Veículos e AdaptaçõesVera - Artigos

Problemas na obtenção da CNH especial vira "novela"

Compartilhe:
Pin Share
Imagem de um carro de autoescola

No ano de 2002 descobri que poderia dirigir. Fiquei deslumbrada com essa possibilidade, imaginando a sensação de liberdade e o direito de ir e vir. No entanto não sabia da paciência que deveria ter e das dificuldades que encontraria pela frente.

Após essa descoberta fascinante, fiz minha matrícula em uma autoescola. Estava ansiosa para que as aulas práticas começassem logo, contudo era preciso fazer o exame médico, participar das aulas teóricas, fazer os exames teóricos e ser aprovada. Não havia problema quanto a isso, faria o que fosse preciso para realizar meu sonho.

Após todos os exames médicos, consegui o laudo, onde constava que poderia dirigir um veículo com câmbio automático e pomo giratório, devido à amputação do meu braço. Depois desse exame fiz o curso teórico, que teve duração de aproximadamente uma semana, e logo após fiz os exames e fui aprovada. A primeira etapa foi vencida, portanto, poderia marcar minhas aulas práticas. Fui até a autoescola e como estava muito empolgada e numa grande expectativa, marquei três aulas seguidas. Agora era só aguardar… Entretanto para minha surpresa e frustração, ligaram da autoescola e disseram que a aula foi suspensa, pois uma das peças do carro – um Passat – estava quebrada e como o carro era importado, era preciso esperar essa peça chegar da Alemanha. Sendo assim, marcaram minha aula para a próxima semana. Fiquei decepcionada, mas o jeito era esperar.

E a próxima semana chegou e com ela a péssima notícia de que a peça ainda não havia chegado. Mais uma vez as aulas foram remarcadas. “Só pode ser um teste de paciência!”, pensei. Contudo desejava tanto aquilo… Não podia desanimar logo agora que fiz o exame médico, o curso teórico, os exames… Resolvi esperar mais um pouco. E por incrível que pareça as aulas foram desmarcadas pela terceira vez. Ligaram para o meu local de trabalho e disseram que as aulas foram suspensas novamente. “Precisava fazer algo, isto já estava virando uma novela”, pensei. Fui até a autoescola pedir esclarecimentos a respeito das suspensões das aulas. No entanto a pessoa que me atendeu foi muito desagradável e não forneceu as informações que eu tanto precisava.

Fiquei sabendo através de um amigo, do endereço de uma associação de autoescolas do meu município. Fui até lá e perguntei à recepcionista o que estava acontecendo. Segundo ela, havia somente um carro adaptado disponível, que estava quebrado e precisava de reparos. Ela também relatou que havia outras pessoas com deficiência que estavam aguardando o conserto desse carro, há mais tempo do que eu. Havia também, pessoas que estavam aguardando para fazer o exame prático. Fiquei perplexa quando ela me mostrou uma lista de espera com vários nomes. Fiquei impressionada com o descaso e o desrespeito em relação às pessoas com deficiência. Enquanto as pessoas sem deficiência estavam fazendo suas aulas e exames práticos, pois havia vários carros para isso, as pessoas com deficiência aguardavam, durante várias semanas, o conserto de um único carro adaptado existente naquela autoescola. Assim como eu, as pessoas com deficiência, provavelmente, estavam sentindo-se humilhadas e frustradas. Tudo aquilo era vergonhoso!

Indignada e sensibilizada, resolvi recorrer ao PROCON (Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor). No PROCON, fui muito bem atendida por um profissional. Contei tudo o que aconteceu, ele deu-me todas as orientações e fez uma notificação por escrito para que eu entregasse a autoescola. Nessa notificação estava escrito que a autoescola tinha um prazo de dez dias para resolver o problema, caso isso não acontecesse, haveria a abertura de um processo administrativo.

Após dois dias de a notificação ser entregue, ligaram da autoescola e disseram que a peça do carro, finalmente, havia chegado. Após várias semanas ou talvez meses, eu e todas aquelas pessoas com deficiência que estavam na lista de espera poderíamos, enfim, começar nossas aulas práticas.

Querido leitor, a partir dessa experiência, aprendi a lutar pelos meus direitos e dos outros. Aprendi que não posso me dar por vencida diante das dificuldades. É preciso lutar! Afinal todos os direitos da humanidade foram conquistados através de lutas.

“Quem não luta pelos seus direitos não é digno deles”, já dizia Rui Barbosa.

Texto escrito por Vera Garcia

Veja:

Compartilhe:
Pin Share

Vera Garcia

Paulista, pedagoga e blogueira. Amputada do membro superior direito devido a um acidente na infância.

19 comentários sobre “Problemas na obtenção da CNH especial vira "novela"

  • Oi, Vera!

    Muito interessante esse post, e mais ainda a sua atitude em face do descaso e do desrespeito com as pessoas.Você é uma gurreira. Fique com Deus. Beijos.

    Socorro Melo

    Resposta
  • Obrigada, Socorro!! Fico muito feliz pela sua visita e que tenha gostado desse post.

    Beijos e fique com Deus também!

    Resposta
  • Olá,

    Ainda bem que não passamos por isso em nossa autoescola (usamos veículos nacionais), rsrs… Teria o maior prazer em ser seu instrutor,
    Beijos 🙂

    Resposta
  • (rss) Que bom, Erico!
    Acredite, foi uma luta e tanto!

    Obrigada e beijos!

