Traje de casamento para noivos cadeirantes
Caro leitor,
A matéria abaixo foi extraída do site Noivas.Net.
A escolha do traje de casamento vem sempre acompanhada de grandes dúvidas: o que escolher, como combinar acessórios, onde comprar e tantos outros detalhes a se pensar. No caso de traje de casamento para noivos cadeirantes enfrentam ainda mais problema nessa hora, visto que não é tarefa das mais fáceis encontrar um traje que se adapte perfeitamente às suas condições.
O design de moda inclusivo para cadeirante deve contar com tecidos mais leves e fechos em lugares variados para facilitar a independência do noivo na hora de se vestir. O traje de casamento deve respeitar as limitações do noivo, prezando o conforto e não esquecendo da beleza.
Para a cerimônia e festa, é preciso pesquisar por igrejas e salões que tenham rampas de acesso a todos os lugares que o noivo precisará estar, minimizando a necessidade de ajuda para locomoção. A largura do corredor da igreja, assim como o tapete utilizado, devem possibilitar uma entrada fácil. Uma dica interessante é fazer os padrinhos virem até os noivos na hora do cumprimento na igreja, e não o contrário, assim o cadeirante não precisa se deslocar de onde estiver no altar. A mesma coisa deve ser pensada no espaço entre mesas do salão, que devem permitir ao noivo cadeirante passar tranquilamente entre elas, evitando que a cadeira enganche e provoque algum estrago. O salão também precisa ter um banheiro adaptado para deficientes físicos.
Rasso Buckert, fotógrafo alemão de pessoas com deficiência
2010 – Ano marcado pelo amor
Atualmente, esse serviço especial para traje de casamento não é facilmente encontrado. Pesquisando na Internet, você consegue achar uma informação ou outra sobre vestido de noiva para cadeirante, nada que possibilite comprar online, mas há informação disponível sobre o tema. Para homens, no entanto, é muito mais difícil achar algo a respeito. À medida que cresce a conscientização sobre o mercado de inclusão, deverá ser mais fácil encontrar serviços que atendam às necessidades especiais de cada um. Uma outra escolha é encomendar o traje do noivo cadeirante em alfaiate, pois assim, pode adaptar a modelagem às necessidades especiais do cadeirante.
Olá Vera,
muito obrigada por citar o Noivas, espero que a matéria seja realmente útil aos leitores e leitoras 😉
Muitos parabéns pelo site e pela inciativa, me parece que tem conteúdo excelente! Aproveito para convidar todas as noivas ou noivos com algum tipo de limitação que queiram partilhar sua história no Noivas a enviar um e-mail para info@noivas.net !
Um abraço e muito sucesso!
Carol
Sou eu quem agradeço, Carol. Adorei essa matéria!Parabéns!
Tenho certeza que será útil aos leitores, principalmente aos noivos rs.
Um grande abraço!
Oi Veriiinha….
Boa a matéria, mas até poderia ser um pouco mais longa, com mais fotos. Eu qdo casei há 30 anos, era difícil ver uma noiva deficiente, mas eu fui de noiva e tuudo.
Minha roupa foi super cômoda e naquela época eu usava uma bengala na mão direita e um noivo na esquerda e andava mal e cansava muito. Não era fácil, mas mesmo assim eu fui.. rsrsr
Minha roupa foi uma calça comprida de cetim de seda pura pérola, toda plissada, uma blusa por dentro da calça do mesmo tecido, por cima musseline de seda e renda francesa para mangas e outros adornos.
Tive véu comprido, com camadas de tule ( nada estava pesado) e calda que foi feita num cinto, eu pude tirá-la depois da cerimônia., muito prático, bem leve e eque não me impediu de caminhar, apesar da minha dificuldade. A calda também era de duas camadas de musseline e acabamentos em renda, cristais.. estas tetéias que toda noiva gosta de ter…
O toque incrível foi o meu buquet que comoveu muita gente, que não me via há alguns anos e não imaginava como eu entraria na igreja… Ele foi feito de flores de laranjeira na minha bengala. O cano dela estava todos arrumado de “noiva” com flores e rendas…
Olá Elizabeth! Pelo visto seu casamento foi lindo!
Fica aqui sua sugestão para as noivas rs. Adorei o estilo da sua roupa de casamento! Leve, prático e sofisticado!
Beijos e obrigada pelo comentário!
Olá, vou me casar em dezembro de 2012, mas meu noivo não quer dançar. Ele é deficiente e tem um perna um pouco mais curta que a outra, ele manca um pouco. Gostaria de saber se tem alguma dança que eu poderia fazer com ele no meu casamento.
Obrigada
Infelizmente não conheço, Gislana. Mas desejo muitas felicidades ao casal.
Se algum leitor souber, por favor, nos informe.