23 filmes incríveis que trazem a deficiência física; Confira!
Há muitos e bons filmes sobre deficiência. Filmes motivadores, inspiradores, emocionantes e que muitas vezes, ajudam a amenizar o preconceito.
O Blog Deficiente Ciente traz aos leitores 23 filmes incríveis que trazem a deficiência física como tema. Confira abaixo:
1- Adam (2020)
Nesta inspiradora história real, o corretor de imóveis, Adam Niskar, parece ter tudo: uma carreira de sucesso, uma ótima família e amigos. Mas sua vida muda para sempre quando, sentindo-se muito feliz após uma grande promoção (e um pouco embriagado), Adam sofre um trágico acidente e fica tetraplégico. Com o coração partido e frustrado, Adam pensa que sua vida acabou… até que uma enfermeira russa tagarela, mas cômica, entra em sua vida e mostra a ele que a vida não acabou, apenas começou.
2- Sobre rodas (2019)
Lucas (Cauã Martins) é um menino que chega a uma nova escola depois de sofrer um acidente que o colocou em uma cadeira de rodas. Lá, ele se torna amigo de Laís (Lara Boldorini), uma colega de classe que sonha em conhecer o pai que a abandonou. Juntos, os dois iniciam uma jornada inesperada e decidem fugir de casa quando a jovem descobre o possível paradeiro do pai.
3- Andar Montar Rodeio – A Virada de Amberley (2019)
Mesmo após sofrer um terrível acidente de carro que a deixa paraplégica, a jovem Amberley Snyder (Spencer Locke) não desiste de seu maior sonho: se tornar a maior campeã de rodeio do país. Apesar de já ser a atual campeã, ela se esforça para prosseguir como a número 1 e volta aos treinos pronta para superar qualquer obstáculo.
4- Arranha Céu (2018)
Coragem Sem Limite, responsável pela segurança de arranha-céus, o veterano de guerra americano e ex-líder da operação de resgate do FBI, Will Ford (Dwayne Johnson), é acusado de ter colocado o edifício mais alto e mais seguro da China em chamas. Cabe ao agente então achar os culpados pelo incêndio, salvar sua família que está presa dentro do prédio e limpar seu nome antes que seja tarde demais.
O personagem Will tem deficiência física, mas isso não o impede de enfrentar muitos desafios que vão além da sua limitação física.
5- Uma razão para viver (2017)
No ano de 1958, Robin Cavendish (Andrew Garfield), carismático e aventureiro comerciante britânico, sê ve de repente paralisado por poliomielite contraída em viagem de trabalho ao Quênia. Grávida do primeiro filho, sua esposa Diana Cavendish (Claire Foy) escuta dos médicos que ele jamais sairá da cama e não deverá viver muito mais tempo. Deprimido por não mover nada abaixo da cabeça, Robin inicialmente deseja morrer, mas o inabalável amor de Diana o faz olhar de outra maneira para a situação e desafiar os limites impostos. Baseado em fatos reais.
6- Como Eu Era Antes de Você (2016)
Rico e bem sucedido, Will (Sam Claflin) leva uma vida repleta de conquistas, viagens e esportes radicais até ser atingido por uma moto, ao atravessar a rua em um dia chuvoso. O acidente o torna tetraplégico, obrigando-o a permanecer em uma cadeira de rodas. A situação o torna depressivo e extremamente cínico, para a preocupação de seus pais (Janet McTeer e Charles Dance). É neste contexto que Louisa Clark (Emilia Clarke) é contratada para cuidar de Will. De origem modesta, com dificuldades financeiras e sem grandes aspirações na vida, ela faz o possível para melhorar o estado de espírito de Will e, aos poucos, acaba se envolvendo com ele.
Segundo o site da revista “The Hollywood Reporter”, a escolha de Sam Claflin, um ator sem deficiência, para o papel de um deficiente físico causou reações negativas. E o fim do personagem também gerou reações negativas por parte de pessoas com deficiência física.
7- Um momento pode mudar tudo (2015)
8- A culpa é das estrelas (2014)
Diagnosticada com câncer, a adolescente Hazel Grace Lancaster (Shailene Woodley) se mantém viva graças a uma droga experimental. Após passar anos lutando com a doença, ela é forçada pelos pais a participar de um grupo de apoio cristão. Hazel, tem uma das pernas amputadas. Lá, conhece Augustus Waters (Ansel Elgort), um rapaz que também sofre com câncer. Os dois possuem visões muito diferentes de suas doenças: Hazel preocupa-se apenas com a dor que poderá causar aos outros, já Augustus sonha em deixar a sua própria marca no mundo. Apesar das diferenças, eles se apaixonam. Juntos, atravessam os principais conflitos da adolescência e do primeiro amor, enquanto lutam para se manter otimistas e fortes um para o outro.
