Fila por cadeiras de rodas chega a 400 pessoas
Enquanto nosso querido amigo Eduardo de Portugal, tem direito garantido através de sua seguradora, de trocar sua cadeira de rodas motorizada, aqui no Brasil, especificamente na cidade de Campinas (SP), as pessoas com deficiência ficam na lista de espera – que pode chegar até seis meses – para receber uma nova cadeira de rodas manual. Veja a reportagem abaixo:
Prazo pode chegar a 6 meses
Quatrocentos portadores de deficiência física esperam por uma cadeira de rodas em um programa da Secretaria de Saúde de Campinas. E espera pode chegar a seis meses. E a última remessa entregue foi há dois anos e meio.
A cadeirante Adriana Duarte espera uma nova cadeira de rodas. A que ela usa está em péssimas condições, com pneus carecas e freios que não funcionam mais. “A minha cadeira pode abrir e a roda da frente sair”, explicou.
A presidente do Conselho de Pessoas com Deficiência de Campinas, Roseli Piantoni, apontou os problemas que a falta de uma cadeira em condições podem resultar. “Esta pessoa tendo que faltar ao trabalho porque está sem cadeira. Tendo que faltar à escola”, alertou.
Roseli falou ainda da necessidade de manutenção das cadeiras para que durem mais.
A coordenadora do Centro de Reabilitação, Maria Luiza Brolo, disse que a Secretaria teve um problema pontual. “A indústria que fabrica as cadeiras de rodas abriu falência”, afirmou.
Maria Luiza contou ainda que os processos demoram porque os equipamentos são feitos de acordo com a necessidade do paciente, envolvendo vários departamentos da prefeitura.
Segundo ela, a Secretaria trabalha para que o prazo de espera caia para três meses. Sobre a reclamação de falta de manutenção, a coordenadora explicou que no contrato consta garantia de fábrica.
Acesse aqui e assista o vídeo.
Fonte: http://eptv.globo.com/
Isso é vergonhoso! É um descaso e um grande desrespeito em relação às pessoas com deficiência.
É, Vera! E nós aqui em Portugal reclamamos que nos faltam coisas…É aflitivo ver Adriana naquela posição!
E o que mais enerva são os argumentos que esta gente arranja para desculpar o indesculpável. Agora que fábrica faliu…
Aqui nem tudo são facilidades, mas por exemplo: quem estuda, trabalha e crianças têm sempre facilidade e prioridade na aquisição de cadeiras. Dependentes saem em geral dos centros de reabilitação com uma eléctrica.
Em geral quem trabalha ou estuda pode trocar de cadeira de 2 em 2 anos. E cadeiras de liga leve. Das melhores.
Vera, se houvesse interessados em cadeiras aí no Brasil e conseguissem uma maneira de faze-las chegar ai eu de certeza que arranjaria quem doasse. Sou procurado por alguns deficientes que desejam doar as suas que não usam mais.
Fica bem.
..e isto quando consegue receber né vera!
Impressiona-me sempre o descaso com quem realmnet necesvita de algo aqui em nosso país do carnaval…
bjos
Verdade, Rosana! Quando consegue receber…
Obrigada pelo comentário e um ótimo final de semana para você!
Beijos,
Vera
Eduardo, imagine quantas "Adrianas" estão nessa situação. Pelo que pude perceber, através das nossas trocas de experiências, as pessoas com deficiência do Brasil não têm a mesma qualidade de vida que têm as de Portugal.
O caso das cadeiras de rodas é um exemplo. Enquanto em Portugal, como você disse, geralmente, troca-se a cadeira de 2 em 2 anos, no Brasil, especificamente na cidade Campinas, as pessoas com deficiência que não tem condições de comprar uma nova(são caras), convive com uma cadeira de rodas em péssimo estado.
Se a vinda de cadeiras de rodas usadas de outros países, pode melhorar a qualidade de vida de tantas pessoas com deficiência no Brasil, por que tantos obstáculos para que elas cheguem até aqui?
Eduardo, obrigada pelo comentário!
Abraços!
Vera
Ola a todos blogueiros de plantao
trabalho com reformas de bicicletas e cadeiras de rodas fico a disposiçao….
http://www.juniordabike.blogspot.com
http://www.biketri.portoalegre@yahoo.com.br
Oi vera tudo bem? aqui no Goiás nos agradecemos muito! existe o PROGRAMA REABILITAR,Hospital de medicina especializada vila Sâo Cottolengo que faz doação de cadeira de rodas e banho em 45 dias após passar pela junta médica e são cadeiras leve de alumínio tudo sobre medida.Aproveito para deixar meus agradecimentos a direção da Vila São Cottolengo que esta de parabéns pelo belo trabalho.ABÇs João Motoka.
Oi João! Estou bem, e você?
Fico feliz em saber que em Goiás existe esse projeto.Parabéns a Vila São Cottolengo!
Abraços!
Gostaria de poder doar uma cadeira de rodas, como tenho acesso ao telefone e local onde realizar a doação?
Aguardo retorno.
Boa tarde, Márcia!
Por favor, entre em contato com o Sr. Aroldo Mendonça: (21) 2266-2501 (21) 9636-8000
Veja esse link: http://www.deficienteciente.com.br/2011/03/emprestimo-de-camas-hospitalares-e-cadeiras-de-rodas-gratuito-em-todo-brasil.html
Abraços,