e consequentemente, atrair novos leitores. Todavia é preciso categorizar e filtrar as informações para que estas sejam relevantes e de qualidade para atingir o público alvo.
Podemos tirar muitos proveitos das Redes Sociais, a fim de sensibilizar e conscientizar as pessoas para a questão da deficiência, mas esse será um assunto para o próximo artigo.
Vera Garcia