O vigésimo Primeiro Dia – Cinema e Síndrome de Down
Caro leitor, o Dr. Jorge Márcio do blog InfoAtivo DefNet, escreveu um excelente texto em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down (21/03/2010). Abaixo, veja um trecho do texto:
“O problema é que há pessoas que nem mesmo têm uma oportunidade na vida como a que eu tive. Eu fiz este filme por elas. Sempre me considerei um portavoz, aquele que leva a bandeira do coletivo Down, porque não têm voz. Alguém tem de tê-la e isso coube a mim…”
”El problema es que hay gente que ni siquiera tiene una oportunidad en la vida como la que yo he tenido. He hecho esta película por ellos. Siempre me he considerado el portavoz, el que lleva la bandera del colectivo Down, porque no tienen voz. Alguien tiene que tenerla y me ha tocado a mí.”
PABLO PINEDA- ator premiado pelo filme Yó, también – Festival de Cinema de San Sebastián (Foto acima)
Aos 21 dias do mês de Março temos uma data a comemorar, difundir e respeitar. É o DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN que foi criado para para lembrar esta condição humana. É uma data para confirmar as necessárias mudanças de paradigmas, com a urgente demolição de muitos preconceitos. Comento e apresento, homenageando esta data, para os que desejam também um outro olhar sobre Down, o protagonismo e presença que vem crescendo, há alguns anos, de atores-atrizes com Síndrome de Down nas telas de cinema.
Veja também nesse blog:
Saiba como lidar com as pessoas com Síndrome de Down
Sugestão Cultural – Filme: Oitavo dia
Ator com síndrome de Down é premiado
Trailler do filme “Yo, también” Pablo Pineda
Fernanda Honoratto: uma lição de vida
Seu filho tem síndrome de Down? Arregace as mangas. Vá à luta!
Viva….vamos comemorar!!!
Beijos.
Olá, adorei seu espaço, bem interessante os temas abordados. Um abraço
Olá Felina!
Fico impressionada com as histórias de superação e de persistência das pessoas com síndrome de down. Parabéns a todos eles!
Beijos e uma ótima semana para você!
Vera
Obrigada, Luciana!
Visitei seu site e seu blog. Parabéns pelo excelente trabalho!
Abraços,
Vera