10 brinquedos sensoriais incríveis!!!
Pegamos carona no post do blog “Your Kid’s Table” de Alisha Grogan, mãe e terapeuta ocupacional, que recomenda seus brinquedos sensoriais favoritos que qualquer criança poderia desfrutar. É claro, que esta lista poderia ser mais útil para uma criança com transtorno de processamento sensorial ou autismo.
Alguns brinquedos são incomuns, e certamente você não vai encontrá-los em sua loja de brinquedos local. Mas para estes mais complicados de encontrar, sugerimos outros que você pode achar aqui no Brasil. Há uma breve descrição de cada brinquedo e como ele irá dar à criança um feedback sensorial.
Massageador com vibração
Ok, isso não é um brinquedo, mas pode se tornar quando manejado pelo adulto que vai estimular. A vibração é uma das formas mais fortes de estímulos sensoriais e pode ser usado para ajudar a melhorar a atenção, se for utilizado da forma adequada. Pense em um jogo onde o “inseto que vibra” salta rapidamente em diferentes pontos do corpo por alguns minutos quando a criança está tendo dificuldade em focalizar. Ao mesmo tempo, quando você usa a vibração por um tempo prolongado, isso pode se tornar muito calmante, este seria um grande brinquedo para ter também quando queremos ajudar a criança a se acalmar.
Ah, o massageador ilustrado acima é o indicado por Alisha (Homedics Octo-Node Mini Massager ) que custa cerca de 100 dólares, pesquisamos e encontramos uns semelhantes por cerca de 30 reais! O verde que vocês veem abaixo é o Homedics NOV-31 e o roxinho é o Homedics NOV-33.
Mini cama elástica para crianças
Se a criança procura o que chamamos de “input proprioceptivo” (pressão profunda) ou precisa de ajuda para se acalmar, ficar focado ou se organizar, a mini cama elástica é uma das melhores maneiras de satisfazer essas necessidades. Cantar músicas rítmicas enquanto a criança salta pode ajudar a fazê-la perceber o tempo que está pulando e dar um início, meio e fim a esta etapa, cante, de preferência, músicas que a criança conheça. As músicas que envolvam números também podem podem ajudar na questão do tempo. “1, 2. 3 indiozinhos…”, que tal?
Lá nas terras da Alisha, existem variedades incríveis de cama elástica, algumas com alça para apoio da criança (como a da imagem acima – Pure Fun Kids Jumper que custa 60 dólares) e até pernas dobráveis, o que facilita na hora de guardar. No entanto, ao pesquisar para vocês encontramos basicamente aquelas com redinha em volta ou as utilizadas para atividades aéróbicas.
Sempre é bom lembrar que é necessário supervisão constante quando a criança estiver usando a cama elástica, ok? Nada de “fique aí pulando e cantando a música do indiozinho, enquanto vou desligar o fogo”, combinado???
Luminária de bolhas
(Esse nome fui eu que acabei de inventar! kkkkk). Luzes podem ser muito relaxantes ao olhar, essa entrada visual pode “hipnotizar” as crianças, o que nem sempre é uma coisa boa, segundo Alisha, que recomenda esse recurso para dormir, como algo que a criança possa se concentrar e isso ajudar a adormecer. As crianças que têm dificuldade em ser acalmadas também respondem bem a isso. Novamente, é necessário dar um tempo limite caso resolva usá-la em outro momento que não seja a hora de dormir, estejam sempre atentos que essa luminária deve estar fora do alcance das mãos das crianças. Estas são apenas para olhar!!
Essa luminária vende por aqui também, mas temos outras sugestões. Fizemos um post de “Comprinhas Terapêuticas: jogos e materiais sensoriais” onde mostramos esse abajur de fibra ótica que pode ser também uma excelente sugestão (mais barata e a criança pode tocar):
Espuma de barbear
A proposta de Alisha é uma espuma para tomar banho que aqui podemos substituir pela a boa e velha espuma de barbear. No banho, lava -se facilmente e, mesmo em outros ambientes é uma lambança não tão difícil de arrumar depois. Alisha recomenda brincadeiras de fazer pintinhas no corpo da criança e brincar de comezinha. Se você for corajoso o suficiente, você pode fazer jorrar creme de barbear em uma assadeira de forno e estimular que a criança faça formas, letras e desenhos usando o dedo indicador. De qualquer maneira, o que vale aqui é o feedback tátil da crianças. Observe se existe ou não desconforto da criança ao estar em contato com este estímulo, a criança pode ser “tátil defensiva” e esta experiência ser esmagadora para alguns.
Cavalinho Inflável
Esse cara é muito divertido! E… extremamente durável. É semelhante ao colocar a criança em cima de uma grande bola de exercício (o que é ótimo , também) , mas com o cavalinho a criança pode entrar e sair facilmente por si e só. Com ele a criança recebe cargas proprioceptivas.
Aqui no Brasil você encontra facilmente esses cavalinhos infláveis!
Bilibo
É uma tigela ? É um lugar? É um Bilibo! Este brinquedo europeu divertido é projetado para ser indescritível. A idéia é estimular a criatividade e permitir que as crianças o usem de inúmeras e criativas maneiras. Do ponto de vista sensorial, o uso é a forma mais óbvia: usar como assento, a criança pode facilmente girar em torno de si mesmos dentro do Bilibo, esta é uma grande entrada de vestibular!
Túnel de tecido
Para ter um túnel de tecido, basta dobrar um cobertor e costurar. O diferencial desse material é que ele pode dar bastante input proprioceptivo. Claro que vocês podem comprar seus túneis prontos, mas feito desta forma ele fica até mais fácil para guardar!
Cavalinho de Madeira
Esses que vocês veem acima é o Rocker, um brinquedo que imita o nosso velho e conhecido cavalinho de madeira. Alisha ama esse brinquedo e super recomenda a compra, até fora ele custa 10 dólares! O objetivo deste brinquedo é a entrada vestibular. Quem não tem Rocker, “caça” com um cavalinho lindo de madeira…
Swivel Chair
O “sombreio” sobre esta cadeira que gira a torna duplamente útil do ponto de vista sensorial. O girar fornece estimulação sensorial e ao puxar o sombreio para baixo cria-se um um espaço tranquilo, o que pode ser muito importante para as crianças que ficam super estimuladas. Infelizmente, não encontramos uma versão Swivel aqui. Vocês conhecem?
Corda
A corda de pular usada de forma tradicional dá muito feedback proprioceptivo. No entanto, Alisha recomenda que você também use a corda em brincadeiras como “cabo de guerra”, enquanto eu da puxões firmes e estáveis que estimulam os canais da propriocepção.
Fonte: Ana Leite, Reab.me
Obrigado, as informações contidas no blog são muito importantes para mim.