9- Teoria de Tudo (2014)
Baseado na história de Stephen Hawking, o filme expõe como o astrofísico fez descobertas relevantes para o mundo da ciência, inclusive relacionadas ao tempo. Também retrata seu romance com Jane Wilde, uma estudante de Cambridge que viria a se tornar sua esposa. Aos 21 anos de idade, Hawking descobriu que sofria de uma doença motora degenerativa, mas isso não o impediu de se tornar um dos maiores cientistas da atualidade.
10- As sessões (2013)
11- Os Intocáveis (2012)
Comédia sobre o valor da amizade, Intocáveis é baseado na história real de amizade entre um milionário francês tetraplégico, Philippe Pozzo di Borgo, e um imigrante algeriano que ele contrata como seu enfermeiro, Abdel Selou (que no longa virou o personagem Driss), e que acaba fazendo com que ele volte a ver graça na vida, mesmo com todas as dificuldades de ser deficiente físico e após a morte de sua mulher, Beatrice. Hoje em dia, Borgo continua morando na França, mas com sua nova mulher. Já Selou se casou, teve filhos e se mudou para o Marrocos.
12- Ferrugem e Osso (2012)
O que você faria se acordasse num hospital após um acidente e estivesse com as duas pernas amputadas do joelho para baixo? Marion Cotillard tem uma resposta: “Adaptar-se”. Foi que o que a atriz fez para viver a treinadora de baleias Stéphanie, em “Ferrugem e Osso”, drama francês de Jacques Audiard. “Ferrugem e Osso” mostra o reaprendizado do movimento por um amputado – da cama do hospital à cadeira de rodas, passando pelo andar com próteses ao sexo – de maneira natural e, mesmo sendo um fato de grande impacto, está longe de ser o mote do filme. O longa é sobre como a vida pode ser perversa, dura, cruel e também bela, redentora, livre. É sobre, acima de tudo, perseverança.
13- Dança das cadeiras ( 2012)
Mia é uma dançarina apaixonada pela profissão. Um dia ela sofre um trágico acidente de carro e perde os movimentos das pernas. Devastada, ela se vê sem perspectivas e se afasta de tudo e todos ao seu redor. O aspirante a dançarino, Armando, tenta animá-la e se dedica a trazer a alegria da dança de volta para Mia ao tentar convencê-la a participar de uma competição de dança de cadeiras de rodas.
14- Hasta la vista (2011)
Em comédia belga, cego e cadeirantes tentam perder a virgindade. Eles viajam para bordel na Espanha no longa dirigido por Geoffrey Enthoven.
Desafiar as boas maneiras do politicamente correto para fazer humor em cima da dificuldade de três jovens com deficiências — um cego, um paraplégico e um tetraplégico — em perder a virgindade é o grande desafio vencido pela comédia belga “Hasta la vista, venha como você é”.
15- Soul Surfer – Coragem de Viver (2011)
“Soul Surfer – Coragem de Viver” (2011) levou para as telas a história real de Bethany Hamilton, vivida no filme pela atriz Anna Sophia Robb. Bethany sempre teve como sua maior paixão o surfe. Com apenas 13 anos, a menina já era campeã em competições profissionais. Em um trágico dia, Bethany foi vítima de um ataque de tubarão e perdeu seu braço esquerdo. Mas nem isso a manteve longe do mar e de sua paixão pelo esporte!
Atualmente Bethany é mãe de dois meninos, Tobias nascido a 1 de Junho de 2015 e wesley, nascido em 2018 e está agora à espera do seu terceiro filho.
16- Avatar (2009)
17- O escafandro e a borboleta (2007)
Colocar o espectador na posição do protagonista é o objetivo de toda narrativa dramática, mas como fazer isso plenamente quando o protagonista é alguém como Jean-Dominic Bauby?
Editor da revista Elle francesa, Bauby sofreu um derrame cerebral e perdeu sua locomoção. Tirava seu sustento do mundo das aparências e de uma hora para outra seu corpo se tornou um constrangimento. Dentro desse “escafandro”, Bauby raciocinava normalmente, mas precisou aprender a se comunicar com o mundo de forma restrita. Mais exatamente, com o olho esquerdo. Piscar uma vez é “sim”, duas vezes é “não”.
18- Os melhores dias de nossas vidas (2004)
Rory (James McAvoy) é um jovem rebelde, bem humorado, que fala o que pensa, não liga para as convenções sociais, nem para nada, nem para ninguém. Seu oposto é Michael (Steven Robertson), que sempre levou uma vida completamente sem graça e enfadonha. O que estas duas pessoas tão diferentes poderiam ter em comum? A resposta é ao mesmo tempo simples e cruel: Rory é tetraplégico e Michael tem paralisia cerebral. Descontentes com as regras da vida , estes dois amigos inusitados planejam deixar a instituição onde estão internados com a ajuda de Siobhan (Romola Garai) para que eles finalmente atinjam seus objetivos: viver a vida em toda a sua intensidade. Mas quais as surpresas que o mundo fora dos portões da instituição irão revelar aos dois rapazes?
19- Frida Kahlo (2003)
20- De porta em porta (2002)
O filme é baseado na história verdadeira de Bill Porter. Bill nasceu com Paralisia Cerebral, o que acarretou limitações na sua fala e nos seus movimentos. Com o apoio sempre presente de sua mãe, o filme mostra a luta de Bill para conquistar um emprego de vendedor de porta em porta. Após convencer o empregador a lhe dar uma chance, Bill consegue o emprego. Tanto na entrevista de seleção para a vaga de emprego como nos primeiros contatos com seus clientes, ele vivencia situações de preconceito e rejeição. No entanto, nunca se esquece o que sua mãe lhe ensinara: paciência e persistência. Aos poucos, Bill começa a conquistar a amizade e a confiança de seus clientes, tornando-se um vendedor muito querido e competente. Por mais de 40 anos Bill caminhou 16 quilômetros por dia.
21- Sempre Amigos (1998)
22- Meu pé esquerdo (1990)
Christy Brown (Daniel Day-Lewis), filho de uma humilde família irlandesa, nasce com uma paralisia cerebral que lhe tira todos os movimentos do corpo, com a exceção do pé esquerdo. Com o controle deste único membro ele torna-se escritor e pintor.
23- Feliz Ano Velho (1982)
Mario (Marcos Breda) dá adeus à sua adolescência quando mergulha do alto de uma cachoeira e bate a cabeça em uma pedra. Ele entra em crise por correr o sério risco de ficar tetraplégico, diante desse fato, que lhe parecia o fim, Mario começa a resgatar momentos importantes de seu passado e acaba por descobrir uma nova força em sua vida. Filme baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, que retrata a real história do escritor. Direção de Roberto Gervitz. No elenco nomes como Marcos Breda, Malu Mader, Betty Gofman, Marco Nanini, Eva Wilma e Carlos Loffler.
Referências: Revista Veja, G1, Omelete, Interfilmes, Cinema Uol e Saraiva; Adoro Cinema
Excelente lista, O meu preferido é o filme coragem de viver. por ser uma historia real e o amor pelo esporte que superou a deficiência.
Parabéns por esse tipo de abordagem!
Sou fã de filmes e principalmente de superação e inclusão social.
Convido para visitar o site http://www.demonstre.com também com matérias completas sobre o tema!
Que interessante navegando pela web procurando um filme que assistir nos anos 80 achei esse
blog deficiente ciente ,vou acessa-lo pois sou deficiente física tenho sequela de polio.
Seja bem-vinda, Maria!
Abraços
Olá, gostaria de deixar mais um filme legal sobre o tema deficienciaxsuperação que é de 2013, muito tocante. Chamado Quero Viver – Sinopse abaixo
http://artecinemaarte.blogspot.com.br/2014/04/critica-quero-viver-2013_18.html
faltou o filme “Como eu era antes de você” achei esse filme muuuito lindo!!!
Eu de um dia saber sobre um filme que assistir a muitos anos atrás, um rapaz ficou paraplégico e estava fazendo exercício com pesos nas mão, chateado ele lançou o peso na janela quebrando o vidro e muito barulho.neste momento uma jovem passava em frente à casa numa charrete, quando o cavalo assustou é derrubou a moça. Muito nervosa ela foi até a casa dele e ficou muito brava. Depois ela veio saber que o rapaz era paraplégico, então ela foi até ele para pedir desculpa é daí nasceu um grande amor.
Oi Guilherme! Nossa q coincidência, tbem estou procurando este filme, eu era asolescente, e passou sessão da tarde da globo, precisei sair p Uka de inglês e nunca mais descobri o nome filme. Vc ha descobriu?
filme com acidente de trem que colide com um carro enquanto sua esposa espera o marido em casa. e com o acidente o marido fica deficiente e chama seu pai para cuidar deles. e o pai tem uma relaçao com sua nora. esse filme e antigo
Gostaria de encontrar um fikme que assisti à uns anos atrás. Esse filme trata de uma moça que mora numa intuição de meninas, não sei se uma faculdade ou uma daquela s casas onde são as freiras que comandam. Bom ela tem um namorado , ela vai trabalhar em uma cas apara cuidar de um rapaz que tem um tipo de paralisia, mas eles acabam se apaixonando um pelo outro, isso faz com que todos os juguem. Se alguem souber por favor me digam o nome. Um filme ripo jovial…