    Resposta
  • oi Vera estou aqui porque preciso de sua ajuda quero me informar onde tem no ES uma auto escola que eu possa tirar minha cnh ou renovar nao sei,pois ja tinha a cnh,mas sofri um acidente de moto e fiquei paraplegico.Agora estou querendo comprar um carro com desconto mas tenho primeiro de renovar a cnh

    Resposta
  • Olá!
    Você já foi em alguma autoescola da sua cidade e perguntou se eles tem serviço especializado para pessoas com deficiência? A própria autoescola pode informar a você sobre isso. No seu caso é necessário modificar sua CNH.

    Resposta
  • Walmeire Alves de Melo Costa

    Fiz uma mastectomia radical da mama direita em 2006 e após os tratamentos de quimioteria voltei a dirigir, mas apenas carro de direção hidráulica, devido não poder fazer força (ou carregar peso) com o braço direito, devido o esvaziamento da axila.O carro comprei com isenção de IPI em 2007. No final de 2010, queria trocar o carro e dei entrada no Detran-PA, com o processo para receber novamente a isenção.Quando recebi o laudo, no mesmo constava que eu deveria fazer uma perícia médica especial no detran em carro hidramático, quando só preciso de carro com direção hidráulica. Desde fevereiro de 2011 minha carteira de motorista está vencida e não consigo renovar a mesma, sem fazer a tal perícia, já recorri através de um advogado e nada foi decidido, continuo sem dirigir. Já tenho 64 anos e daqui a pouco não devo mais dirigir pela idade. Às vezes me dá um desânimo de lutar tanto pelos meus direitos que gostaria de morar em outro país, mais evoluído.

    Resposta
    • Walmeire, entendo sua preocupação e imagino pelo o que deve estar passando. Mas não desista, continue lutando!

      Abraços,

      Resposta
      • parabéns por sua atitude, luta,e vitoria diante dos fatos, temos que agir ao envés de desistir. motivado por a burocracia. se todos tivesse o mesmo empenho que você os nossos problemas burocráticos com certeza seriam menores.

        Resposta
    • É realmente lamentaval a falta de respeito que a pericia do detran tem conosco, já passei por isso amiga. Já que vc já procurou um advogado e nao teve resultados, procure na camara dos deputados da sua cidade o escritorio dos direitos humanos, é super facil, pratico e eles podem te dar orientacoes juridicas sobre seu direitos de inclusão e podem resolver seu problema, foi o meu caso.

      Resposta
  • OLÁ! APRESENTO NESTE ESPAÇO A MINHA INDIGNAÇÃO, POIS ESTOU EM BUSCA DE TIRAR CNH ESPECIAL AQUI EM MS. LAMENTAVELMENTE VC TEM QUE PAGAR E PROVAR O QUE PRA ELES A LEGISLAÇÃO É IMPROVAVEL.

    Resposta
  • Oi Vera. Estou passando por um problema parecido com o seu.
    Fiz todos os procedimentos para tirar a CNH especial. Porém quando fui na Banca o examinador pediu que me arrumasse um hidramatico para mim.
    Porém não tem na auto escola e nem em outras aqui em Curvelo/ MG.
    Acho que o sonho de ter uma CNH foi para o ralo abaixo.

    Resposta
    • Calma,Mariza,nao desista do seu sonho,deve ter alguma medida legal que nos de guarida,to torcendo por vc.

      Resposta
      • Mariza,
        Acho um absurdo não ter autoescola especializada para atender pessoas com deficiência.
        Conheci duas pessoas em Minas Gerais que precisaram comprar o carro adaptado para poder fazer aulas práticas. Você quer entrar em contato com um deles?

        Resposta
  • oi Vera, aconteceu um acidente de trabalho comigo na empresa e tive que amputar o antebraço esquerdo, gostaria muito de conhecer vc para trocarmos experiências,ou melhor,vc me passar as suas dessa minha nova condição,foi muito esclarecedor o texto sobre a cnh, faz 10 dias que fui amputado, mas estou com uma vtde enorme de viver, esse percalço não me abalou.Meu nome é Alexandre, tenho 35 anos, tenho uma filha de 8 anos e uma esposa maravilhosa que durante os 25 dias internados e 5 cinco cirurgias, sempre esteve ao meu lado.

    Resposta
  • oi estou com este problema na cidade de são vicente nenhuma escola está adaptada para kem tem nanismo é uma vergonha ter ke se locomover para uma outra cidade distante para ter um veiculo adaptado para minha filha gostaria de saber se é lei todas as auto escolas serem adaptadas para todos os tipos de pessoas, porque além de pagarem mais caro ainda tem ke passar por tanta burocracia.

    Resposta
    • Boa Tarde, Vania.

      Sei que em Uberlândia há uma lei estadual que diz que os Centros de Formação de Condutores (CFCs) com mais de 10 veículos terão que destinar pelo menos um carro para as aulas com deficientes físicos. Mas também não sei se esta lei está sendo cumprida. Não tenho essa informação sobre o Estado de São Paulo.

      Resposta
  • Moro em Petrolina-PE tem 3 anos que tento tirar a CNH, ele falam q tenho que ir a recife a 800km da minha cidade, pois só lá tem carro adaptado ou adaptar um carro, já tentei adaptar um carro e eles não aceitaram a adaptação, pois teria q ser automático… um carro que custa o dobro do valor! A junta medica só vem de 3 em 3 meses, que ja dificulta.
    Se eu comprasse um carro adaptado 0km automático com os descontos, ficaria o preço de um carro popular ou ate menos.dependendo do carro. Já fui na promotoria que falou q eu tinha q adaptar um carro ou ir em Recife, disse q para estes casos é assim mesmo, Um ABSURDO!

    Resposta
  • Olá… Sou amputado da perna direita abaixo do joelho e possuo cnh B. Gostaria de saber se posso fazer inclusão para A, pois já ouvi dizer que Sim e Não… Eis a questão. Obrigado.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento.